E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 16 Set 2012, 00:35

De membro do fórum não, mas de alguém que possa acompanhar as postagens, não sei.

Lembro de uma vez que nosso grande amigo Melekh disse que haviam pessoas dentro de alguma instituição (me desculpem, não lembro qual agora) que estavam gostando do nosso trabalho, mas que em contra partida, outros não estavam nada satisfeitos. As postagens são abertas, Hugo. E estava começando a acontecer conversas em torno de preservações. Posso estar errado, mas nada tira isso da minha cabeça.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 16 Set 2012, 11:21

^^ Já começo a me sentir perseguido ...
=O
Hoje voltei ao local, com uma micro-câmera ( :P ) e consegui fazer alguns segundos de vídeo, antes que ela descarregasse (achei que tinha deixado carregando a bateria plugada no USB do computador, mas desliguei o computador antes de dormir !)
:brrb:
O local está abandonadíssimo, e a presença de vários moradores de rua intimida até os moradores.
Uma pena, uma pena ...
==:(
Estou editando um vídeo sobre isso, eu falei que se tivessem retirado os trilhos ía divulgar esse absurdo, então quem quer que tenha feito isso que prepare os ouvidos: vem muita coisa por aí ...
:X:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 16 Set 2012, 11:42

O trecho entre Del Castilho e Inhaúma ainda tinha um muro de cerca de um metro com um pequeno alambrado e era em linha dupla, e após a passagem de nível da rua Padre Januário não tinha nem muro tinha, pois logo a seguir, a linha ficava abaixo do nível da rua, voltando a ter muro e alambrado até além de Engenho da Rainha. Me lembro ainda que antes de chegar à Tomás Coelho, o motorista que seguia pela Automóvel Clube era obrigado a virar à direita pois a Automóvel Clube era interrompida aí, para em seguida entrar à esquerda na Estrada Velha da Pavuna para então cruzar a passagem de nível ali existente ou então continuar seguindo a Automóvel Clube, com o leito da via ficando à esquerda. Isso EU POSSO AFIANÇAR. Daí em diante não tenho lembrança de Vicente de Carvalho nem de Irajá, mas de Colégio me lembro bem, pois a estação construída em ângulo oblíquo à direita me chamava a atenção. Confesso que não tenho certeza se era linha singela ou dupla na plataforma, pois nesse tempo eu tinha oito anos e meu rosto mal alcançava a janela lateral do Gordini que meu pai possuía...

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 16 Set 2012, 11:50

Quanto à foto dos trilhos do Pré Metrô em Acari, nada tem à ver com a estação da Rio D`Ouro, pois os trilhos ficam no meio da Automóvel Clube onde antes havia uma espécie de calçadão, que permitia o acesso à ambos os lados da referida avenida, enquanto o leito da finada ferrovia ficava do lado direito, no sentido Pavuna.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 16 Set 2012, 16:25

Dado e demais foristas:
Lamentável o que ocorreu, mas dei a resposta no próprio tópico.
Tchê: Depois vou tecer maiores detalhes envolvendo Inhaúma okk
DadoDJ escreveu:Pessoal, importantíssimos relatos !
Mas antes de opinar mais, peço que leiam isso, motivo pelo o qual estou de luto, e tem a ver com a EF Rio d'Ouro:

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=45&t=398

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 17 Set 2012, 09:05

ESTAÇÃO INHAÚMA.

Tchê, Hugo e demais foristas.

Pessoal. Se realmente ficar confirmado essa mudança da estação, a qual bateria o martelo apenas se isso ficar confirmado por moradores antigos, chutaria a seguinte hipótese:
As estações de Inhaúma, Botafogo e Pavuna eras as únicas do trecho original.
Calma! :O
O que eu quis dizer é segundo a literatura ferroviária, as demais estações existentes eram simples estribos de madeira, que foram transformadas em construção de alvenaria apenas nos anos 30, sendo a exceção Acari, cuja construção original em alvenaria é de 1926, assim como a caçula E.Rainha, originalmente inaugurada apenas em 1931.

Essas estações durante a sua melhoria já tiveram o seu tamanho compatível com trans maiores e a demanda da Rio D'ouro.
Inhaúma era uma estação estranha, com plataforma pequenina. Talvez não tivesse nem 80 metros.
Parte da sua frente era formada por uma casa e apenas depois vinha a plataforma, pelo menos nas imagens aéreas.

Eu postei aqui uma imagem de 1959, portanto 6 anos depois do mapa que vi na prefeitura, que parecia mostrar o final da plataforma, mas do velho casario de 1898 pelo ângulo apontado.

A localização no mapa de 1953 mostra a indicação da plataforma mais em direção a Del Castilho e separada por 2 linhas.
O velho prédio tinha apenas uma linha passando do lado direito, sentido E.Rainha e as demais linhas formando um pátio.

Apesar de ser difícl, não descarto nem a possibilidade de ter havido a utilização de 2 plataformas em Inhaúma, sendo uma pequena, formada pelo velho prédio (não descartando a possibiidade de ter sido aumentada e por uma mais nova) e pela mais nova, caso se confirme tudo.

Seria muito estranho, pois as mesmas não estariam alinhadas.

De qualquer forma, quando publiquei uma reportagem sobre Inhaúma de 1968, mostrando a casa ocupada por "sem tetos", a referência da mesma era como ex-estação.
E agora? :ttn:

Enquanto as fotos compradas não chegam, segue a foto de 1959 onde eu apontei a suspeita do fim da plataforma de Inhaúma, pois pelo ângulo da foto e tamanho da estação, não teria como o fim da plataforma não aparecer.
Não vou repetir aqui todas as fotos, mas vocês poderão consultar a página 1 desse tópico.

Imagem

Mais abaixo, reproduzi a foto de 1928 onde havia apenas linha singela vinda de Del Castilho e cerca de 100 metros antes de Inhaúma a linha se dividia em um pátio, mas sem tangenciamento com a estação, cujo prédio está representada pela cor vermelha.
A cor lilás representaria o final da plataforma, pelo que parece e o retângulo cinza com a seta verde, o local do prédio, segundo o mapa de 1953.
Inhaúma.zoom.1928 - Cópia.jpg
Isso é que não está batendo, pois na foto do cortejo em 1959 mais acima, parece haver uma plataforma, mas do velho prédio.
Seria impossível ver nessa foto, o prédio mais novo, caso tenha existido, pois estaria bem a direita e totalmente fora da foto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 17 Set 2012, 09:47, em um total de 1 vez.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 17 Set 2012, 09:28

Muitíssimo interessante os fatos. Realmente, essa estação de Inhauma parece ter dançado de local varias vezes ( a foto poderia estar "invertida" ?) ... Se achássemos um maquinista antigo...
Gostei muito das colocações. Um trecho que acho que nunca conheci e´justamente o de Del Castilho a Inhauma ( era um "mistério" para mim, nos tempos de 14 15 16 anos... Quando ficava na plataforma de Del Castilho do eletrico, ficava sempre olhando para o lado da Rio Douro, sentido Inhauma para ver "onde ia a linha"... e realmente como disse o colega aqui, eu só via um muro, me parece amarelo, beirando as linhas, sumindo de vista...
Muito emocionante esse site.

Agora, também é muitissimo estranho, de justamente agora resolverem tirar os trilhos que estavam lá, há quase ou mais de cem anos... esse vai ser outro mistério: quem tirou eles e por quê?
Fazendo votos de mais elucidações,
Hugo.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 17 Set 2012, 13:41

Hugo, o trecho de Del Castilho e Inhaúma ficou intacto até o final dos anos 70, quando começaram as demolições. Havia uma pequena ponte sobre o rio Faria Timbó, na época um valão. Esse valão se situava onde hoje é o leito da linha amarela em direção à Higienópolis. Daí até Inhaúma era uma grande reta ia até a passagem de nível da Padre Januário, passagem essa que foi fechada e quase em frente à atual 44° D.P. Tenho ainda uma foto do valão, que vou procurar e enviar.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 17 Set 2012, 15:20

Estava revendo o filme "O assalto ao trem pagador" cujos lances finais deu-se em Coelho Neto, com o bandido principal correndo para Pavuna, atravessando a passagem de nivel de Pavuna. A unica cena onde aparece onde era a linha da Rio Douro é esta, onde mostra ao fundo o viaduto da Av Brasil e a linha, não visivel, indo para a estação de Coelho Neto. Vou postar aqui apenas como arquivo. Não mostra nada.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 17 Set 2012, 15:26

Coelho Neto; embaixo do viaduto, bem ao fundo está a linha da Rio d Ouro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”