Mensagem
por HUGO CARAMURU » 03 Ago 2012, 10:34
Grande Tchê:
Realmente, Acari e outras da Rio Douro não tinham mata burros. Na minha lembrança, Acari era a mais pequenina. Chegando de Pavuna, o trem atravessava a ponte, andava uns 100 mts e entrava numa chave: a estação ficava no meio. Havia um pequeno desvio à esquerda (de quem vinha de Pavuna). Só não lembro se a chave desse desvio era antes da plataforma (vindo de Pavuna) ou se na plataforma havia tres linhas: duas à esquerda (de quem vinha de Pavuna) e uma à direita, beirando a avenida. Lembro um dia que vindo eu, meu irmão e meu pai, este parou pra conversar com o agente da estação e vi que havia uma hortinha (à esquerda de quem vinha de Pavuna) e vinha esse desvio quase que lá da beira do Rio (ainda longe das margens) e uma cerca limitava os ambos lados da estação. No meu tempo, era amarela, meia curtinha... ;n entrada da estação havia a passagem de nivel (em terra) e seguiam duas linhas se juntando "lentamente" em direção a Coelho Neto. Pus aqui a foto da revista REFESA onde vemos o trem indo em direção a Coelho Neto. Do outro lado da linha , atras do trem, havia um comercio e um cinema, onde iamos as vezes. Mais na frente a fabrica Formiplac (teria que se ver se nos arquivos da fabrica há fotos ) que ia até a Av Brasil (na época: av das Bandeiras). Na foto na frente do trem à esquerda.Quando a linha acabou de vez, talvez lá por 62 ou 63... ficou abandonada... depois com o fechamento da linha de Petropolis,1964, deram uma revitalidada nela e passaram-se os trens da Leopoldina, mixtos , expressos e noturnos para Minas. Os de suburbios, não. A foto da estação de Irajá, onde vemos tecnicos mexendo na cancela eletronica, mostra exatamente que foi só para o trafego da Leopoldina; as estações continuaram fechadas e os trens circulavam diretos. Ficavam parados em pavuna e em del Castilho aguardando liberação da linha para prosseguirem. Em Del Castilho colocram de novo o terceiro trilho (o interno, da bitola metrica) só na linha de subida para Fco Sá... e só até logo após a estação de Triagem, quando colocado entre as linhas da Auxiliar e da Leopoldina, quase proximo ao viaduto de Mangueira a linha entrava na da Leopoldina.
Em Pavuna, em 66 ,começando eu a estudar num colegio a beira da estação, viamos sempre a complicada manobra desses trens para pegar o ramal de S Mateus e dali seguir pra Japeri, Miguel Pereira, tres Rios e Minas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.