E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Tche, a estação de Acari funcionou como rodoviária ?!
Não sabia disso ... será que não conseguimos fotos do local em fóruns de busologia ?
Vou me informar sobre isso ...
Não sabia disso ... será que não conseguimos fotos do local em fóruns de busologia ?
Vou me informar sobre isso ...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado. Bom dia.
O que acontece é o seguinte:
Algumas estações tinham os limites da plataforma desenhados, tais como Irajá, que chegava a ter o detalhe dos degraus.
Colégio e Acari e Vicente de Carvalho, podemos colocar na mesma categoria, mas Inhaúma, não havia nada limitando a plataforma, apenas o nome Inhaúma, fora da posição do velho prédio e ocupando toda a extensão onde hoje há uma séria de casas cuja quadra assemelha-se a um trapézio.
Veja bem, tudo que eu vi a respeito de 1953 foram mapas adaptados de aerofotografias e não essas últimas, cujas fotos são apenas de 1975.
O que acontece é o seguinte:
Algumas estações tinham os limites da plataforma desenhados, tais como Irajá, que chegava a ter o detalhe dos degraus.
Colégio e Acari e Vicente de Carvalho, podemos colocar na mesma categoria, mas Inhaúma, não havia nada limitando a plataforma, apenas o nome Inhaúma, fora da posição do velho prédio e ocupando toda a extensão onde hoje há uma séria de casas cuja quadra assemelha-se a um trapézio.
Veja bem, tudo que eu vi a respeito de 1953 foram mapas adaptados de aerofotografias e não essas últimas, cujas fotos são apenas de 1975.
DadoDJ escreveu:Agora, realmente supreendente: a estação Inhaúma ter possuído uma edificação maior, próxima a ela, a antiga.
Caramba !
Editado pela última vez por Adenilson em 15 Set 2012, 16:22, em um total de 1 vez.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado, os ônibus da linha Castelo-Acari faziam ponto final ao lado da antiga estação. Quem poderia dar maiores detalhes é o Hugo Caramuru, que é natural daquela região. A estação era semelhante à de Engenho da Rainha, sendo um prédio amarelo pequeno, tendo o dístico "E.F.C.B-Acary-1926".
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Beleza, Tchê.
A Rio D'ouro sofreu várias modificações. Em foto de 1930 já divulgada aqui e presente no site estações ferroviárias, podemos ver a estação de Colégio com linha singela e apenas do lado esquerdo da plataforma, mas o esquema das linhas em 1953 mostra ambos os lados das estações com trilhos, o que me surpreendeu.
Esses mapas e fotos estão pagas por mi e publicarei aqui para vocês constatarem.
Pelo mapa NOS ANOS 50, havia um espaço razoável para a plataforma e não me lembro bem se havia pavimentação na Automóvel Clube dois 2 lados, fato que já ocorria em 1975.
Para você ter uma idéia, o espaço era semelhante ao existente em Engenho da Rainha, pois todas as folhas do mapa estavam na mesma escala.
A lembrança que você tem deve ser dos anos 70. Não sei se devido a novidade para mim da utilização da mesma como rodoviária e/ou da alteração da pavimentação trouxe alguma alteração ma estação.
Outra coisa que me chamou atenção foi que o Hugo já disse várias vezes aqui que havia linha dupla entre Acari e Pavuna, mas isso deve ter sido nos anos 60.
Em 1953, as linhas "abraçavam" a plataforma de Acari e se tornavam singelas tanto no seu pátio inferior como superior.
Postarei esses mapas (anos 50) e aerofotografias (anos 70) aqui.
A altitude das fotos de 1975 está bem superior a de 1928, mas em compensação, o contraste está bem melhor.
Tentarei ampliar antes de postar aqui para dirimir dúvidas.
A Rio D'ouro sofreu várias modificações. Em foto de 1930 já divulgada aqui e presente no site estações ferroviárias, podemos ver a estação de Colégio com linha singela e apenas do lado esquerdo da plataforma, mas o esquema das linhas em 1953 mostra ambos os lados das estações com trilhos, o que me surpreendeu.
Esses mapas e fotos estão pagas por mi e publicarei aqui para vocês constatarem.
Pelo mapa NOS ANOS 50, havia um espaço razoável para a plataforma e não me lembro bem se havia pavimentação na Automóvel Clube dois 2 lados, fato que já ocorria em 1975.
Para você ter uma idéia, o espaço era semelhante ao existente em Engenho da Rainha, pois todas as folhas do mapa estavam na mesma escala.
A lembrança que você tem deve ser dos anos 70. Não sei se devido a novidade para mim da utilização da mesma como rodoviária e/ou da alteração da pavimentação trouxe alguma alteração ma estação.
Outra coisa que me chamou atenção foi que o Hugo já disse várias vezes aqui que havia linha dupla entre Acari e Pavuna, mas isso deve ter sido nos anos 60.
Em 1953, as linhas "abraçavam" a plataforma de Acari e se tornavam singelas tanto no seu pátio inferior como superior.
Postarei esses mapas (anos 50) e aerofotografias (anos 70) aqui.
A altitude das fotos de 1975 está bem superior a de 1928, mas em compensação, o contraste está bem melhor.
Tentarei ampliar antes de postar aqui para dirimir dúvidas.

tche escreveu:Acrescento ainda que a plataforma de Acari NÃO era maior do que as outras, pois a mesma ficava "apertada" entre a pista da Automóvel Clube sentido Pavuna e a frente dos prédios existentes na época e que ainda estão de pé. Posso te afirmar isso com convicção, pois passei ali inúmeras vezes e o espaço entre os prédios e a estação era mínimo. Mais uma vez me coloco à disposição para irmos no local e constatar, pois os prédios, o leito e as árvores existentes naquele tempo continuam lá...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Gente, estou acompanhando o debate e estou vibrando. Esta pagina é a ffvorita nr 1 da minha internet. Deixa eu dizer algumas humildes percepções:
1. Entre Pavuna e Acari não havia linha dupla; se eu disse algo que deu a entender isso, então vou me explicar melhor. Saindo de Pavuna, vinha realmente em linha dupla e em bitola mista. Após atravessar a então Av.Automovel Club, as linhas se ajuntavam, e prosseguindo do lado da dita avenida, seguia singela, passaa pela bifurcação da estrada de Botafogo (onde eu morava) e descia em direção a Acari. Passava pela ponte sobre o rio e logo depois abria uma chave. A plataforma ficava no meio. Nesse local havia de novo terceiro trilho, a linhas seguiam e num trecho bem comprido iam se ajuntando... e bem al lado da então fabrica Formiplac, havia a chave. Isso quase entre Acari e Coelho Neto. Seguia em bitola metrica só.
2. A plataforma de Acari não era muito larga, andei por ela muitas vezes, pois meu gostava de conversar com um funcionario da central, acho que o agente, de quepe, calça azul marinho (ou oreta) , camisa caqui e quepe . Em inicio dos anos 70, já com trafego paralisado, eu ia muito a Coelho Neto e não lembro do uso como rodoviaria, pois a pequena rodoviaria era bem em frente - ou bem do lado- no meio das duas pistas da Avenida Automovel Clube. MAS: é possivel que devido alguma reforma na pequena rodoviária, tenha-se usado a pequenina estação de trem. (Não lembro disso).
3. A estação de Colégio é que estou tentando recordar mais. Era mais larga, e na minha memoria, eu estaria tendente a dizer que ficava no meio de duas linhas... Por que eu diria isso: na minha paixão por onibus e lotações na época, quando iámos por aquele lado, eu ia na janela esquerdo do lotação, digamos, este indo de Pavuna para Inhauma, e namorando a linha e então parecia que o lotação passava por uma linha e depois pela outra- olhando pra outra direção, a frente da estação. MAS ISSO JÁ NÃO DIGO COM TANTA CONVICÇÃO de como descrevo Acari.
4. Quanto a modificações nas estações, lembro de uma grande reconstrução na de Vicente de Carvalho, que de antes parecia meio acanhada e que depois da reforma teve saida também para a Avenida Automovel Clube... onde me parecia q a linha teria ficado singela...(Antes da reforma havia um desvio saindo para a direção de Bras de Pina, ao lado da rua, com uns 20 mts, onde ficavam alguns vagões tipo gondolas ou pranchas. - desse tempo em diante me levantou a suspeita de que a linha seguia... o que vim descobrir em 81 qdo soube q a linha ia até ao litoral do atual bairro de Ramos).
Então, é isso aí... minhas colocações evidentes que não são taxativas, nem definitivas... são até vagas lembranças. Torço e acompanho o desenrolar dos fatos. A proposito: e a tal biblioteca na gare da Leopoldina, cuja foto vimos no FACE?.
Estou anexando uma foto já conhecida, mas como tem gente pegando o baonde andando, é pra reforçar que na foto a direção de Acari está nas costas do fotografo; e à frente estã Pavuna... a travessia é da Automovel Clube... a rede aerea vinha até aquelas posteações vistas na foto.Não atravessa a avenida.
grato.
1. Entre Pavuna e Acari não havia linha dupla; se eu disse algo que deu a entender isso, então vou me explicar melhor. Saindo de Pavuna, vinha realmente em linha dupla e em bitola mista. Após atravessar a então Av.Automovel Club, as linhas se ajuntavam, e prosseguindo do lado da dita avenida, seguia singela, passaa pela bifurcação da estrada de Botafogo (onde eu morava) e descia em direção a Acari. Passava pela ponte sobre o rio e logo depois abria uma chave. A plataforma ficava no meio. Nesse local havia de novo terceiro trilho, a linhas seguiam e num trecho bem comprido iam se ajuntando... e bem al lado da então fabrica Formiplac, havia a chave. Isso quase entre Acari e Coelho Neto. Seguia em bitola metrica só.
2. A plataforma de Acari não era muito larga, andei por ela muitas vezes, pois meu gostava de conversar com um funcionario da central, acho que o agente, de quepe, calça azul marinho (ou oreta) , camisa caqui e quepe . Em inicio dos anos 70, já com trafego paralisado, eu ia muito a Coelho Neto e não lembro do uso como rodoviaria, pois a pequena rodoviaria era bem em frente - ou bem do lado- no meio das duas pistas da Avenida Automovel Clube. MAS: é possivel que devido alguma reforma na pequena rodoviária, tenha-se usado a pequenina estação de trem. (Não lembro disso).
3. A estação de Colégio é que estou tentando recordar mais. Era mais larga, e na minha memoria, eu estaria tendente a dizer que ficava no meio de duas linhas... Por que eu diria isso: na minha paixão por onibus e lotações na época, quando iámos por aquele lado, eu ia na janela esquerdo do lotação, digamos, este indo de Pavuna para Inhauma, e namorando a linha e então parecia que o lotação passava por uma linha e depois pela outra- olhando pra outra direção, a frente da estação. MAS ISSO JÁ NÃO DIGO COM TANTA CONVICÇÃO de como descrevo Acari.
4. Quanto a modificações nas estações, lembro de uma grande reconstrução na de Vicente de Carvalho, que de antes parecia meio acanhada e que depois da reforma teve saida também para a Avenida Automovel Clube... onde me parecia q a linha teria ficado singela...(Antes da reforma havia um desvio saindo para a direção de Bras de Pina, ao lado da rua, com uns 20 mts, onde ficavam alguns vagões tipo gondolas ou pranchas. - desse tempo em diante me levantou a suspeita de que a linha seguia... o que vim descobrir em 81 qdo soube q a linha ia até ao litoral do atual bairro de Ramos).
Então, é isso aí... minhas colocações evidentes que não são taxativas, nem definitivas... são até vagas lembranças. Torço e acompanho o desenrolar dos fatos. A proposito: e a tal biblioteca na gare da Leopoldina, cuja foto vimos no FACE?.
Estou anexando uma foto já conhecida, mas como tem gente pegando o baonde andando, é pra reforçar que na foto a direção de Acari está nas costas do fotografo; e à frente estã Pavuna... a travessia é da Automovel Clube... a rede aerea vinha até aquelas posteações vistas na foto.Não atravessa a avenida.
grato.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
É, gostaria de ver as plantas e o fotograma descritos, pois creio que irão esclarecer muitos detalhes, especialmente quanto à V. de Carvalho, pois era a partir daí que a Rio D`Ouro "mudava de lado" em relação à Automóvel Clube. Existe naquele trecho muitas ruínas e pontos que não consegui identificar, pois mais que tente. Quanto estado de abandono da estação de Inhaúma em 1968, já está explicado pelo Adenílson: a estação da foto seria a antiga, que há muito tempo já não era utilizada.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Hugo. Muito importante o seu depoimento.
Entendi a sua explicação sobre a linha mista, mas veja como a situação é pontual.
A sua memória com certeza abrange o final dos anos 60 e início dos 70, imaginando que o Tchê também.
Os mapas que vi são de 1953 e neles ainda não havia essa linha mista e em todas as estações eram tengenciadas nos 2 lados por trilhos com a únicas exceções de Irajá e Coelho Neto, que possuiam linha singela passando respectivamente a esquerda e a direita da plataforma, sentido Pavuna.
Isso foi em 1953.
De qualquer forma, um antigo forista que está sumido chamado Nando jurou que a estação de Vicente de Carvalho tinha linha singela e acesso por apenas um lado, mas não na cabeceira da estação e sim na lateral da mesma e em nível com a rua.
Tal modificação e descrição desse forista "bate" com a sua.
Segundo ele, o acesso à estação era um híbrido com um ponto de ônibus.
Na época debatemos muito sobre isso e disse a ele que o descritivo não coincidia com os mapas antigos.
Depois de consultar mapas de diveros períodos, estamos a começando a entender que algumas estações e principalmente linhas da Rio D'ouro sofreram modificações.
Imagino que tal modificação visava apenas atender a adequação do tráfego para cargas utilizado por um tempo pela Leopoldina depois que a freqüência do tráfego de trens de passageiro não era mais uma prioridade.
Em Vicente de Carvalho o que eu vi em 1953 foi uma plataforma com trilhos dos 2 lados e um 3º trilho que derivava do 2º e não avançava muitos metros a frente no sentido Engenho da Rainha. Provavelmente atendia a algum galpão da época.
Esse descritivo coincide com fotos quase da mesma época de um acidente entre um trem e um lotação e já publicdas aqui.
Acho mesmo que faltou muito pouco para a Rio D'ouro sobreviver, pois a linha chegou a ser duplicada até a curva onde ficava a estação Engenho do Mato e a maioria das estações tinha o pátio composto de 2 linhas.
Vi inclusive algumas postagens aqui no fórum que tratavam da eletrificação da ferrovia como uma possibilidade concreta. Que pena que não ocorreu
Em relação à largura da estação de Acari, não disse que era larga no sentido absoluto, mas mencionei que no mapa parecia ser a mais larga, não por mérito dela, mas por deméritro das outras.
A estação de Irajá por exemplo, de acordo com o mapa, tinha a plataforma consideravelmente mais estreita.
Em breve postarei os mapas para vocês tirarem suas conclusões. Semana que vém, irei pega-los na prefeitura.
Entendi a sua explicação sobre a linha mista, mas veja como a situação é pontual.
A sua memória com certeza abrange o final dos anos 60 e início dos 70, imaginando que o Tchê também.
Os mapas que vi são de 1953 e neles ainda não havia essa linha mista e em todas as estações eram tengenciadas nos 2 lados por trilhos com a únicas exceções de Irajá e Coelho Neto, que possuiam linha singela passando respectivamente a esquerda e a direita da plataforma, sentido Pavuna.
Isso foi em 1953.
De qualquer forma, um antigo forista que está sumido chamado Nando jurou que a estação de Vicente de Carvalho tinha linha singela e acesso por apenas um lado, mas não na cabeceira da estação e sim na lateral da mesma e em nível com a rua.
Tal modificação e descrição desse forista "bate" com a sua.
Segundo ele, o acesso à estação era um híbrido com um ponto de ônibus.
Na época debatemos muito sobre isso e disse a ele que o descritivo não coincidia com os mapas antigos.
Depois de consultar mapas de diveros períodos, estamos a começando a entender que algumas estações e principalmente linhas da Rio D'ouro sofreram modificações.
Imagino que tal modificação visava apenas atender a adequação do tráfego para cargas utilizado por um tempo pela Leopoldina depois que a freqüência do tráfego de trens de passageiro não era mais uma prioridade.
Em Vicente de Carvalho o que eu vi em 1953 foi uma plataforma com trilhos dos 2 lados e um 3º trilho que derivava do 2º e não avançava muitos metros a frente no sentido Engenho da Rainha. Provavelmente atendia a algum galpão da época.
Esse descritivo coincide com fotos quase da mesma época de um acidente entre um trem e um lotação e já publicdas aqui.
Acho mesmo que faltou muito pouco para a Rio D'ouro sobreviver, pois a linha chegou a ser duplicada até a curva onde ficava a estação Engenho do Mato e a maioria das estações tinha o pátio composto de 2 linhas.
Vi inclusive algumas postagens aqui no fórum que tratavam da eletrificação da ferrovia como uma possibilidade concreta. Que pena que não ocorreu

Em relação à largura da estação de Acari, não disse que era larga no sentido absoluto, mas mencionei que no mapa parecia ser a mais larga, não por mérito dela, mas por deméritro das outras.
A estação de Irajá por exemplo, de acordo com o mapa, tinha a plataforma consideravelmente mais estreita.
Em breve postarei os mapas para vocês tirarem suas conclusões. Semana que vém, irei pega-los na prefeitura.

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Pessoal, importantíssimos relatos !
Mas antes de opinar mais, peço que leiam isso, motivo pelo o qual estou de luto, e tem a ver com a EF Rio d'Ouro:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=45&t=398
Mas antes de opinar mais, peço que leiam isso, motivo pelo o qual estou de luto, e tem a ver com a EF Rio d'Ouro:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=45&t=398
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Boa noite a todos !
Hoje vi uma imagem curiosíssima durante pesquisas: a matéria foi publicada no Jornal Última Hora e fala sobre a construção na zona norte do Pré-Metrô, a futura linha 2.
Pois bem, em uma dessas matérias (postei algumas no fórum sobre o Metrô, e ainda vou postar mais) tem uma imagem de uma estação em Acari. Parece moderna, mas será que de repente não seria a Acari da EFRdO ? Ou seria a futura Engenheiro Rubens Paiva ?
A matéria fala sobre estações fantasmas no trecho entre Irajá e Pavuna, em 1983. Vou postar a matéria completa (e várias outras) no fórum específico em breve.
Por enquanto, vai a imagem dos trilhos do Pré-Metrô no bairro de Acari, em 1983. Talvez ajude em algo ...
Hoje vi uma imagem curiosíssima durante pesquisas: a matéria foi publicada no Jornal Última Hora e fala sobre a construção na zona norte do Pré-Metrô, a futura linha 2.
Pois bem, em uma dessas matérias (postei algumas no fórum sobre o Metrô, e ainda vou postar mais) tem uma imagem de uma estação em Acari. Parece moderna, mas será que de repente não seria a Acari da EFRdO ? Ou seria a futura Engenheiro Rubens Paiva ?
A matéria fala sobre estações fantasmas no trecho entre Irajá e Pavuna, em 1983. Vou postar a matéria completa (e várias outras) no fórum específico em breve.
Por enquanto, vai a imagem dos trilhos do Pré-Metrô no bairro de Acari, em 1983. Talvez ajude em algo ...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Realmente, as coisas começam a bater.
Irajá sempre vi com uma só linha, pois era apertadinha colada na Automovel Club.
Temos coisas a refletir. Conversando com Jorge, do Face, que parece que foi maquinista da Central, ele disse que locomotiva diesel de bitola estreita só veio a Belford Roxo para arrancar os trilhos acima de B Roxo e que carros metalicos nunca teriam andado na Rio d Ouro. Aqui referindo-se aos de suburbios. Minhas primeiras imgens da Rio Douro, nasci em 52, lembra a linha que aparece nas fotos. Depois começaram umas reformas , bem visiveis as de Vicente de Carvalho, quando realmente colocaram saída para o lado da avenida.. Uma vez entrei na estação de Coelho Neto e parece-me que vi duas linhas, inclusive a chave superior , lado irajá, ficava quase proxima a rua. Outra coisa: logo após Colegio a linha atravessava a rua e antes de Vicente de Carvalho atravessava de novo. Muito bem: parou o trafego. Quando precisou de usá-la só para os trens da Leopoldina, aí acabaram os desvios. Ficou linha singela em tudo. Nem voltou trem de suburbios.
A parte que não lembro de nunca ter visto era justamente a parte de Inhauma a Del Castilho, a que pode ter sido linha dupla. Nos meus tempos falavam-se na colocação da bitola larga e
eletrificação da Rio d Ouro. Ah: parece que antes de chegar a Vicente de Carvalho, vindo de Pavuna, havia um desvio para a fabrica da Vulcan.
Qto a largura das estações, a de Colegio me parecia a mais larga. Na foto classica tbem dá essa impressão. Note bem à direita da foto o poste do telegrafo, ele acompnhava a outra linha, que deve ter sido tirada na epoca da reativação temporaria para os trens da leopoldina.
Hoje estive vasculhando site do metro e pré-metrô pra ver se achava fotos das obras...
Fica o misterio das duas estações de Inhauma...
Sem mais, sempre torcendo para as descobertas.
Qto aos trilhos historicos retirados, não acredito que seja obra de membro ou acompanhante do site... que perigo eles veriam os trilhos ali ou a idéia- que achei legal- de preservar e reurbanizar o local?
Irajá sempre vi com uma só linha, pois era apertadinha colada na Automovel Club.
Temos coisas a refletir. Conversando com Jorge, do Face, que parece que foi maquinista da Central, ele disse que locomotiva diesel de bitola estreita só veio a Belford Roxo para arrancar os trilhos acima de B Roxo e que carros metalicos nunca teriam andado na Rio d Ouro. Aqui referindo-se aos de suburbios. Minhas primeiras imgens da Rio Douro, nasci em 52, lembra a linha que aparece nas fotos. Depois começaram umas reformas , bem visiveis as de Vicente de Carvalho, quando realmente colocaram saída para o lado da avenida.. Uma vez entrei na estação de Coelho Neto e parece-me que vi duas linhas, inclusive a chave superior , lado irajá, ficava quase proxima a rua. Outra coisa: logo após Colegio a linha atravessava a rua e antes de Vicente de Carvalho atravessava de novo. Muito bem: parou o trafego. Quando precisou de usá-la só para os trens da Leopoldina, aí acabaram os desvios. Ficou linha singela em tudo. Nem voltou trem de suburbios.
A parte que não lembro de nunca ter visto era justamente a parte de Inhauma a Del Castilho, a que pode ter sido linha dupla. Nos meus tempos falavam-se na colocação da bitola larga e
eletrificação da Rio d Ouro. Ah: parece que antes de chegar a Vicente de Carvalho, vindo de Pavuna, havia um desvio para a fabrica da Vulcan.
Qto a largura das estações, a de Colegio me parecia a mais larga. Na foto classica tbem dá essa impressão. Note bem à direita da foto o poste do telegrafo, ele acompnhava a outra linha, que deve ter sido tirada na epoca da reativação temporaria para os trens da leopoldina.
Hoje estive vasculhando site do metro e pré-metrô pra ver se achava fotos das obras...
Fica o misterio das duas estações de Inhauma...
Sem mais, sempre torcendo para as descobertas.
Qto aos trilhos historicos retirados, não acredito que seja obra de membro ou acompanhante do site... que perigo eles veriam os trilhos ali ou a idéia- que achei legal- de preservar e reurbanizar o local?
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