Página 25 de 60

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Jul 2012, 14:37
por DadoDJ
A EFRdO também é uma das minhas preferidas nas pesquisas. Todas as ferrovias fluminenses e suas histórias são fascinantes, mas a EFRdO é demais !
:Y:
Mas voltando ... afinal de contas: quando iniciou exatamente o tráfego, ou melhor, em que ano foi construída e inaugurada a variante via Inhaúma ?!
Mistérios ...
O chato é que temos muito ainda a se descobrir.
E o legal é que ... também temos muito ainda a se descobrir ! ! !
:D

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Jul 2012, 16:22
por Adenilson
Valeu pela informação Dado.
Eu perguntei para saber se a listagem estava na ordem e estava, com uma exceção, Henrique Scheid.
Seria mesmo uma exceção?
O Melekh jura que sim afirmando o descaso que alguns funcionários públicos poderiam ter com a informação, mas temos que ficar atentos a quaisquer possibilidades tratando-se da enigmática Rio D'ouro.


DadoDJ escreveu:Adenilson, Paineiras era o antigo nome de Adrianópolis.
okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Jul 2012, 16:39
por Adenilson
Melekh.

Eu confesso que também acreditava muito pouco que Henrique Scheid e J.Reis eram nomes diferentes para a mesma estação, apesar de que segundo o Guia Briguiet, não eram, mas como sabemos esse guia pode estar "acumulando" informações de épocas diferentes.

O grande enigma para mim foi o documento que fala da desativação do ramal J.Reis e cita- "cuja estação foi suprimida", mas o nome da mesma não é mencionado.

Isso poderia explicar uma terceira estação com um nome misterioso conforme vc já entendeu ou a própria H.Scheid, sendo que nesse último caso, o guia Briguiet estaria condenado ao erro. okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Jul 2012, 18:10
por DadoDJ
Melekh, este mapa (Guia Briguiet) você conseguiu onde e com quem ?
Depois eu falo o porquê da pergunta ...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 01 Ago 2012, 12:42
por HUGO CARAMURU
do jornal A NOITE:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 01 Ago 2012, 19:33
por Melekh
Adenilson,

Desculpe-me pela demora em responder, eu quase não tenho tido tempo para acessar o fórum, tenho estado fora do RJ.

Falando sobre Henrique Scheid as documentações são escassas, quase não temos informações a respeito, pesquiso, pesquiso e nada e o que temos mais detalhadamente e o Mapa guia Briguiet 1911.

++++++++++++++++++

Dado,

Este mapa está no CD que eu te falei anteriormente, este contém muitas informações, mapas, fotos e etc.; inclusive eu separei uma cópia para te ceder, mas não consegui te encontrar novamente depois da nossa ultima expedição. Temos que combinar algo.


++++++++++++++++++

Hugo,

Sempre nos premiando com seu vasto acervo.
Ainda mais falando da EFRD.
Muito bom amigo.

Parabéns!

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 02 Ago 2012, 19:00
por tche
Olá pessoal, muito apropriada essa reportagem de 1961, contando pormenores interessantes da E.F.R.D, com datas esclarecedoras. Leva-me à que Del Castilho seria estação terminal nos últimos tempos, visto que era mais prático tomar o elétrico em Francisco Sá para quem quisesse chegar à Pavuna, mas são conjecturas, pois quem poderia esclarecer melhor esse ponta é o Hugo Caramuru. Quanto ao tráfego diário, era impressionante a quantidade de trens diários {80 e 14}, o que mostra o quão importante era aquela ferrovia.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 02 Ago 2012, 20:09
por HUGO CARAMURU
Tchê: vc agora me fez recordar algo da infancia. Nasci em 52 e morando desde 55 em Costa Barros (era um lugar deserto, tranquilo, só uma rua asfaltada e leiteria por todos os lados... e a estação) Tinha uma tia que morava em Del Castilho. Então, quase uma vez ou duas por mês iamos visitá-la. de trem, claro. Quando comecei a ler esses valiosos documentos desse mais valioso forum, vi que a tal Del castilho foi muito importante. Tava apenas na duvida se a passagem da estrada de rodagem sobre os trilhos, nos meus tempos era de nivel ou viaduto... parecia q eu me recordava do viaduto sendo construido... aí achei na "Noite" uma foto comprovando que era mesmo do meu tempo a passagem em nivel. Bem, outra coisa agora q vc me fez recordar é que qdo íamos pegar o eletrico vindo de F Sá para Costa Barros, quase sempre já tinha um trem da Rio Douro parado, como q aguardando a chegada do eletrico. Então, pode ser q a saida das vaporosas de Fco Sá tivesse sido transferida para Del Castilho... mas, há um porém: eu notava sempre qdo uma loco a vapor estava de costas, ou seja, não tendo girador de locomotiva em Del Castilho (só havia em Fco Sá e em Belford Roxo) . Então acho que qdo erradicou o trem da Rio Douro de suburbios (A vapor) erradicou de vez de Fco Sá a B Roxo. Só houve uma época que as locos iam de costas: qdo caiu a pte de Acari, pois elas retornavam como viam pois não havia girador em Acari.Isso lembro pq quando iamos tomar a vacinação infantil, era num posto de saúde entre Acari e Coelho Neto e como costumava demorar o atendimento, ficavamos vendo o trem indo e vindo. Qto a qtidade de trens, eram muitos, pois era comum nosso pai nos levar até perto de Acari nos domingos pra a gente ficar vendo os trens toda hora passando... Anexo foto do acidente em Del Castilho com lotação e eletrico.
Antes quero dar os parabéns a este forum! Pois que a Rio Douro também é minha paixão nas pesquisas. No momento só levantei a data da inauguração da estação de Acari : 15 de maio de 1926 e Inhauma em 23 de agosto de 1898. Tem que se ver jornais destas datas.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 02 Ago 2012, 20:10
por HUGO CARAMURU
mais foto.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 02 Ago 2012, 20:12
por HUGO CARAMURU
sobre o viaduto de del castilho: