E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Ainda em relação a Vicente de Carvalho, me parece - atenção: me parece... que houve duas construções... a mais antiga era essa: com plataforma no meio das linhas... mas quase no final, acho q lembro de uma reforma, no qual ficou só uma linha e a plataforma mais moderna foi construida encostada na calçada da rua, de modo q os passageiros saissem do trem na plataforma e descessem direto na calçada da avenida...( existe foto dela desse jeito, mas já abandonada). Acho que isso é faz a confusão...Ainda em Vicente de Carvalho ( a mais antiga, esta da foto do acidente) havia um rabicho q acompanhava paralelo a linha do bonde e segui uns 10 mts, +ou -, em direção à Penha... lembro q ficava ali alguns vagões de socorro... No meu tempo, depois ali foi feito um grande depósito, se não me engano da Ponto Frio, mas já sem esse rabicho...e como na época eu já tinha ouvido falar dessa linha ate´a Penha, ou circular da Penha... Aquele sr, meu xará, Hugo Salomão, de Irajá, ainda é vivo? Seria uma fonte de informações...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Hugo, o comentário sobre a estação de Acari NÃO é sobre a foto acima, e sim de uma das tres fotos da página 28. Repare bem na plataforma da estação no fundo de uma das fotos: ela é comprida e com laje. Da estação de Vicente de Carvalho da qual voce comentou são as fotos desta página 29. Observe bem a da página 28 e e repare que além da bitola mista, a plataforma da estação é exatamente como voce descreveu...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Hugo, tudo bem?
Deve ter havido uma confusão nesse meio campo aí.
Como bem disse o Tchê, a conclusão sobre a estação de Acari foi sobre as fotos da matéria do jornal sobre uma possível eletrificação da Rio D'ouro onde ao fundo aparece uma estação postada na página 28.
Como em uma das fotos estava escrito que os passageiros estavam indo para Irajá, eu achei que a estação que aparecia na reportagem poderia ser a estação anterior ou posterior a esta.
Colégio tinha a frente muito diferente e Vicente de Carvalho parecia mais, pois vemos apenas a cobertura da bilheteria em primeiro plano, mas apesar da foto estar escura e ter sido batida a note, parece que ao longo da plataforma existia uma cobertura com pilares de concreto semelhantes as da matéria do jornal.
Lancei a pergunta no ar.
O Tchê que é um grande conhecedor da região disse, quase tendo certeza, que a estação da matéria do jornal (pág 28) seria de Acari.
As 3 fotos colocadas por mim do jornal Última Hora foram apenas para comparativo e indagação.
Deve ter havido uma confusão nesse meio campo aí.
Como bem disse o Tchê, a conclusão sobre a estação de Acari foi sobre as fotos da matéria do jornal sobre uma possível eletrificação da Rio D'ouro onde ao fundo aparece uma estação postada na página 28.
Como em uma das fotos estava escrito que os passageiros estavam indo para Irajá, eu achei que a estação que aparecia na reportagem poderia ser a estação anterior ou posterior a esta.
Colégio tinha a frente muito diferente e Vicente de Carvalho parecia mais, pois vemos apenas a cobertura da bilheteria em primeiro plano, mas apesar da foto estar escura e ter sido batida a note, parece que ao longo da plataforma existia uma cobertura com pilares de concreto semelhantes as da matéria do jornal.
Lancei a pergunta no ar.
O Tchê que é um grande conhecedor da região disse, quase tendo certeza, que a estação da matéria do jornal (pág 28) seria de Acari.
As 3 fotos colocadas por mim do jornal Última Hora foram apenas para comparativo e indagação.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Pessoal, vou postar abaixo uma das "bombas" que vi, pesquisando em documentos antigos durante os intervalos de meus estudos nestes últimos tempos.
Quando eu vi, bateu uma sensação de que, quanto mais procuramos a saída, mais ficamos perdidos ...
Brincadeirinha ... mas no fundo, este documento me fez pensar muito, pois contraria algo que já tínhamos quase que certo: as datas de funcionamento da linha original e da variante via Inhaúma, com a erradicação da antiga e inauguração da nova.
Resumindo, vejam abaixo, pois há vários detalhes implícitos, como descrição de circulação por determinados ramais, estações ... enfim, muito louco isso tudo !
Atentem para o detalhe: o texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 27 de setembro de 1897 ! ! !

Quando eu vi, bateu uma sensação de que, quanto mais procuramos a saída, mais ficamos perdidos ...

Brincadeirinha ... mas no fundo, este documento me fez pensar muito, pois contraria algo que já tínhamos quase que certo: as datas de funcionamento da linha original e da variante via Inhaúma, com a erradicação da antiga e inauguração da nova.
Resumindo, vejam abaixo, pois há vários detalhes implícitos, como descrição de circulação por determinados ramais, estações ... enfim, muito louco isso tudo !




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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado,
Eu cheguei a postar esses documentos no Tópico "E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto"
Note que fala da supressão da Estação José dos Reis e ao mesmo tempo fala da Estação Henrique Scheid, vide o rodapé do doc.
Em tempo: pareceu-me que as Estações da Variante Antiga, ficaram de fora da listagem, pois foram escritas abaixo, do documento.
Eu cheguei a postar esses documentos no Tópico "E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto"
Note que fala da supressão da Estação José dos Reis e ao mesmo tempo fala da Estação Henrique Scheid, vide o rodapé do doc.
Em tempo: pareceu-me que as Estações da Variante Antiga, ficaram de fora da listagem, pois foram escritas abaixo, do documento.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Melekh, algo que me chamou muito a atenção foi a data do documento: 1897 !
Isso não estava citado na sua postagem.
Sendo assim, a variante de Inhaúma foi construída antes mesmo da inauguração da estação homônima, em 1898 ?!
Eu sempre pensei que a variante de Inhaúma tivesse iniciado o funcionamento em 1898, junto com a inauguração da estação.
E Engenho do Matto já era atendida por esta variante também !
Isso não estava citado na sua postagem.
Sendo assim, a variante de Inhaúma foi construída antes mesmo da inauguração da estação homônima, em 1898 ?!
Eu sempre pensei que a variante de Inhaúma tivesse iniciado o funcionamento em 1898, junto com a inauguração da estação.
E Engenho do Matto já era atendida por esta variante também !
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado,
Realmente não postei a data do documento,
Sim, a variante de Inhaúma foi construída antes mesmo da inauguração da estação homônima - Inhaúma em 1898, a estação de parada era Botafogo, que consta inclusive na listagem.
Com a construção de Inhaúma, ambas conviveram, até que Botafogo foi desativa.
Parece que o mesmo aconteceu com Engenho da Rainha e Engenho do Matto, sendo que a última atendeu tanto a Variante Nova e Antiga.
Até agora não encontramos algo concreto em que se fala de uma segunda Estação Engenho do Matto.
Este é o nosso maior desafio, localizar um documento ou foto em que apareça Engenho do Matto atendendo as duas variantes da EFRD.
Vai aparecer...
Realmente não postei a data do documento,
Sim, a variante de Inhaúma foi construída antes mesmo da inauguração da estação homônima - Inhaúma em 1898, a estação de parada era Botafogo, que consta inclusive na listagem.
Com a construção de Inhaúma, ambas conviveram, até que Botafogo foi desativa.
Parece que o mesmo aconteceu com Engenho da Rainha e Engenho do Matto, sendo que a última atendeu tanto a Variante Nova e Antiga.
Até agora não encontramos algo concreto em que se fala de uma segunda Estação Engenho do Matto.
Este é o nosso maior desafio, localizar um documento ou foto em que apareça Engenho do Matto atendendo as duas variantes da EFRD.
Vai aparecer...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Melekh, Dado, Amaral e demais foristas,
Não nos devemos nos esquecer que o Dado teve acesso a documentos que citavam a estação de Capão do Bispo até 1916?
O documento menciona estações suprimidas do horário, vejam bem...DO HORÁRIO.
Será que realmente essas estações foram suprimidas como um todo e de qualquer horário?
Outra coisa: O Dado não achou um documento com a inauguração de Capão do Bispo em 1891?
Debatemos sobre isso.
Como em 1897 a mesma estaria suprimida?
Apenas 6 anos de existência??
Outra coisa, se alguém souber disso, favor informar.
Que estação Paineiras é essa? É um nome antigo para uma parada rebatizada depois?
Estou perguntado para saber se as estações estão em ordem.
Se estiverem, por quê Henrique Scheid está depois de Pilares.
Melekh, volto a insistir que a citação de José dos Reis no rodapé do documento me parece o ramal e não a parada, senão ela estaria citada junto com as outras acima.
Um trem não circula por uma estação, simplesmente para nela.
Não nos devemos nos esquecer que o Dado teve acesso a documentos que citavam a estação de Capão do Bispo até 1916?
O documento menciona estações suprimidas do horário, vejam bem...DO HORÁRIO.
Será que realmente essas estações foram suprimidas como um todo e de qualquer horário?
Outra coisa: O Dado não achou um documento com a inauguração de Capão do Bispo em 1891?

Debatemos sobre isso.
Como em 1897 a mesma estaria suprimida?
Apenas 6 anos de existência??

Outra coisa, se alguém souber disso, favor informar.
Que estação Paineiras é essa? É um nome antigo para uma parada rebatizada depois?
Estou perguntado para saber se as estações estão em ordem.
Se estiverem, por quê Henrique Scheid está depois de Pilares.
Melekh, volto a insistir que a citação de José dos Reis no rodapé do documento me parece o ramal e não a parada, senão ela estaria citada junto com as outras acima.
Um trem não circula por uma estação, simplesmente para nela.
Melekh escreveu:Dado,
Eu cheguei a postar esses documentos no Tópico "E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto"
Note que fala da supressão da Estação José dos Reis e ao mesmo tempo fala da Estação Henrique Scheid, vide o rodapé do doc.
Em tempo: pareceu-me que as Estações da Variante Antiga, ficaram de fora da listagem, pois foram escritas abaixo, do documento.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Adenilson, Paineiras era o antigo nome de Adrianópolis.


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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Adenilson
Não é só a estação de Capão do Bispo que citavam os documentos até 1916, Pilares também, inclusive um senhor de 52 – Bernardo Ayres de Castro.

Acredito que as duas variantes coexistiram, até que, por motivos “políticos”, a mesma fora suprimida.
Coloco abaixo uma reportagem sobre projetos de obras para a Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Nova da Pavuna, que segue. Acredito que aí foi plantado o embrião para o “assassinato” da Variante Antiga.


Quanto Henrique Scheid está depois de Pilares, pode ter ocorrido um vacilo na publicação, afinal muitos que ocupam cargo público, não são técnico, mas oportunistas, falo isso pois também sou funcionário publico e sei como funciona.
a respeito da citação de José dos Reis no rodapé do documento, com essa colocação que colocaste e foi bastante esclarecedora (estava o tempo todo nas minhas vistas), concordo contigo, possivelmente se tratava do Ramal.
Por fim, temos que encontrar, a localização exata da Estação José dos Reis, seja uma, duas e quem sabe, três. Não podendo esquecer da Estação Henrique Scheid e quem sabe seja até o nome novo dado a José dos Reis.
Essa EFRD é muito enigmática, mas é minha ferrovia preferida.
Não é só a estação de Capão do Bispo que citavam os documentos até 1916, Pilares também, inclusive um senhor de 52 – Bernardo Ayres de Castro.

Acredito que as duas variantes coexistiram, até que, por motivos “políticos”, a mesma fora suprimida.
Coloco abaixo uma reportagem sobre projetos de obras para a Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Nova da Pavuna, que segue. Acredito que aí foi plantado o embrião para o “assassinato” da Variante Antiga.
Quanto Henrique Scheid está depois de Pilares, pode ter ocorrido um vacilo na publicação, afinal muitos que ocupam cargo público, não são técnico, mas oportunistas, falo isso pois também sou funcionário publico e sei como funciona.
a respeito da citação de José dos Reis no rodapé do documento, com essa colocação que colocaste e foi bastante esclarecedora (estava o tempo todo nas minhas vistas), concordo contigo, possivelmente se tratava do Ramal.
Por fim, temos que encontrar, a localização exata da Estação José dos Reis, seja uma, duas e quem sabe, três. Não podendo esquecer da Estação Henrique Scheid e quem sabe seja até o nome novo dado a José dos Reis.
Essa EFRD é muito enigmática, mas é minha ferrovia preferida.