Pessoal, boa noite.
Hoje, ou melhor, ontem, pois já passa de meia noite,

, eu fui a prefeitura e pesquisei plantas registradas de aerofotografias de 1953 a 1956.
Vejam bem. Não eram aerofotografias e sim plantas adaptadas fielmente das mesmas.
Aerofotogrametria mesmo, somente de 1975. Leiam abaixo.
Tenho muitas revelações a fazer, inclusive mandei gravar as fotos e já paguei. Lá não tem aquela burocracia do AN e AGCRJ. A propósito, também separei fotos do Moreira Salles, mas sobre isso falarei depois.
Sobre as revelações, digo o seguinte sobre a Rio D'ouro (as outras ferrovias serão abordadas nos respectivos tópicos).
1) A Rio D'ouro era composta de linha dupla entre Del Castilho até a primeira curva depois de Engenho da Rainha, sendo a partir daí, singela.
2) Todas as estações suburbanas da Rio D'ouro entre Del Castilho e Pavuna tinham trilhos em ambos os lados da plataforma da estação, com exceção de: IRAJÁ & COELHO NETO.
Baseando-me nisso, dá até para compreender um aumento do tráfego de trens em linha singela, pois com exceção das estações supracitadas, havia possibilidade de espera nas estações para cruzamento de trens.
3) Não vi qualquer referência sobre a estação Engenho do Mato, nem a edificação, dando a entender que a mesma não existia mais em 1953.
4) A estação de Acari tinha uma plataforma cujo comprimento era compatível com as outras, mas em relação à largura, me pareceu a maior de todas.
5) Agora, o mais surpreendente, o velho prédio apontado como a estação de Inhaúma, visto em fotos de 1968 através de postagens minhas e na aerofotogrametria de 1928 parece ter sido substituído por uma estação maior, cujo prédio estava exatamente no local da atual estação de metrô.
6) Em 1975, algumas estações ainda estavam de pé, tais como Inhaúma (o velho prédio), Vicente de Carvalho (ainda vou confirmar após a revelação), Coelho Neto, Acari (a confirmar) e Pavuna.
7) Ao contrário do que eu pensava, algumas estações foram demolidas não por causa do metrô, mas devido à duplicação da Automóvel Clube. Em 1975, ela já era duplicada em grande parte.
8) Sobre Inhaúma, a se confirmar o que digitei sobre uma estação maior ter substituido a antiga, detalho o seguinte. O velho prédio com a pequena plataforma já postado em foto aérea de 1928 só recebia um trilho em linha singela do seu lado direito (sentido E.Rainha) e o mapa mostrou uma estação maior e quase na mesma posição da estação de metrô, recebendo trilhos dos 2 lados, isso em 1953.
Com a duplicação da Automóvel Clube a a urbanização próximo ao atual ponto final do 627, esse prédio maior parece ter sido demolido, restando o velho casario da estação original.
Em 1975 podemos ver isso, mas não parecia a distância, haver mais o menor sinal de trilhos.
Obs: As aerofotografias serão digitalizadas e postadas aqui.
Aguardem informações também da linha do centro e linha auxiliar.
