Pessoal,
Aproveitando o momento que guardo na memória de consulta a mapas antigos e a aerofotografia de 1975, seguem algumas considerações sobre estações da linha auxiliar.
Herédia de Sá-> Me surpreendeu demais, pois nem todas as estações tinham os limites das plataformas mostradas como em Vieira Fazenda, mas o nome da estação estava lá no lugar correto.
No caso de Herédia de Sá, acreditem, não havia a menção do nome e nem da plataforma. Será que a estação não existia mais em 1953? É claro que a aerofotografia de 1975 não mostrou nada também.
Temos que tentar conseguir grades de horários da linha auxiliar dessa época para dirimir isso.
Vieira Fazenda-> Como eu disse acima, a estação não estava com os limites da plataforma aparecendo, mas o nome estava lá no local certo.
Maria da Graça-> Devido a grande altitude, não consegui perceber se a estação ainda existia e/ou estava em funcionamento em 1975, mas o mapa de 1953 mostra apenas uma plataforma com trilhos em ambos os lados da mesma, dando a entender que
a partir dos anos 50, essa estação tinha provavelmente a mesma plataforma atendendo trens da auxiliar e Rio D'ouro. As duas plataformas independentes de Maria da Graça devem ter sobrevivido até o final dos anos 40. Já mostrei uma foto aqui do final dos anos 50 com a plataforma da Rio D'ouro em ruínas.
Essa plataforma única era a mesma que aparecia no site do Ermakoff e também não era mais a original.
Del Castilho-> Esqueci de mencionar que a estação da Rio D'ouro ainda parecia estar no lugar e a da auxiliar está quase igual a hoje, talvez com esceção de alguma melhoria e/ou acesso à estação.
Chave Zieze-> Não havia qualquer citação dessa estação nos mapas de 1953, mas o desvio vindo de José dos Reis estava lá, ainda nessa época. Imagino que a estação não deveria existir mais nessa época.
Cintra Vidal-> Sem muitas novidades.
Terra Nova-> Já comprovamos que esssa estação teve o local modificado. A aerofotografia de 1928 mostrou que a estação era uns 300 metros mais próxima de Cintra Vidal que a última versão da mesma.
Em 1953, o local jpa era o definitivo e onde há uma foto de uma procissão.
O que mais me decapcionou foi constatar que em 1975, a estação já parecia demolida ou na pior das hipóteses em ruínas irreconhecíveis.
O desvio para o pátio foi facilmente identificado.
Tomás Coelho-> Sem muitas novidades a acrescentar.
Engenheiro Leal-> Está comprovado. Assim como Terra Nova, essa estação teve o local alterado em relação a 1928. Eu cheguei a duvidar disso, pois tinha um guia rex de 1985 mostrando a estação no mesmo local de 1928 dando a entender que entre esses períodos,
o local foi único, mas o mapa de 1953 mostra a estação com uma plataforma que parecia ser mais comprida e mais próxima a Cavalcanti.
Não consegui identificar a estação na aerofotografia de 1975. Já deveria estar demolida ou em ruínas. Vamos aguardar a ampliação.
Eduardo Araújo-> Sem citações em 1953. Já deveria estar extinta.
Magno-> Sem maiores detalhes a acrescentar.
Turiaçú-> O mapa de 1953 mostra duas plataformas separadas por 2 linhas que passavam no meio. Não havia a citação da estação, mas as plataformas estavam desenhadas.
Em 1975 não parecia haver mais nada lá. Vamos aguardar a ampliação das fotos.
De qualquer forma, nesse tópico, publiquei uma inédita foto de Turiaçú que foi até pouco comentada, datada de 1972 mostrando sinais de abandono.
O período entre esses 2 anos deve ter sido o da demolição da mesma, mas aguardem as fotos.
A partir daí não procurei ver os mapas.
No devido tópico falarei sobre algumas estações da linha do centro, sobretudo, Rocha, Todos os Santos e Encantado.