E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 18 Set 2012, 21:10

tche escreveu:Hugo, a data a que me refiro é a da reclamação dos moradores pela falta de trens, fato que ocorreu na década de 60, e não em 1925.
^^ Desculpe, Tche. Eu esqueci que quando fazemos citação a uma postagem a imagem não aparece. Do jeito que fiz, ficou um pouco confuso.
Mas realmente a matéria que eu citei era a que falava de uma nova estação proposta em 1925, e a matéria que você perguntou é sobre a reclamação sobre falta de trens.
Ainda falando das imagens postadas, que dor no coração que me deu quando li sobre a venda do "material ferroso" retirado dos trechos Del Castilho-Pavuna e Belford Roxo-Xerém.
:-)(-:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

AVVP
Usuário ativo
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Mar 2012, 21:49

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por AVVP » 18 Set 2012, 21:39

E ai pessoal, descobri o que é ''Guimbu'' b )

'' De conformidade com o Anuário Geográfico do Estado do Rio, do ano de 1954, o Rio ou Canal Sarapuí, tributário da Guanabara, que é também chamado Guimbu, nasce da junção dos rios Bangu e do Cachoeira, e banha os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Meriti e Duque de Caxias. '' (e também Belford Roxo e Mesquita ainda não emancipados na época.)

Fonte: http://historiademeriti.blogspot.com.br ... eriti.html

Mas me parece que essa Parada nunca foi construida, porque Coelho da Rocha já existia (acho né ?),então essa parada Guimbu seria hoje chamada de '' Bayer '' talvez tenha algo a ver com o sub-ramal que chegou a existir, não é ? okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 18 Set 2012, 21:44

AVVP escreveu:E ai pessoal, descobri o que é ''Guimbu'' b )

'' De conformidade com o Anuário Geográfico do Estado do Rio, do ano de 1954, o Rio ou Canal Sarapuí, tributário da Guanabara, que é também chamado Guimbu, nasce da junção dos rios Bangu e do Cachoeira, e banha os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Meriti e Duque de Caxias. '' (e também Belford Roxo e Mesquita ainda não emancipados na época.)

Fonte: http://historiademeriti.blogspot.com.br ... eriti.html

Mas me parece que essa Parada nunca foi construida, porque Coelho da Rocha já existia (acho né ?),então essa parada Guimbu seria hoje chamada de '' Bayer '' talvez tenha algo a ver com o sub-ramal que chegou a existir, não é ? okk

Valeu, AVVP !
app app app
Max de Vasconcellos cita em alguma parte da sua publicação "Vias Brasileiras de Comunicação" este local. Ah ! Acho que nas imagens de Marc Ferrez sobre as obras de abastecimento de água, mostra uma ponte sobre um rio com este nome ... sendo assim, fica fácil identificar o local e a respectiva ponte ! Vou procurar !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 18 Set 2012, 21:51

Encontrei, é isso mesmo ...
Ponte do Guimbu.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 18 Set 2012, 23:07

Olá pessoal, examinando bem a postagem do Hugo Caramuru sobre a venda de material da Rio D´Ouro em 1970, está claro que era do trecho Del Castilho Belford Roxo e Belford Roxo Xerém, já que Tinguá estava extinto desde 1964... Mas e Jaceruba? Oficialmente foi a última das linhas e fechar, mas como o edital de venda não menciona Jaceruba, volto à levantar a reportagem de 1972, cujo teor eu já havia mencionado aqui, e que era sobre a atividade na ferrovia APÓS 1970 além de Belford Roxo, com locomotivas diesel... Ainda não desisti de encontrar a referida reportagem, pois tenho absoluta certeza que a li em princípios de 1972...

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 19 Set 2012, 17:18

Galera , boa tarde ... estou lendo os comentários sobre a retirada dos Trilhos na praça em Maria da Graça ...
E pensei :
Será que foi alguém da prefeitura ou do Estado ( governo em geral ) ... ?
Ou será que foi esses viciados ( moradores de rua , mendigos , etc ) que retiraram os trilhos para vender como ferro e ganhar uma esmola pra comprar Crak ???

É só uma linha de raciocínio que eu ainda não tinha pensado ... e de repente veio isso na cabeça ... De qualquer forma é uma punhalada no coração dos amantes das ferrovias .

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 19 Set 2012, 20:33

ESTAÇÃO INHAÚMA

Para dando um gostinho, estou adiantando o pátio de Inhaúma segundo a restituição em forma de mapa realizada em 1951.
Na seta azul, o local apontado como a estação cercado de 2 linhas (uma de cada lado). A seta vermelha representa o velho prédio. Veja como os prédios apontados no mapa eram diferentes.
Não há um limite da plataforma desenhado, mas há algumas construções no espaço da estação.
Inhaúma1951.jpg
Obs: Eu colori artificialmente o mapa, pois a resolução está muito ruim, pois alguns mapas não tinham sido digitalizados pela Marinha, que o fez de forma mais criteriosa.
Sendo assim, a única forma para que eu tivesse os mesmos detalhes que visto em loco, somente teria a opção de tirar a cópia em papel e escanear depois. De qualquer forma, é para vocês terem uma idéia.


Agora na aerofotografia de 1975, dá para perceber o prédio original da estação ainda sobrevivente, mesmo não restando mais 1 cm de trilhos. Representei o mesmo com a seta vermelha, para coincidir com a foto acima.
Inhaúma 1975.jpg
Espero que gostem. Se precisarem de zoom, eu mando depois, mas a tendência da resolução é piorar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Set 2012, 08:17, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 19 Set 2012, 22:12

Que imagens fantásticas !
app app
Em relação a primeira, tem um arquivo da SMU que mostra esta linha com desvio, se abrindo e fechando alguns metros depois. Acho que foi até você que a postou aqui (ou no TGVBR), Adenilson.
Agora a segunda imagem é muito interessante: a estação ficou ilhada entre as pistas da Automóvel Clube. Será que ela resistiu até quando ? Até as obras do Metrô, de repente ?
A imagem é belíssima mesmo ... dá uma sensação de resistência da estação ... pena que não por muito tempomais.
ptz
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 20 Set 2012, 01:10

Adenílson, este fotograma não poderia ser POSTERIOR à 1975? Pode ser que a minha memória esteja falhando, mas nesse ano, não existiam os viadutos que aparecem próxima à estação, pois o local ainda tinha vestígios da ferrovia, inclusive a passagem de nível sem os trilhos. Ainda era possível ver o leito abandonado desde Del Castilho. Não seria o fotograma do período 79/80?

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 20 Set 2012, 01:15

Outro detalhe importante: a estação antiga foi demolida no final de 1978 e nesse fotograma ela não mais aparece, levando-me a crer que ele seja posterior à 1975...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”