E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 02 Ago 2012, 23:10

Show !
Hugo, como sempre nos presenteando com inestimáveis informações !
Parabéns !
Valeu !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 03 Ago 2012, 00:46

Hugo, era como eu pensei, pois não haveria sentido em se manter o terminal em Francisco Sá, fazendo-se então em Del castilho a baldeação para a Rio D´Ouro. Me parece que as passagens da mesma eram gratuitas nos últimos tempos, sendo subsidiadas pelo governo do Distrito Federal e depois do Estado da Guanabara. A interrupção do trecho Acari/Pavuna durou de 58 à 62, estou correto? Quando eu conheci a estação de Acary já não havia mais tráfego de trens, mas a estação estava intacta, ficando bem defronte à entrada da Rua Guaiuba, isso eu me lembro muito bem, tinha apenas um pequeno portão verde ,e mas não me lembro de mata-burros...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Ago 2012, 10:34

Grande Tchê:

Realmente, Acari e outras da Rio Douro não tinham mata burros. Na minha lembrança, Acari era a mais pequenina. Chegando de Pavuna, o trem atravessava a ponte, andava uns 100 mts e entrava numa chave: a estação ficava no meio. Havia um pequeno desvio à esquerda (de quem vinha de Pavuna). Só não lembro se a chave desse desvio era antes da plataforma (vindo de Pavuna) ou se na plataforma havia tres linhas: duas à esquerda (de quem vinha de Pavuna) e uma à direita, beirando a avenida. Lembro um dia que vindo eu, meu irmão e meu pai, este parou pra conversar com o agente da estação e vi que havia uma hortinha (à esquerda de quem vinha de Pavuna) e vinha esse desvio quase que lá da beira do Rio (ainda longe das margens) e uma cerca limitava os ambos lados da estação. No meu tempo, era amarela, meia curtinha... ;n entrada da estação havia a passagem de nivel (em terra) e seguiam duas linhas se juntando "lentamente" em direção a Coelho Neto. Pus aqui a foto da revista REFESA onde vemos o trem indo em direção a Coelho Neto. Do outro lado da linha , atras do trem, havia um comercio e um cinema, onde iamos as vezes. Mais na frente a fabrica Formiplac (teria que se ver se nos arquivos da fabrica há fotos ) que ia até a Av Brasil (na época: av das Bandeiras). Na foto na frente do trem à esquerda.Quando a linha acabou de vez, talvez lá por 62 ou 63... ficou abandonada... depois com o fechamento da linha de Petropolis,1964, deram uma revitalidada nela e passaram-se os trens da Leopoldina, mixtos , expressos e noturnos para Minas. Os de suburbios, não. A foto da estação de Irajá, onde vemos tecnicos mexendo na cancela eletronica, mostra exatamente que foi só para o trafego da Leopoldina; as estações continuaram fechadas e os trens circulavam diretos. Ficavam parados em pavuna e em del Castilho aguardando liberação da linha para prosseguirem. Em Del Castilho colocram de novo o terceiro trilho (o interno, da bitola metrica) só na linha de subida para Fco Sá... e só até logo após a estação de Triagem, quando colocado entre as linhas da Auxiliar e da Leopoldina, quase proximo ao viaduto de Mangueira a linha entrava na da Leopoldina.
Em Pavuna, em 66 ,começando eu a estudar num colegio a beira da estação, viamos sempre a complicada manobra desses trens para pegar o ramal de S Mateus e dali seguir pra Japeri, Miguel Pereira, tres Rios e Minas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Ago 2012, 11:10

Tchê e demais amigos. Estou repetindo as fotos, pois foi muito ampliada. O forum tá bom demais e vamos dar um tempo pro dado fazer um bom concurso e enquanto isso vamos tocando o trem.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Ago 2012, 14:40

Continuando sobre a Rio Douro versus Auxiliar:

Nessa foto abaixo, que vcs já conhecem bem, tem uma coisa interessante, que me faz voltar a 1962, por aí:
Nossos passeios de sabados e domingos com o pai era passear de trem, de Costa Barros a Fco. Sá. Então, o pai ia falando das coisas que a gente perguntava e às vezes nem perguntava. Então, uma coisa é o que me fez recordar ao ver esta foto, da estação Maria da Graça:a estação dos eletricos era alta, e ao lado tinha a que teria sido da Rio Douro antiga, uma baixinha, que vemos nessa foto, ao fundo, à esquerda, aqui já sem a cobertura. Pode ter sido a original da bitola metrica da Central Auxiliar. Aqui nesta foto, a bitola mista era nas duas linhas, pois a Rio Douro andava normalmente, em conjunto com os eletricos.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 04 Ago 2012, 10:37

Hugo, estive há pouco tempo em Acari para indagar sobre a estação, mas quase ninguém se lembra dela. O comércio que voce menciona e que tinha um cinema ao lado, ainda existe, bem como os apartamentos de prédio que fica em cima deste referido comércio. Mas não me aventurei à procurar mais pelo fato de a região ser perigosa. Muitas vezes fui à casa da costureira de minha mãe, cuja casa fica na rua Guaiuba, onde em frente existia a estação, e que seria um local onde poderia obter informações, ainda está de pé, mas como eu disse, não me aventuro em ir até lá. Mas não desisti da foto da estação, e continuo nas minhas pesquisas. Outro detalhe: os trens da Leopoldina passaram a circular ali ANTES DE 1965, provávelmente ainda em 1962, embora de forma moderada, tendo em vista o fato de que já em 1963 o tráfego de trens para Minas pelo ramal de Petrópólis tinha sido reduzido substancialmente e consequentemente aumentado o tráfego pela Rio D´Ouro. A ponte sobre o rio Acari, restaurada em 1962 foi pelo fato de já haver intenção da Leopoldina utilizar o ramal. Por tal razão, a ferrovia não ficou totalmente desativada em 1962, havendo ainda tráfego de passageiros até a desativação da ligação entre Três Rios e Petrópolis, que ocorreu em Maio de 1964. A partir dessa data todo o tráfego da Leopoldina saindo da Guanabara FORÇOSAMENTE teve de utilizar o ramal da Rio D´Ouro. Acredito que foi nessa época que foi suspenso o tráfego de passageiros por Del Castilho, ficando a linha restrita à circulação de cargueiros e trens expressos.

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 00:28

ENCONTREI NUMA PÁGINA DO FACE CHAMADA HISTÓRIAS DO RIO UMA FOTO QUE É DA AV SUBURBANA JUSTAMENTE NO TRECHO DA ESTAÇÃO JOSÉ DO REIS ONDE HOJE EM DIA TEMOS O CONDOMÍNIO ARENA E O POSTO DE GASOLINA , PRÓXIMO AO NORTE SHOPPING . LEMBRANDO QUE É UMA FOTO ANTIGA E NÃO POSSO DIZER SE TRATA-SE DE UMA LINHA DE BONDE OU DE TREM , A ÚNICA CERTEZA QUE TENHO É QUE SE TRATA DA AV SUBURBANA , INFORMAÇÃO CONFIRMADA PELO SITE HISTÓRIA DO RIO . :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv app

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 00:44

UM ACHADO !!!! VERIFIQUEM SE NA FOTO QUE EU MANDEI AO FUNDO TEM UMA PLATAFORMA DE EMBARQUE , REPAREI E MARQUEI . AJUDEM A IDENTIFICAR .

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 00:49

TENHO DUAS DÚVIDAS , ESTE RAMAL TINHA UMA ESTAÇÃO CHAMADA MARIA DA GRAÇA , EXISTIA ALGUMA LIGAÇÃO POR TRILHO ENTRE ELA E A FÁBRICA DE GENERAL ELETRIC (GE) ? E ESTE RAMAL IA ATÉ A PAVUNA ERO MESMO QUE LIGAVA A BELFORD ROXO , SÃO DE MERITI E SÃO MATHEUS ? UMA VEZ QUE ESTA LINHA HJ EM DIA É METRÔ E ESSE MESMO SEGUE EM PARALELO AO RAMAL BELFORD ROXO ? vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> :@: :@: :@: :@: :@: :@: app app app app app app app app app app app app

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 09 Set 2012, 09:05

Não se trata da linha da Rio D´Ouro pelos seguintes motivos: a bitola era métrica e a que vemos é a de 1,44 m, típica das linhas de bonde: vemos os cabos de alimentação elétrica no alto: por último, a linha da Rio D´Ouro era singela....

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”