Mensagem
por HUGO CARAMURU » 02 Ago 2012, 20:09
Tchê: vc agora me fez recordar algo da infancia. Nasci em 52 e morando desde 55 em Costa Barros (era um lugar deserto, tranquilo, só uma rua asfaltada e leiteria por todos os lados... e a estação) Tinha uma tia que morava em Del Castilho. Então, quase uma vez ou duas por mês iamos visitá-la. de trem, claro. Quando comecei a ler esses valiosos documentos desse mais valioso forum, vi que a tal Del castilho foi muito importante. Tava apenas na duvida se a passagem da estrada de rodagem sobre os trilhos, nos meus tempos era de nivel ou viaduto... parecia q eu me recordava do viaduto sendo construido... aí achei na "Noite" uma foto comprovando que era mesmo do meu tempo a passagem em nivel. Bem, outra coisa agora q vc me fez recordar é que qdo íamos pegar o eletrico vindo de F Sá para Costa Barros, quase sempre já tinha um trem da Rio Douro parado, como q aguardando a chegada do eletrico. Então, pode ser q a saida das vaporosas de Fco Sá tivesse sido transferida para Del Castilho... mas, há um porém: eu notava sempre qdo uma loco a vapor estava de costas, ou seja, não tendo girador de locomotiva em Del Castilho (só havia em Fco Sá e em Belford Roxo) . Então acho que qdo erradicou o trem da Rio Douro de suburbios (A vapor) erradicou de vez de Fco Sá a B Roxo. Só houve uma época que as locos iam de costas: qdo caiu a pte de Acari, pois elas retornavam como viam pois não havia girador em Acari.Isso lembro pq quando iamos tomar a vacinação infantil, era num posto de saúde entre Acari e Coelho Neto e como costumava demorar o atendimento, ficavamos vendo o trem indo e vindo. Qto a qtidade de trens, eram muitos, pois era comum nosso pai nos levar até perto de Acari nos domingos pra a gente ficar vendo os trens toda hora passando... Anexo foto do acidente em Del Castilho com lotação e eletrico.
Antes quero dar os parabéns a este forum! Pois que a Rio Douro também é minha paixão nas pesquisas. No momento só levantei a data da inauguração da estação de Acari : 15 de maio de 1926 e Inhauma em 23 de agosto de 1898. Tem que se ver jornais destas datas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.