Página 35 de 60

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 13:31
por Francisco Amaral
Adenilson, eu vi sua errata. Para não ficarmos discutindo a toa, fiz uma sobreposição de onde acho que ficava a estação. Em vermelho a linha, em amarelo a plataforma:
iraja.JPG

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 13:41
por Adenilson
Dado e demais foristas: Tenho trabalhado de uma forma indireta, mas simples de converter a extensão TIFF em JPEG.

1) Eu tenho o Office Picture Manager, que acredito seja parte do pacote office pelo nome, então todos tem que ter. Na hora de selecionar uma foto para visualização, é só utilizar o "abrir com" e seleconar o Picture Manager.

2) Cumprida essa etapa e com o programa aberto clique em Arquivo e depois vá em enviar para, selecionando o Power Point.

3) A partir daí, vc pode ou não digitar algo na foto e com a apresentação aberta, clique em Salvar Como:

4) Dê o nome que vc quiser e salve na pasta que vc quiser, mas o principal vem agora. Ao clicar salvar como, o programa vai te dar várias opções. Escolha a última. Salvar a cópia do documento em outros formatos e escolha a extensão JPG na barra de rolagem que vai aparecer.

5) Ao salvar, não feche o Power Point usado na edição, pois o próprio programa vai "perguntar" a condição de salvamento.Clique em salvar Slide atual .
A partir daí, vc poderá fechar tudo sem salvar.

Obs: A transformação do formato TIFF para JPEG compromete a resolução, mas vcs podem fazer o teste em casa. É simples e não precisa baixar nenhum programa. okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 13:46
por Adenilson
Entendi Amaral.
Agora foi questão de distância lateral em apenas alguns metros, mas antes eu realmente tinha errado feio na postagem como te expliquei.
Mesmo hoje a situação das pistas está diferente de 1975, por causa do metrô, que por sua vez estava diferente do tempo que a estação existia.
Eu tinha reparado na construção que vc se referiu, que estaria ocupando o trajeto da linha caso fosse ali, mas poderia ser algo muito novo na época.
De qualquer forma a minha idéia geral está sendo colocar a seta não muito próxima ao local exato para não comprometer a visualização do mesmo.
Infelizmente, o fato mais importante é que a estação não estava mais lá em 1975. :O
Valeu a dica, pois vc está mais familiarizado com essas mudanças nas pistas da Automóvel Clube. okk
Francisco Amaral escreveu:Adenilson, eu vi sua errata. Para não ficarmos discutindo a toa, fiz uma sobreposição de onde acho que ficava a estação. Em vermelho a linha, em amarelo a plataforma:
iraja.JPG

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 15:44
por tche
Francisco Amaral, a sua superposição está perfeita. A linha da Rio D´Ouro ficava espremida entre a plataforma da estação e o muro do terreno que hoje pertence ao bloco "Boêmios de Irajá", quase na esquina de Monsenhor Félix. Hoje em dia é possível identificar o local.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 17:39
por DadoDJ
Adenilson escreveu:Dado e demais foristas: Tenho trabalhado de uma forma indireta, mas simples de converter a extensão TIFF em JPEG.

1) Eu tenho o Office Picture Manager, que acredito seja parte do pacote office pelo nome, então todos tem que ter. Na hora de selecionar uma foto para visualização, é só utilizar o "abrir com" e seleconar o Picture Manager.

2) Cumprida essa etapa e com o programa aberto clique em Arquivo e depois vá em enviar para, selecionando o Power Point.

3) A partir daí, vc pode ou não digitar algo na foto e com a apresentação aberta, clique em Salvar Como:

4) Dê o nome que vc quiser e salve na pasta que vc quiser, mas o principal vem agora. Ao clicar salvar como, o programa vai te dar várias opções. Escolha a última. Salvar a cópia do documento em outros formatos e escolha a extensão JPG na barra de rolagem que vai aparecer.

5) Ao salvar, não feche o Power Point usado na edição, pois o próprio programa vai "perguntar" a condição de salvamento.Clique em salvar Slide atual .
A partir daí, vc poderá fechar tudo sem salvar.

Obs: A transformação do formato TIFF para JPEG compromete a resolução, mas vcs podem fazer o teste em casa. É simples e não precisa baixar nenhum programa. okk
Adenilson, só após conversarmos por telefone é que vi a sua postagem e esquema acima. A opção é válida, mas só queria fazer uma ressalva: o Power Point (e outros softwares como o próprio Paint, que vem no Windows) tem uma desvantagem ao salvar no formato JPG: não oferecer a opção de escolher o nível de compressão JPG e consequentemente a qualidade com que poderíamos salvar. Em softwares mais específicos, como o Photoshop, tem-se a opção de salvar equalizando qualidade e tamanho de arquivo, em um nível de 1 a 12 de compressão (e perda de dados).
Costumo salvar em qualidade máxima, utilizo a compressão mínima (qualidade 12), mas em nível 8 já é bem favorável a qualidade da imagem em JPG.
Enviei uma MP a você, dê uma olhada !
Mais tarde pretendo voltar aqui.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 22 Set 2012, 17:48
por tche
Com relação à estação de Inhaúma, após farto material postado, chega-se à conclusão que, na época da desativação a que era utilizada ficava junto à plataforma que aparece nos mapas, e não aquela antiga e invadida, tendo em vista o seu estado precário e a sua arquitetura, que era de 1898. A estação utilizada, a qual não temos a foto, supõe-se que era menor, baixa, e um pouco comprida, semelhante às de Engenho da Rainha e Acari, que eram de construção mais recente.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Set 2012, 11:16
por Adenilson
Dado: Realmente o photoshop tem muito mais recursos. Aquelas modelos de revista que o digam :lol:
Realmente não dá para nivelar a compactação do arquivo na transfprmação para JPEG, mas esse pode ser um recurso para quem não tem o Photoshop.

Tchê: Tudo indica isso mesmo. A antiga estação de Inhaúma teria uma plataforma pequena, mas o que mais está me deixando com cabelo em pé foi que ao mostrar a foto de Inhaúma para o meu chefe, o mesmo disse se lembrar passar por aquela casinha e ele não é tão idoso a ponto de somente ter "pego" a época da estação original.
Vamos tantar conseguir fotos dessa estação mais "modernizada" e tentar dirimir o que realmente aconteceu. okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Set 2012, 11:27
por Adenilson
ESTAÇÃO DE COELHO NETO

Pessoal, segue abaixo o mapa da estação de Coelho Neto praticamente no centro da imagem, mostrando que nessa época, junto com Irajá, eram as únicas estações que recebiam linha singela em seu pátio.
Também pudera. Com um prédio tão bonito seria um "crime" deslocar uma linha a mais na frente da estação. O recurso seria construir uma plataforma a mais atrás do prédio, mas isso não foi feito, ficando o pátio com linha singela.
Vale salientar aqui a arquitetura similar desse prédio com o da estação Maria da Graça.
Coelho Neto1953.jpg
Abaixo segue a estação Coelho Neto com o prédio principal representado por mim pela seta azul. Não é surpresa o prédio estar de pá em 1975, até porquê o mesmo está de pé hoje :DD.
De qualquer forma marquei com setas amarelas o que parecia ser ainda resquícios da existência de uma plataforma. okk
Não me perguntem o que são as listras paralelas claras na frente da estação. Seria um estacionamento improvisado com suas marcações?
Coelho Neto1975.jpg

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Set 2012, 11:59
por tche
Adenílson, você está certo ao assinalar o local da estação com a seta azul. Não me lembro do prédio da estação, mas me lembro de Coelho Neto, e de Colégio até lá a A. Clube era em mão dupla em 75 e contornava a praça, seguindo em direção à Acari. O leito da Rio D´Ouro à partir de Colégio ficava bem afastado da via até chegar à Coelho Neto. Infelizmente não tenho lembrança da estação...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Set 2012, 13:56
por HUGO CARAMURU
O forum tá cada vez melhor.
Anexo uma foto interessante tirada do jornal "Diario de Notícias".