Página 32 de 60

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 01:22
por tche
Mais um detalhe: tive o cuidado de utilizar um zoom de aproximação bem acentuado, e me parece que no local da seta indicando o prédio da estação existe um grande descampado em tom mais escuro, mas nenhum prédio...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 08:36
por Adenilson
Dado: Obrigado.
Respondendo a sua pergunta, segundo relatos, inclusive do próprio Tchê acima, apontam que a estação teria sobrevivido até 1978.
Não sei se é impressão minha ou é a qualidade da foto, mas parece que o estado de conservação da estação está melhor que naquela reportagem de 1968. Será?

O fato de terem construídos caminhos sinuosos em torno da mesma nos leva a crer que tentaram preservar o prédio.

Sobre a duplicação da Automóvel Clube, a situação está diferente de hoje e a aerofotografia comprova que uma das justificativas alegadas para a extinção da Rio D'ouro ser a duplicação da via é um mito.
Na foto de 1975, a pista mais interna (ao lado do velho prédio) hoje é ocupada pela linha do metrô e a pista mais nova (do lado da Padre Januário) era onde antes estava o leito.
Se houve um prédio mais novo, como mostra o mapa de 1951, o mesmo foi derrubado para a duplicação da via.

Quando as obras do metrô se iniciaram, a pista adjacente ao prédio ( a direita do mesmo-sentido E.Rainha) passou a ser a linha do metrô e mais espaço junto a pista junto a Padre Januário teve que ser desapropriado para a inserção da nova pista.

Tchê. Acho que a sua memória não está lhe traindo.
Não há viaduto algum na foto. Apenas um caminho sinuoso que foi feito logo depois do velho prédio onde antes havia a plataforma e um anterior, que existe até hoje.
Outra coisa é que a estação original (caso tenha havido uma mais nova) está lá mostrada por mim pela seta vermelha como no mapa restituído de 1951.
Dá uma lida nas explicações que dei ao Dado acima e foi o que parece ter acontecido.

A sua lembrança de 1978 deve ser do velho prédio que ainda está na aerofotografia de 1975.

Sobre a mancha escura ser algo da estação, não penso assim, pois uma "provável estação mais nova" em 1975 estaria ocupando o espaço da pista voltado para a Padre Januário, onde deveriam caber uma plataforma e dois trilhos (um de cada lado) de bitola métrica. Um desses trihos , o mais interno, que era voltado para o lado do cemitério, era o mesmo que "atendia" ao prédio mais antigo alguns metros a frente (sentido E.Rainha), portanto havia uma certa diagonal em relação a posição de ambas as plataformas.
Veja o mapa de 1951 onde o velho prédio (o sobrevivente em 1975) está apontado pela seta vermelha.okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 09:53
por Adenilson
ESTAÇÃO ENGENHO DA RAINHA

Pessoal. Seguindo com as fotos, posto uma de Engenho da Rainha.
Antes uma observação, as fotos dos mapas restitídos de Inhaúma e Engenho da Rainha foram as que tiveram pior resolução, portanto a tendência das postagens é de melhora.

Apesar da planta estar péssima, posso narrar o que vi na prefeitura.
As linhas chegavam dupla a E.Rainha e "abraçavam a plataforma". Havia paralela a linha da esquerda (sentido Vicente de Carvalho), se não me engano, uma terceira linha que não tinha continuidade para Inhaúma.
Voltando, as linhas seguiam dupla depois de E.Rainha, mas não estou recordando agora quantos metros mais a frente. Acho que iam próximas onde era E.Mato.
E.Rainha1953.jpg
Abaixo, segue uma surpresa. Eu achava que E.Rainha tinha sido demolida em 1975, mas observei o que parece ser a cobertura de uma estação, a qual destaquei com seta azul.
Vejam e observem se pode ser a cobertura da estação. O fato é que a mesma está onde a estação era mesmo.
O local tinha sido já terrivelmente invadido em 1975.
Podemos observar algumas "cicatrizes" formadas pelo antigo leito da Rio D'ouro, por isso dei uma caprichada na ampliação. okk
E.Rainha1975.jpg

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 20 Set 2012, 13:00
por HUGO CARAMURU
noticias.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 08:38
por Adenilson
ESTAÇÃO VICENTE DE CARVALHO

Pessoal, seguem agora aspectos referentes ao pátio de Vicente de Carvalho em 1953 e da aerofotogrametria de 1975.
Antes gostaria de agradecer o Hugo pela reportagem reforçando que os mapas estão mostrando sobre a linha dupla da Rio D'ouro se estender até Engenho da Rainha, na realidade se tornando singela apenas depois desta.

Vamos lá.

Mapa de Vicente de Carvalho de 1953, agora sim muito mais nítido.
Se lembram quando comentei que algumas estações estavam desenhadas em detalhe, dando uma idéia de tamanho da plataforma? Pois é, é o caso de V.Carvalho.
No lado extremo esquerdo podemos ver um quadrado que representa a bilheteria e mais ao centro, limitado por um retângulo acinzentado, é o que parece ser a cobertura da estação.
Reparem também no desvio que segue sem saída até um ponto paralelo a Av. Vicente de Carvalho.
V.Carvalho1953.jpg
Agora uma foto, tirada um ano depois do mapa acima mostrando um acidente com o lotação.
Repare na foto abaixo, a mesma bilheteria representada no mapa acima e o desvio a esquerda no canto inferior. Mais ao fundo da estação, podemos ver uma cobertura.
V.Carvalho3...1954.jpg
Foto de outro ângulo mostrando a linha dupla em Vicente de Carvalho e tudo indica que o fotógrafo está de costas para Irajá e frente para E.Rainha.
Vale salientar que a linha vinha singela antes da estação, tornando-se tal de novo depois da saída do pátio.
V.Carvalho1..1954.jpg
O que alguns foristas aqui dizem sobre linha singela no pátio de Vicente de Carvalho já deve ser da época em que apenas os trens da Leopoldina operava por ali provisoriamente.

Para finalizar, segue a aerofotografia de 1975. Algumas pessoas juram que a estação sobreviveu por uns 13 anos depois do encerramento do tráfego para passageiros, mas em 1975 não parece haver mais nada lá.
Se havia alguma coisa, eram restos de plataforma que pareciam não dar contraste com o restante, mas realmente não parece haver mais o sinal de estação.
Representei com uma seta vermelha onde a mesma deveria estar.
Tirem suas conclusões. okk
V.Carvalho1975.jpg

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 10:01
por tche
Não tenho lembrança de Vicente de Carvalho antes de 1975, mas a data do fotograma é coerente, pois nela existem ainda sombras da passagem de nível e do antigo leito.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 10:20
por HUGO CARAMURU
Boa a do mapa!..
É do meu tempo este mapa, nasci em 52 e esse panorama ficou até meados de 60...inclusive ali vê-se o ramal que vi muitas vezes com vagões de carga parados... era o resto da antiga linha que ia até a praia, via Penha ...
Só um pequena observação: acho que o trilho que aparece em meio dos paralelepipedos bem no canto esquerdo da foto era trilho do bonde, que vinha de Vaz Lobo e ia em direção a Penha. A desvio era mais no começo da plataforma, como dá pra se ver a haste do AMV (desvio) logo após a vala do "mata burros".
Aproveito para anexar mais uma reportagem.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 10:22
por HUGO CARAMURU
No meu Facebook, albuns, tem varias e varias reportagens sobre a Rio Douro, inclusive esta.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 10:24
por HUGO CARAMURU
E vamos falar de Liberdade.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 21 Set 2012, 10:25
por HUGO CARAMURU
Noticias de Liberdade.