Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Enviado: 28 Mar 2014, 16:59
Pessoal,
Conforme eu tinha prometido, estou enviando abaixo uma foto da região de Tomás Coelho e uma pequena parte de Engenho do Mato (mais atrás do fotógrafo) no ano de 1929.
Algumas dúvidas pairam no ar. Já perdi a conta de quantas vezes ampliei essa foto e comparei com mapas antigos e a ferrovia e tenho mais dúvidas e perguntas que conclusão.
Abaixo estou mandando a foto com um grande maciço atrás, o qual identifiquei como sendo na direção de Cavalcanti.
Segue a foto sem marcações.
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Abaixo estou mandando a foto com marcações e algumas perguntas para quem conhece melhor a região.
De acordo com as marcações acima, seguem perguntas e comentários.
Pelo caminho que o Rio Timbó fazia, hoje parcialmente coberto, o mesmo "cruzava" com a Rio D'ouro na altura de Engenho da Rainha (mostrarei essa foto depois) e se aproximava da linha auxiliar próxima às ruas que formavam o bairro Engenho do Mato, como a Pereira Pinto e Engenho do Mato.
A direção da foto, eu posso dizer que praticamente descobri. O problema é a distância que foi batida.
Pela lógica, a foto foi batida logo depois da estação Tomás Coelho, sentido Cavalcanti, mas cadê a linha auxiliar? . A mesma deveria estar no lado esquerdo, mas há malto alto e não a vejo.
Será que ela estaria por ali mesmo?
Vejam a seta lilás que aponta para baixo. Seria a linha auxiliar? Mas nessa época, a mesma já tinha sido duplicada. Acho que o leito de ferrovia estaria mais visível.
O que marquei em um oval laranja seria ou é um sinal ferroviário?
O vagonete a esquerda não parece ser ferroviário.
Mais para o centro da foto e chegando a direita, marquei dois caminhos, um com seta azul e outro com seta cinza. Acho que tem grande probabilidade que um deles seja a Rua Silva Valle.
Se proceder então a Estação Engenho do Mato estaria fora da foto quase atrás do fotógrafo para a direita.
Vejam a construção que marquei com um oval verde e com parte do telhado demolido. Parece uma estação, não é?
Mas ali deve ser a Rua Silva Valle e a estação de Engenho do Mato estaria incoerente com a posição dos maciços 1, 2 e 3 que marquei.
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Foto do Google Street View- A foto abaixo parece mostrar um ângulo parecido com o da foto de 1929, sem me responsabilizar com a questão da distância.Vi algo muito parecido quando passei pelo viaduto novo sobre a estação de Tomás Coelho, mas o mesmo ainda não foi atualizado no google.
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Abaixo de acordo com a numeração que coloquei nos maciços 1, 2 e 3 na foto 2 e na minha opinião, marquei com um oval vermelho e seta, o que parece ser a direção da foto de 1929, mas insisto.
Cadê a linha auxiliar?
Em caso de discordância, tudo mudaria.
Agora o "pepino" é com os especialistas da região.
Saliento apenas que para a estação de E.mato aparecer, na minha opinião, o Malta teria que bater a foto pelo menos uns 60º mais para a direita, mostrando quase a totalidade do morro do Juramento.
Conforme eu tinha prometido, estou enviando abaixo uma foto da região de Tomás Coelho e uma pequena parte de Engenho do Mato (mais atrás do fotógrafo) no ano de 1929.
Algumas dúvidas pairam no ar. Já perdi a conta de quantas vezes ampliei essa foto e comparei com mapas antigos e a ferrovia e tenho mais dúvidas e perguntas que conclusão.
Abaixo estou mandando a foto com um grande maciço atrás, o qual identifiquei como sendo na direção de Cavalcanti.
Segue a foto sem marcações.
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Abaixo estou mandando a foto com marcações e algumas perguntas para quem conhece melhor a região.
De acordo com as marcações acima, seguem perguntas e comentários.
Pelo caminho que o Rio Timbó fazia, hoje parcialmente coberto, o mesmo "cruzava" com a Rio D'ouro na altura de Engenho da Rainha (mostrarei essa foto depois) e se aproximava da linha auxiliar próxima às ruas que formavam o bairro Engenho do Mato, como a Pereira Pinto e Engenho do Mato.
A direção da foto, eu posso dizer que praticamente descobri. O problema é a distância que foi batida.
Pela lógica, a foto foi batida logo depois da estação Tomás Coelho, sentido Cavalcanti, mas cadê a linha auxiliar? . A mesma deveria estar no lado esquerdo, mas há malto alto e não a vejo.
Será que ela estaria por ali mesmo?
Vejam a seta lilás que aponta para baixo. Seria a linha auxiliar? Mas nessa época, a mesma já tinha sido duplicada. Acho que o leito de ferrovia estaria mais visível.
O que marquei em um oval laranja seria ou é um sinal ferroviário?
O vagonete a esquerda não parece ser ferroviário.
Mais para o centro da foto e chegando a direita, marquei dois caminhos, um com seta azul e outro com seta cinza. Acho que tem grande probabilidade que um deles seja a Rua Silva Valle.
Se proceder então a Estação Engenho do Mato estaria fora da foto quase atrás do fotógrafo para a direita.
Vejam a construção que marquei com um oval verde e com parte do telhado demolido. Parece uma estação, não é?
Mas ali deve ser a Rua Silva Valle e a estação de Engenho do Mato estaria incoerente com a posição dos maciços 1, 2 e 3 que marquei.
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Foto do Google Street View- A foto abaixo parece mostrar um ângulo parecido com o da foto de 1929, sem me responsabilizar com a questão da distância.Vi algo muito parecido quando passei pelo viaduto novo sobre a estação de Tomás Coelho, mas o mesmo ainda não foi atualizado no google.
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Abaixo de acordo com a numeração que coloquei nos maciços 1, 2 e 3 na foto 2 e na minha opinião, marquei com um oval vermelho e seta, o que parece ser a direção da foto de 1929, mas insisto.
Cadê a linha auxiliar?
Em caso de discordância, tudo mudaria.
Agora o "pepino" é com os especialistas da região.
Saliento apenas que para a estação de E.mato aparecer, na minha opinião, o Malta teria que bater a foto pelo menos uns 60º mais para a direita, mostrando quase a totalidade do morro do Juramento.