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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Jun 2012, 00:45
por Adenilson
DadoDJ escreveu:Pessoal, hoje precisei tirar uma documentação no centro da cidade, e coincidentemente, no prédio anexo da prefeitura, que fica ao lado do ... ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO !
:Y:
Como eu tinha uns 90 minutos de tempo livre (preciosidade !), decidi passar por lá e dar uma pesquissada, buscando algumas informações que ainda não tínhamos procurado ou visto.
Antes de entrar no prédio, tive o prazer de telefonar e conversar com o Adenilson, pois eu precisava tirar umas dúvidas em relação às consultas no AGCRJ, apesar de eu já ter ido lá antes.
Após suas dicas preciosas, adentrei o "baú do tesouro" (um deles). Infelizmente estava com pressa, e procurei ser o mais suscinto possível nas pesquisas. Abaixo um resumo do que pesquisei (nos tópicos referentes a outras ferrovias, detalharei o que procurei e vi lá também):
Valeu Dado. Li sua mensagem agorinha e tomara que você leia essa minha resposta em azul antes de voltar ao AG.

......Pedi pra ver duas fotos aéreas que eram em seqüência numérica em relação a fotos aéreas que eu queria, mas elas estavam sem identificação do lugar. Julguei que de repente eu poderia descobrir o local e ajudar no catálogo, ou então alguma conseguir outra informação, se fosse realmente seqüencial, mas as duas imagens que me foram apresentadas eram realmente muito dificeis de saber o local e não eram seqüenciais (uma delas desconfiei de um local, mas sem certeza; e a outra abrangia poucos logradouros, o papel era imenso, mas a foto era pequena).
Dado. Na parede oposta a da sala isolada onde ficam as fotos, tem um mapa enorme da cidade do Rio, porém com uma escala mais alta ainda que as aerofotografias. Se você tiver dúvida sobre uma região, você poderá tantar "colar" desse mapa. okk
Pois bem, em mais uma folha (48) a informação era de que abrangia a região da Av.Suburbana com a R.José dos Reis. Acho que é uma foto que o Adenilson postou aqui, ou no mínimo ele a viu lá também. Só olhei de curiosidade. Nada de trilhos aparentemente, mas dá pra notar linhas retas paralelas à Suburbana que devem ser da adutora de água. O terreno onde poderia ser uma das estações (José dos Reis ou Henrique Scheid) me deu a impressão de já estar vazio, do mesmo jeito que está hoje ! Isso se eu não tiver me enganado de quarteirão ... vi também algumas construções suspeitas, mas provavelmente não tiveram nada a ver com a ferrovia.
Dado. Essa informação é importante. Infelizmente eu não postei nada da Rua José dos Reis com Suburbana, pois esqueci de solicitar essa planta. Eu tenho quase certeza matemática que vi na aerofotografia de 1928,uma construção escura pequena e retangular exatamente como nos mapas da SMU, bem em frente à Rua Henrique Scheid. Não havia trilhos e sequer olhei o terreno apontado pelo Melekh, pois sempre acreditei que ali não fosse a estação, mas não foi por isso, pois estaria aberto a qualquer possibilidade, mas a construção que vi "fechou" os meus olhos para outra coisa em torno. Por isso peço que você dê uma olhada melhor nessa aerofotografia, salientando que em 1928 já havia a Rua Piauí saindo na Suburbana e paralela a Henrique Scheid, sendo diferente do projeto de 1910, onde as duas convertiam para a Suburbana, terminando quase como uma rua só. Salientei isso para não haver confusão na interpretação das ruas.
Quando telefonei para o Adenilson, ele me disse que durante suas pesquisas ele não viu (não existia no catálogo) nada da região de Vicente de Carvalho e de Engenho do Matto. Eu também não achei nada no catálogo, mas depois que vi a parte do ramal de Maria Angu da Penha, comecei a entender a organização das imagens (depois eu explico) e acreditar que sim, existe foto aérea da região, e eu acho que é uma que na descrição fala do morro da Serrinha ! Pretendo voltar lá amanhã, pois devido à Rio +20 o AGCRJ não vai abrir quarta, quinta e sexta-feira, que é o dia que retorno ao trabalho !
wll
Tomara que você ache por busca periférica como você está dizendo, pois diretamente a maioria dos bairros da Rio D'ouro não estava citada. Dê também uma olhada na estação Pavuna, mostrando claramente o encontro com a linha auxiliar e você vai ver que a edificação da Auxiliar era muito mais simples que a da Rio D'ouro, ambas em ângulo como se fosse um relógio de ponteiros marcando 07:30h.. okk . Essa foi outra foto que esqueci de solicitar =O

.........A foto 202 deve ser a que o Adenilson descreveu como sendo a estação José dos Reis. A descrição da imagem é "Estrada de Santa Cruz esquina com Rua José dos Reis". O que que era aquilo ????? Na foto, bem antiga, aparecem em primeiro plano duas linhas se cruzando, como se originando um desvio, e logo atrás destas linhas, duas casinhas, de material ou arquitetura que nunca vi na vida ! Provavelmente metal, mas era corrugado, parecia que as paredes eram feitas de telha !
São até fáceis de desenhar, mas estou sem como fazer isso agora, mas vou desenhar, memorizei bem a imagem. Aquela estrutura não pode ser estação, no maximo uma cabine ou instalação de funcionários da ferrovia. Sei lá, parecia um banheiro público, não sei, fiquei confuso com aquilo ...
:O
Dado. Para ser sincero, me lembro dessa foto, mas quando a descrevi aqui no fórum, salientei que não parecia ser a estação. O tipo de material da construção era estranho. Parecia metal conrugado como você também teve a impressão, semelhante àquelas portas de enrolar de botequins. Me lembro dos trilhos e pareciam de bitola métrica, mas não estou certo. Quem sabe era um mini-depósito de material ou um abrigo para um operador de cancela? :ttn:
Não quero se repetitivo, mas a foto que disse ser Henrique Scheid era a aerofotografia, por isso a minha insistência em você dar uma olhada na folha. okk



.....E amanhã vou em busca de Engenho do Matto !
Estaremos torcendo pelo sucesso da sua busca!!!!

Obs.: a estagiária me explicou como eu procederia para encomendar imagens. Ela me disse que posso pedir até 3 imagens gratuitas em baixa resolução, mas não achei interessante pois uma foto em baixa resolução daquelas imagens aéreas imensas iria ficar muito ruim ...
Mas ela me disse que eu posso indicar o que me interessaria na imagem para focalizar melhor só o que eu quero !
Hum ... encomendarei. E as outras imagens, em resolução maior, providenciarei mais tarde, anotei toda a identificação aqui.
;)
Dado. Os estagiários disseram a mesma coisa para mim, que havia a posibilidade de solicitar as fotos com resolução alta e baixa, porém com grande diferença de preço.
Ao justificar a minha solicitação, a direção negou a possibilidade de obter as fotos em resolução alta e todas as fotos que postei foram de resolução baixa (não tão baixa assim). Cada foto ficou com 7 MB, 8MB e até 10 MB, mas como as folhas são enormes e tiradas de grande altitude, isso não representa muita coisa. Por isso tive que ampliar tanto as fotos.
Como moderador do fórum, você terá um passo a frente de conseguir as fotos em alta resolução e por preço baixo, pois poderás comprovar com documentação a existência e atuação do fórum, assim como reforçar pessoalmente o seu objetivo histórico e cultural. Torcerei muito para isso e quem sabe não obteremos detalhes que não conseguimos localizar com a resolução das fotos já postadas!!

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Jun 2012, 08:54
por Melekh
Companheiros,


Estamos fechando o cerco!

Aventando todas as possibilidades, cruzando os documentos, esquemas e fotos, logo teremos com mais precisão a verdadeira face da E.F. Rio D'Ouro.

Não desmerecendo o TGVBR, mas as postagens que foram feitas lá estão mas para estágio e aqui o pessoal está mais profissional.

Estou juntando informações e postarei em breve.


Abraços a todos.

Em tempo: Brevemente irei a Engenho do Matto.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Jun 2012, 20:57
por DadoDJ
Melekh escreveu:Companheiros,


Estamos fechando o cerco!

Aventando todas as possibilidades, cruzando os documentos, esquemas e fotos, logo teremos com mais precisão a verdadeira face da E.F. Rio D'Ouro.

Não desmerecendo o TGVBR, mas as postagens que foram feitas lá estão mas para estágio e aqui o pessoal está mais profissional.

Estou juntando informações e postarei em breve.


Abraços a todos.

Em tempo: Brevemente irei a Engenho do Matto.

^^ Eu quase te liguei hoje para combinarmos uma ida ao local mas ... surpresa desagradável, precisarei retornar ao serviço dois dias antes do previsto ! Hoje foi meu último dia ! ! !
brb :@:
E falando em fechar o cêrco, hoje o Adenilson me disse e lembrou que Engenho do Matto deve ser mais fácil (menos dificil) de encontrar imagens dda estação do que Praia Pequena, talvez devido à importância e pela estrutura, mas por enquanto tá dificil mesmo. Depois mandarei um link, da seção Memória do site da Biblioteca Nacional, no qual já pesquisei centenas de ocorrências da expressão Engenho do Matto em todo o acervo. Talvez possam me ajudar nesta busca, pois estimo haver ocorrências na casa das milhares ainda !
:WK:
Falando sobre minha expedição ao AGCRJ, vamos lá.
Hoje retornei novamente ao prédio da prefeitura, e aproveitando alguns minutos livres, passei de novo pelo AGCRJ. Objetivo principal: obter imagens aéreas da região de Tomás Coelho e Engenho do Matto !
<o>
Pois bem, fui recebido pela estagiária Ludmila, que me reconheceu e me cumprimentou pelo nome, smpre simpática e solícita ... o.ov
Parti novamente para o catálogo, e imaginei que escolheria poucas imagens hoje, talvez umas 4 ou 5. Nada disso, até apontar locais de imagens que o AGCRJ desconhecia eu apontei hoje, vejam só onde cheguei em busca de Engenho do Matto !
vv
Hoje nem vi fotos, só imagens aéreas. Busquei algumas coisas fora do eixo EF Rio d'Ouro, mas eu queria exatamente fechar o cêrco (gostei disso, Melekh !) perifericamente, até encontrar a misteriosa estação.
Vamos às descrições e o que reparei nas imagens, apesar de nem todas terem a ver com a ferrovia, mas fica a experiência:

• Folha 65
Como nesta folha havia a descrição de abrangência do litoral da Penha, Ramos etc pedi esta imagem em busca do porto de Maria Angu. Apesar de falar Penha, a imagem mostrava até a Praia de Ramos apenas. O litoral já estava bastante assoreado ou aterrado. Havia 5 píers ou cais, sendo o maior no final da Rua Pirangi. Mas nada de Maria Angu.

• Folha 66
Imaginei ser a continuação da 65, e era, só que pro sul, abrangendo a região da Rua Barreiros e onde hoje fica o Complexo da Maré. O litoral devia ser lindo, havia muita vegetação em grandes trechos de sedimentos !

• Folha 68
Na descrição dizia Bonsucesso. E realmente, a foto estava focada na estação. Havia PNs logo antes e logo depois da estação. A linha de bondes da Av.dos Democráticos aparece nitidamente, em direção a Ramos e Olaria. Acredito que ver esta linha (que me pareceu dupla) me fez pensar se realmente existiu algo alem de bondes na Av.dos Democráticos. E peguei esta imagem pois na descrição falava sobre o Porto de Inhaúma, então verifiquei se existia talvez alguma ferrovia que ligasse este porto à linha da EFRdO. Mas não ... todas as ruas eram mais trilhas do que ruas, e não havia nenhuma linha aparente nos terrenos da região, sugerindo trilhos. Agora uma coisa posso dizer e dá tristeza: a Praia de Inhaúma devia ser linda ! ! ! De cima, parece uma enseada, salpicada de alguma vegetação, com um píer no canto esquerdo. A areia era larga e a enseada caprichosamente curva ... nossa ! ! !

• Folha 43
Brás de Pina era o título. Dava pra ver um pedacinho da linha circular no canto inferior direito. Duas coisas me chamaram bastante a atenção: a primeira era a passagem de um comboio na hora da foto com 16 carros ou vagões; e a outra é uma casa, bem na curva pra esquerda, entre Brás de Pina e Penha Circular. Tenho quase certeza que fazia parte da ferrovia, de alguma maneira, visto que era meio isolada e aparentemente com acesso pro lado da ferrovia apenas ! Eu hein ... vou localizar esta casa, ou o local onde ela ficava.

• Folha 36
Essa era a que eu mais esperava, e foi a primeira que pedi, com a certeza que mataria a charada ! Pois era a continuação da folha 37, que vi ontem, e que mostrava a região em volta do Morro do Urubu, em Tomás Coelho. Caprichosamente a estagiária me trouxe esta quase por último, sem saber ... eu suava frio de ansiedade até chegar a folha na mesa ... veja abaixo aproximadamente o que estava na imagem:
ahhhhhhhh.png
Vejam que exatamente onde apareceria a estação Tomás Coelho (LA) e Engenho do Matto (EFRdO) a imagem não foi feita, ou incluída na planta ! ! !

=O

Havia mais duas imagens que pedi ainda, mas já adiantei e falei com a Ludmila que o que eu exatamente queria não aparecia ! Peguei o catálogo e pedi mais algumas imagens. Ela me trouxe as duas que faltavam (de uma vez, até fora da norma do AGCRJ) e correu pra pegar as que eu pedi, que depois falarei. Continuando:

• Folha 47
Inhaúma era a descrição. É a imagem que o Adenilson postou no fórum. A única coisa que reparei além do já debatido, é que aquele desvio no pátio da estação inhaúma parece bem maior do que imaginei, parece que atravessa uma rua !
o0

• Folha 1
É a folha da Pavuna. Essa eu vi por sugestão do Adenilson, pois pelo celular acessei o fórum antes de entrar no AGCRJ e vi os recados.
okk
Mostra desde o início da Linha Circular da Pavuna, e se dirigindo à Pavuna, um comboio com 9 vagões ou carros. A estação ou estrutura da linha que vem da linha Auxiliar é bem mais simples ou menor do que a correspondente da EFRdO, sendo que duas linhas passavam, uma de cada lado, desta estação da Linha Auxiliar.

Pos bem, aqui começou meu desepero, digamos assim. Peguei o catálogo e notei que havia duas folhas 37, sendo que uma eu vi ontem. Perguntei à estagiária e ela disse que poderia haver duas folhas com o mesmo número, talvez um complemento. Ela correu pra procurar essa 37 "II" e levou um tempo maior do que o normal ... e eu ficando ansiosíssimo ! Mas ... nada, ela não encontrou ! A descrição dessa segunda folha é algo como "Av.Suburbana, ao norte com linha férrea" mais ou menos isso ... deve ser essa ! ! ! Mas cadê ???
:WK: :WK: :WK:

Aí eu comecei a pedir folhas tentando tiros no escuro:

- pedi a 15, que dizia mostra a Av.dos Italianos, quase com o cruzamento com a Automóvel Clube. Nada, o trecho mostrado era pequeno
- pedi a 16, que falava mostrar o trecho entre Honório Gurgel e Coelho Neto, na esperança de ver a estação Coelho Neto e talvez Acari. Nada ! Nem a Automóvel Clube aparecia !
- pedi a 19, que era continuação da 20, sendo que esta 20 falava mostra Madureira. Talvez a 19 fôsse em direção norte, e poderia mostrar algo mas ... mostra pro sul. Essa imagem é legal pois mostra o ramal de Dona Clara, o ramal militar do Campinho (com uma grande estação final) e a estação Madureira, claro.
- aí eu comecei a extrapolar ! Ontem eu tinha visto duas plantas não identificadas, mas não reconheci o lugar também. Tinha mais algumas sem identificação do local, então pedi essas: a 21, 22 e 23. Qual não foi minha surpresa ! Não era do Engenho do Matto, mas eu consegui identificar o local: Largo do Campinho (com o Ernâni Cardoso cheia de bondes !), Praça Sêca, Vila Valqueire ... pelo menos nisso ajudei !
- a 24 dizia ser da Av.Min.Edgard Romero até o Largo de Vaz Lobo (pra vocês verem como a ordem das plantas não seguem muita lógica). Não mostrava nada relevante, e a própria Edgard Romero aparece só um trecho.
- Me lembrei da imagem que falava mostrar o Morro da Serrinha e arredores. Era de número 85. Nada nada nada, mostra também um pequeno trecho ! ! !
##o##
- tentei as últimas cartadas ! Pedi de uma vez as de número 46 (Inhaúma e Engenho da Rainha, talvez mostrasse a continuação para oeste) e as 2, 3 e 6, que não foram identificadas. Tchan tchan tchan tchaaaaan ...
:HH: :-
- a 46 aparece apenas da rua Ibiapaba, paralela (! ! !) à Automóvel Clube, abaixo, e um pequeno trecho antes de chegar na LA ! Droga !
- a 2 e 3 foram minhas surpresas favoráveis. Não consta o local no catálogo, mas pra mim e para nós seria muitíssimo fácil descobrir: é a região do Cais do Porto ! Que fotos maravilhosas ! Dezenas de linhas e composições, vagões pra caramba ! ! ! PNs às tantas ! As linhas super nítidas ! Show ! Vou tentar obter estas imagens, pois são pequenas já que grande parte abrange a Baía de Guanabara. Posso pedir apenas a parte inferior destas fotos, e deve ficar com boa resolução assim ...
- eu já estava atrasado, mas sem desistir. Peguei a última (pela terceira vez falei à estagiária que seria a última), de número 6 e sem identificação no catálogo, mas na própria moldura da imagem estava escrito "Anchieta" ...
ptz
Não desisti, peguei novamente o catálogo e pensei em uma coisa: havia duas imagens que diziam mostra a estação de Piedade. Acreditei em um erro de localização dos arquivologistas, mas não dei sorte: quando vieram as imagens 38 e 39, cada uma mostrava um pedaço da estação Piedade, por isso a citação em ambas !
==:(
Até a estagiária Ludmila ficou chateada ... imagina eu !
Mas nada de desânimo ... as pesquisas continuam ! ! !
Quando eu obtiver uma resposta na obtenção das imagens eu aviso, e com certeza, postarei aqui.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 27 Jun 2012, 22:42
por DadoDJ
Notícia dramática sobre a EFRdO e seu incipente tráfego, publicada no jornal "Diário de Notícias", em 02 de março de 1952:
Notícia sobre o mau atendimento da EFRdO - Diário de Notícias 02-03-1952 (Large).gif
Notícia sobre o mau atendimento da EFRdO (2) - Diário de Notícias 02-03-1952 (Large).gif

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 27 Jun 2012, 23:21
por DadoDJ
Essa eu dedico ao membro "coelhoneto": notícia indicando a mudança de nome da antiga estação de Areal !

Diário de Notícias, 10 de abril de 1935
Mudança de nome (Areal para Coelho Neto) - Diário do Notícias 10-04-1935.png

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 28 Jun 2012, 09:53
por Adenilson
Parabéns pela postagem das reportagens Dado!
Fiquei bastante chateado com o descaso com a Rio D'ouro.
Com o passar do tempo acabou sendo impossível recupera-la.

Acho que o auge da ferrovia se deu nos anos 20 e 30.

Por quê nunca "pensaram" em eletrificar a Rio D'ouro, alargar a bitola e colocar no mínimo mais um trilho?
Se isso fosse feito a tempo, a ferrovia estaria aí modernizada e servindo à população. :sn:

A região ficou mais de 25 anos sem transporte de massa desde que a Rio D'ouro sucumbiu. ==:(

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 28 Jun 2012, 15:22
por HUGO CARAMURU
Muito boa reportagem sobre a Rio Douro... Caramba! A descrição das várias tentativas de vencer uma rampa em curva após Acari é a perfeita imagem que eu via no inicio dos anos 60... A locomotiva vinha soltando fumaça por todos os lados e quase sempre nunca conseguia vencer a referida rampa (é a mesma em que houve o acidente de pavuna, a colisão de 1950). Nos meus tempos, no final da tardinha, 19hs, mais ou menos o trem vinha lotado lá de Acari e fazia a tentativa por tres vezes de vencer a rampa (que era realmente pesada). Só que a composição era a locomotiva um ou dois vagóes de carga (box) e um ou dois carros de passageiros, apinhados de gente. Vinha gente sentada e em pé em cima dos vagões de carga, além de dentro deles também... Não havia iluminação nenhuma e até o farol da loco era fraquinho, precisando, como se diz aqui, de o maquinista acender o isqueiro pra ver se o farol tava a aceso... A locomotiva da foto (foto que considero rarissima pra mim, pois é uma Baldwin tipo 0-6-0-S (significa que é uma loco sem tender, sem rodas guias e com reservatório dagua em forma de sela) placa 12035 de 1891, original da E.Ferro São Paulo- Rio de Janeiro. Dei um trato na foto pra confirmar alguns detalhes. Dou parabéns ao forum! Aqui a gente só aprende.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 28 Jun 2012, 23:36
por DadoDJ
Valeu, Hugo !
Estamos juntos !
okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 01 Jul 2012, 10:20
por DadoDJ
Adenilson escreveu:Parabéns pela postagem das reportagens Dado!
Fiquei bastante chateado com o descaso com a Rio D'ouro.
Com o passar do tempo acabou sendo impossível recupera-la.
^^ Eu também fiquei bastante triste ... e com essa notícia abaixo só faltou eu chorar !
==:(
Que país é esse ?!?!?!
:-)(-:
Sugestão de eletrificação da EFRdO - Diário de Notícias 02-02-1947 (Custom) (3).png

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 02 Jul 2012, 09:46
por Adenilson
Infelizmente a Rio D'ouro não foi eletrificada, seguindo sabe-se lá, a que interesses.

De qualquer forma, as fotos me chamaram atenção.
Em uma delas, está citado: passageiros a caminho de Irajá.

Seria a estação que aparece nas fotos, Vicente de Carvalho?

Outra coisa, é impressão minha, ou no pátio de uma das estações parece haver uma linha com bitola métrica e outra com larga? :ttn: