Acho que agora vou jogar de vez no ventilador!
Acho que descobri indícios do local da parada/estação Penha da EFRdO!!!!
Segue uma análise dos PAA da "Av. do Bráz de Pina" como está nos PAA:
PAAs 195 e 295:
Aí pode estar a estação! O Projeto de Melhoramento PAA 195 de 1906 e substituído pelo PAA 295 de 1908 (mais abrangente). No primeiro aparece a linha da EFRdO, no segundo não, apesar de indicada por texto. E lá está no primeiro um desvio da linha principal pela Brás de Pina que se desmembra em mais duas e volta a juntar-se, em um formato típico de paradas/estações. E pela distância do largo, acredito que fique onde hoje são os shoppings Penha e Leopoldina, entre as ruas Plinio de Oliveira e Leônidas (a Trav. Padre Ricardo teria sido aberta depois entre elas).
A grande curiosidade e coincidência que corrobora com o local é que onde ficam os shoppings eram garagens de ônibus (ainda lembro delasmeio abandonadas) e a Rua Plínio de Oliveira era o ponto final de todas as linhas que saíam da Penha na metade do século passado. E ainda seria 100% paralela à Estação da EF Norte. Naquele quarteirão ficava o grande terminal de transportes da Penha. Será só coincidência?
Entre estes dois PAA o transporte de passageiros ou todo o trecho entre a Lobo Junior e a EF Norte pode ter sido erradicado no Largo da Penha junto com a estação, conforme a teoria do post anterior.
PAA195_mini.JPG
PAA295_Mini.JPG
E o pior: A casinha postado pelo Melekh como podendo ser a estação, volta a fazer sentido, pois fica aproximadamente naquela posição.
Estação Penha.JPG
PAA 635:
Novo PAA, agora de 1913, novamente sem a representação do ramal e dessa vez, nem por texto há a indicação. Será que neste período a linha esteva modificada naquele trecho conforme minha teoria acima, do desvio anterior para a EF Norte conforme o ex-funcionário da RFFSA?
Melekh, esse ex-funcionário soube desse desvio como? Provavelmente ele não o vivenciou, deve ter retirado de algum documento na RFFSA.
O problema sobre este desvio é que ele não aparece em nenhum PAA, como veremos mais a frente.
PAA635_Mini.JPG
PAA 1026:
Em eis que em 1916, o PAA 1026 volta a mostrar trilhos da RdO no largo da Penha. Aí há o mistério. Teria a Leopoldina em algum momento perdido o direito de usá-lo, tendo a RdO voltado ao caminho normal? Ou foi apenas um esquecimentos nos PAA anteriores? Ou os trilhos apenas estavam lá, sem uso?
PAA1026_Mini.JPG
PAA 1287:
PPA de 1918, substituindo o de 1913. A linha volta a desaparecer no largo da Penha.
PAA1287_Mini.JPG
PAA 1750 folhas 1, 2 e 3:
Esse PAA em 3 páginas d 1927, mostra todo o trecho da Bras de Pina, da Lobo Junior até o Largo da Penha. E aí o ramal é representado na sua forma original, sem desvios, nem estações. Estaria em funcionamento ou seriam apenas resquícios dos trilhos que ainda estavam lá ou erro no PAA?
O estranho aqui é não aparecer o possível desvio para a EF Norte na altura da Rua Honório Bicalho.
PAA1750 fl1_Mini.JPG
PAA1750 fl2_mini.JPG
PAA1750 fl3_Mini.JPG
Teria existido mesmo este desvio? Em que época? O trecho do Largo da Penha foi eradicado e passou a correr pela EF Norte? Essas são as perguntas que ficam.
E eu fico pensando que, se relamente tivesse existido esse desvio, pq não usaram o Ramal Circular da Leopoldina para esse desvio, já que ele passava colado na linha da RdO?
Melekh, sobre isso, a sua planta "I" lá na primeira pasta do tópico teria que ser ajustada, pq o leito original da Av. Braz de Pina era pelo outro lado do atual viaduto, e o ramal circular da Leopoldina se restringia ao terreno da garagem de ônibus. Há inclusive um prédio que a margeia, que foi construído com o formato da curva da linha.
Agora eu sei que vai chover mais comentário ainda.. hehe
