Dado: Obrigado.
Respondendo a sua pergunta, segundo relatos, inclusive do próprio Tchê acima, apontam que a estação teria sobrevivido até 1978.
Não sei se é impressão minha ou é a qualidade da foto, mas parece que o estado de conservação da estação está melhor que naquela reportagem de 1968. Será?
O fato de terem construídos caminhos sinuosos em torno da mesma nos leva a crer que tentaram preservar o prédio.
Sobre a duplicação da Automóvel Clube, a situação está diferente de hoje e a aerofotografia comprova que uma das justificativas alegadas para a extinção da Rio D'ouro ser a duplicação da via é um mito.
Na foto de 1975, a pista mais interna (ao lado do velho prédio) hoje é ocupada pela linha do metrô e a pista mais nova (do lado da Padre Januário) era onde antes estava o leito.
Se houve um prédio mais novo, como mostra o mapa de 1951, o mesmo foi derrubado para a duplicação da via.
Quando as obras do metrô se iniciaram, a pista adjacente ao prédio ( a direita do mesmo-sentido E.Rainha) passou a ser a linha do metrô e mais espaço junto a pista junto a Padre Januário teve que ser desapropriado para a inserção da nova pista.
Tchê. Acho que a sua memória não está lhe traindo.
Não há viaduto algum na foto. Apenas um caminho sinuoso que foi feito logo depois do velho prédio onde antes havia a plataforma e um anterior, que existe até hoje.
Outra coisa é que a estação original (caso tenha havido uma mais nova) está lá mostrada por mim pela seta vermelha como no mapa restituído de 1951.
Dá uma lida nas explicações que dei ao Dado acima e foi o que parece ter acontecido.
A sua lembrança de 1978 deve ser do velho prédio que ainda está na aerofotografia de 1975.
Sobre a mancha escura ser algo da estação, não penso assim, pois uma "provável estação mais nova" em 1975 estaria ocupando o espaço da pista voltado para a Padre Januário, onde deveriam caber uma plataforma e dois trilhos (um de cada lado) de bitola métrica. Um desses trihos , o mais interno, que era voltado para o lado do cemitério, era o mesmo que "atendia" ao prédio mais antigo alguns metros a frente (sentido E.Rainha), portanto havia uma certa diagonal em relação a posição de ambas as plataformas.
Veja o mapa de 1951 onde o velho prédio (o sobrevivente em 1975) está apontado pela seta vermelha.
