ESTAÇÃO INHAÚMA.
Tchê, Hugo e demais foristas.
Pessoal. Se realmente ficar confirmado essa mudança da estação, a qual bateria o martelo apenas se isso ficar confirmado por moradores antigos, chutaria a seguinte hipótese:
As estações de Inhaúma, Botafogo e Pavuna eras as únicas do trecho original.
Calma!
O que eu quis dizer é segundo a literatura ferroviária, as demais estações existentes eram simples estribos de madeira, que foram transformadas em construção de alvenaria apenas nos anos 30, sendo a exceção Acari, cuja construção original em alvenaria é de 1926, assim como a caçula E.Rainha, originalmente inaugurada apenas em 1931.
Essas estações durante a sua melhoria já tiveram o seu tamanho compatível com trans maiores e a demanda da Rio D'ouro.
Inhaúma era uma estação estranha, com plataforma pequenina. Talvez não tivesse nem 80 metros.
Parte da sua frente era formada por uma casa e apenas depois vinha a plataforma, pelo menos nas imagens aéreas.
Eu postei aqui uma imagem de 1959, portanto 6 anos depois do mapa que vi na prefeitura, que parecia mostrar o final da plataforma, mas do velho casario de 1898 pelo ângulo apontado.
A localização no mapa de 1953 mostra a indicação da plataforma mais em direção a Del Castilho e separada por 2 linhas.
O velho prédio tinha apenas uma linha passando do lado direito, sentido E.Rainha e as demais linhas formando um pátio.
Apesar de ser difícl, não descarto nem a possibilidade de ter havido a utilização de 2 plataformas em Inhaúma, sendo uma pequena, formada pelo velho prédio (não descartando a possibiidade de ter sido aumentada e por uma mais nova) e pela mais nova, caso se confirme tudo.
Seria muito estranho, pois as mesmas não estariam alinhadas.
De qualquer forma, quando publiquei uma reportagem sobre Inhaúma de 1968, mostrando a casa ocupada por "sem tetos", a referência da mesma era como ex-estação.
E agora?
Enquanto as fotos compradas não chegam, segue a foto de 1959 onde eu apontei a suspeita do fim da plataforma de Inhaúma, pois pelo ângulo da foto e tamanho da estação, não teria como o fim da plataforma não aparecer.
Não vou repetir aqui todas as fotos, mas vocês poderão consultar a página 1 desse tópico.
Mais abaixo, reproduzi a foto de 1928 onde havia apenas linha singela vinda de Del Castilho e cerca de 100 metros antes de Inhaúma a linha se dividia em um pátio, mas sem tangenciamento com a estação, cujo prédio está representada pela cor vermelha.
A cor lilás representaria o final da plataforma, pelo que parece e o retângulo cinza com a seta verde, o local do prédio, segundo o mapa de 1953.
Inhaúma.zoom.1928 - Cópia.jpg
Isso é que não está batendo, pois na foto do cortejo em 1959 mais acima, parece haver uma plataforma, mas do velho prédio.
Seria impossível ver nessa foto, o prédio mais novo, caso tenha existido, pois estaria bem a direita e totalmente fora da foto.