Página 31 de 60

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 18 Set 2012, 21:10
por DadoDJ
tche escreveu:Hugo, a data a que me refiro é a da reclamação dos moradores pela falta de trens, fato que ocorreu na década de 60, e não em 1925.
^^ Desculpe, Tche. Eu esqueci que quando fazemos citação a uma postagem a imagem não aparece. Do jeito que fiz, ficou um pouco confuso.
Mas realmente a matéria que eu citei era a que falava de uma nova estação proposta em 1925, e a matéria que você perguntou é sobre a reclamação sobre falta de trens.
Ainda falando das imagens postadas, que dor no coração que me deu quando li sobre a venda do "material ferroso" retirado dos trechos Del Castilho-Pavuna e Belford Roxo-Xerém.
:-)(-:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 18 Set 2012, 21:39
por AVVP
E ai pessoal, descobri o que é ''Guimbu'' b )

'' De conformidade com o Anuário Geográfico do Estado do Rio, do ano de 1954, o Rio ou Canal Sarapuí, tributário da Guanabara, que é também chamado Guimbu, nasce da junção dos rios Bangu e do Cachoeira, e banha os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Meriti e Duque de Caxias. '' (e também Belford Roxo e Mesquita ainda não emancipados na época.)

Fonte: http://historiademeriti.blogspot.com.br ... eriti.html

Mas me parece que essa Parada nunca foi construida, porque Coelho da Rocha já existia (acho né ?),então essa parada Guimbu seria hoje chamada de '' Bayer '' talvez tenha algo a ver com o sub-ramal que chegou a existir, não é ? okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 18 Set 2012, 21:44
por DadoDJ
AVVP escreveu:E ai pessoal, descobri o que é ''Guimbu'' b )

'' De conformidade com o Anuário Geográfico do Estado do Rio, do ano de 1954, o Rio ou Canal Sarapuí, tributário da Guanabara, que é também chamado Guimbu, nasce da junção dos rios Bangu e do Cachoeira, e banha os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Meriti e Duque de Caxias. '' (e também Belford Roxo e Mesquita ainda não emancipados na época.)

Fonte: http://historiademeriti.blogspot.com.br ... eriti.html

Mas me parece que essa Parada nunca foi construida, porque Coelho da Rocha já existia (acho né ?),então essa parada Guimbu seria hoje chamada de '' Bayer '' talvez tenha algo a ver com o sub-ramal que chegou a existir, não é ? okk

Valeu, AVVP !
app app app
Max de Vasconcellos cita em alguma parte da sua publicação "Vias Brasileiras de Comunicação" este local. Ah ! Acho que nas imagens de Marc Ferrez sobre as obras de abastecimento de água, mostra uma ponte sobre um rio com este nome ... sendo assim, fica fácil identificar o local e a respectiva ponte ! Vou procurar !

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 18 Set 2012, 21:51
por DadoDJ
Encontrei, é isso mesmo ...
Ponte do Guimbu.png

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 18 Set 2012, 23:07
por tche
Olá pessoal, examinando bem a postagem do Hugo Caramuru sobre a venda de material da Rio D´Ouro em 1970, está claro que era do trecho Del Castilho Belford Roxo e Belford Roxo Xerém, já que Tinguá estava extinto desde 1964... Mas e Jaceruba? Oficialmente foi a última das linhas e fechar, mas como o edital de venda não menciona Jaceruba, volto à levantar a reportagem de 1972, cujo teor eu já havia mencionado aqui, e que era sobre a atividade na ferrovia APÓS 1970 além de Belford Roxo, com locomotivas diesel... Ainda não desisti de encontrar a referida reportagem, pois tenho absoluta certeza que a li em princípios de 1972...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Set 2012, 17:18
por RODRIGO MONSORES
Galera , boa tarde ... estou lendo os comentários sobre a retirada dos Trilhos na praça em Maria da Graça ...
E pensei :
Será que foi alguém da prefeitura ou do Estado ( governo em geral ) ... ?
Ou será que foi esses viciados ( moradores de rua , mendigos , etc ) que retiraram os trilhos para vender como ferro e ganhar uma esmola pra comprar Crak ???

É só uma linha de raciocínio que eu ainda não tinha pensado ... e de repente veio isso na cabeça ... De qualquer forma é uma punhalada no coração dos amantes das ferrovias .

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Set 2012, 20:33
por Adenilson
ESTAÇÃO INHAÚMA

Para dando um gostinho, estou adiantando o pátio de Inhaúma segundo a restituição em forma de mapa realizada em 1951.
Na seta azul, o local apontado como a estação cercado de 2 linhas (uma de cada lado). A seta vermelha representa o velho prédio. Veja como os prédios apontados no mapa eram diferentes.
Não há um limite da plataforma desenhado, mas há algumas construções no espaço da estação.
Inhaúma1951.jpg
Obs: Eu colori artificialmente o mapa, pois a resolução está muito ruim, pois alguns mapas não tinham sido digitalizados pela Marinha, que o fez de forma mais criteriosa.
Sendo assim, a única forma para que eu tivesse os mesmos detalhes que visto em loco, somente teria a opção de tirar a cópia em papel e escanear depois. De qualquer forma, é para vocês terem uma idéia.


Agora na aerofotografia de 1975, dá para perceber o prédio original da estação ainda sobrevivente, mesmo não restando mais 1 cm de trilhos. Representei o mesmo com a seta vermelha, para coincidir com a foto acima.
Inhaúma 1975.jpg
Espero que gostem. Se precisarem de zoom, eu mando depois, mas a tendência da resolução é piorar.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 19 Set 2012, 22:12
por DadoDJ
Que imagens fantásticas !
app app
Em relação a primeira, tem um arquivo da SMU que mostra esta linha com desvio, se abrindo e fechando alguns metros depois. Acho que foi até você que a postou aqui (ou no TGVBR), Adenilson.
Agora a segunda imagem é muito interessante: a estação ficou ilhada entre as pistas da Automóvel Clube. Será que ela resistiu até quando ? Até as obras do Metrô, de repente ?
A imagem é belíssima mesmo ... dá uma sensação de resistência da estação ... pena que não por muito tempomais.
ptz

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 01:10
por tche
Adenílson, este fotograma não poderia ser POSTERIOR à 1975? Pode ser que a minha memória esteja falhando, mas nesse ano, não existiam os viadutos que aparecem próxima à estação, pois o local ainda tinha vestígios da ferrovia, inclusive a passagem de nível sem os trilhos. Ainda era possível ver o leito abandonado desde Del Castilho. Não seria o fotograma do período 79/80?

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 01:15
por tche
Outro detalhe importante: a estação antiga foi demolida no final de 1978 e nesse fotograma ela não mais aparece, levando-me a crer que ele seja posterior à 1975...