E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Como podem ver , o formato de "osso" era a calçada central que se alargava em curva nas extremidades.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
reportagem sobre a duplicação da Rio Douro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Grande Hugo !
Show !

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- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Matéria falando sobre trens semi-expressos D.Pedro II-Acari (publicada no Correio da Manhã em 27/12/1950):
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Pessoal,
Há um tempo atrás o Melekh postou a foto abaixo, mas estava com menor resolução.
Na mesma vemos a Estrada da Pavuna como denominada nos créditos do fotógrafo Augusto Malta, mas não há data.
A mesma foi especulada por mim.
Reparem que lá atrás há um maciço.
O Melekh levantou a possibilidade de ser na João Ribeiro, mas poderia ser a Automóvel Clube?
Reparem a esquerda da foto, a Rio D'ouro sobre um pequeno talude.
Depois comento mais.
Há um tempo atrás o Melekh postou a foto abaixo, mas estava com menor resolução.
Na mesma vemos a Estrada da Pavuna como denominada nos créditos do fotógrafo Augusto Malta, mas não há data.
A mesma foi especulada por mim.
Reparem que lá atrás há um maciço.
O Melekh levantou a possibilidade de ser na João Ribeiro, mas poderia ser a Automóvel Clube?
Reparem a esquerda da foto, a Rio D'ouro sobre um pequeno talude.
Depois comento mais.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 27 Set 2012, 09:59, em um total de 1 vez.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Assim que puder vou dar uma pesquisada.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado.
Eu editei a foto acima inserindo uma com o paint no tamanho original, pois ao colocar a legenda no power-point, a resolução caiu muito como eu já havia lhe dito.
O problema no paint é que eu não estava conseguindo extender a caixa de digitação do texto além do exposto na tela e quando a letra era aumentada, o parágrafo se alterava
dentro da mesma informação, deixando o cabeçalho feio.
Se eu deixasse a fonte pequena, ao salvar o arquivo, sequer conseguia ler.
Fiquei fuçando o paint e descobri como deixar a caixa de texto maior em relação a imagem.
Então deixei postada acima as duas imagens. Se ficar difícil visualizar, não tem problema, pois eu posso editar deletar a maior, mas o detalhe servirá para comparar o relevo do maciço
ao fundo.
Esse teste que fiz foi importante para suprir aquele problema que vc comentou em relação ao tamanho da fonte nas plantas a serem postadas.
Eu editei a foto acima inserindo uma com o paint no tamanho original, pois ao colocar a legenda no power-point, a resolução caiu muito como eu já havia lhe dito.
O problema no paint é que eu não estava conseguindo extender a caixa de digitação do texto além do exposto na tela e quando a letra era aumentada, o parágrafo se alterava
dentro da mesma informação, deixando o cabeçalho feio.
Se eu deixasse a fonte pequena, ao salvar o arquivo, sequer conseguia ler.
Fiquei fuçando o paint e descobri como deixar a caixa de texto maior em relação a imagem.
Então deixei postada acima as duas imagens. Se ficar difícil visualizar, não tem problema, pois eu posso editar deletar a maior, mas o detalhe servirá para comparar o relevo do maciço
ao fundo.
Esse teste que fiz foi importante para suprir aquele problema que vc comentou em relação ao tamanho da fonte nas plantas a serem postadas.

DadoDJ escreveu:Essa foto é ótima para comparar o relevo. A resolução está bem melhor do que a postada anteriormente !
Assim que puder vou dar uma pesquisada.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
A foto faz parte do livro "O Rio de Janeiro de Lima Barreto" vol. II, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, edição restrita, e a data da mesma é de 1918.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Parece mesmo ser a atual Av.João Ribeiro.
Dei uma rápida olhada no Google Maps, na citada avenida quase esquina com a Rua Jacinta Rebelo, e os ângulos das curvas na foto antiga e atualmente se parecem.
Além disso, reparei outros detalhes:
1-Apesar da curva na foto antiga parecer mais fechada que atualmente, acredito que possa ser o mesmo trecho;
2-Na foto antiga, não existe a rua Jacinta Rebelo, mas isso pode ser confirmado examinando mapas antigos, da época (década de 1910 e 1920), e verificar se existia algum arruamento ali;
3-O relevo não pode ser visto no Google Sreet View atualmente devido às construções existentes. Mas a partir do viaduto Cristóvão Colombo (sobre a Linha Auxiliar), o relevo se parece muito !
Com um detalhe: na foto antiga, não aparece do lado esquerdo uma elevação mais alta, que acredito ser o morro do Juramento. Mas é porque o ângulo é mais fechado, e do lado direito, o relevo se assemelha muito ao atual;
4-Na foto maior, mais detalhada, pode-se ver uma mancha atrás dos morros em primeiro plano: essa mancha é outra elevação, que pode ser vista e comparada com a imagem atual.
5-Curiosidades: eu não havia reparado nisso antes, mas o Google nomeia a região próxima ao Morro do Urubu como "Terra Nova" e tem duas estações marcadas no mapa: Cintra Vidal e Pilares ...
Sendo assim, acredito que o trecho mostrado na imagem de 1918 (valeu, Tche ! ! !) é realmente a atual Rua João Ribeiro, quase esquina com Rua Jacinta Rebelo. Só falta confrontar os mapas antigos ...
Pra ser a Av.Automóvel Clube, o morro do Juramento estaria praticamente "de frente", e apareceria na imagem antiga ...
Dei uma rápida olhada no Google Maps, na citada avenida quase esquina com a Rua Jacinta Rebelo, e os ângulos das curvas na foto antiga e atualmente se parecem.
Além disso, reparei outros detalhes:
1-Apesar da curva na foto antiga parecer mais fechada que atualmente, acredito que possa ser o mesmo trecho;
2-Na foto antiga, não existe a rua Jacinta Rebelo, mas isso pode ser confirmado examinando mapas antigos, da época (década de 1910 e 1920), e verificar se existia algum arruamento ali;
3-O relevo não pode ser visto no Google Sreet View atualmente devido às construções existentes. Mas a partir do viaduto Cristóvão Colombo (sobre a Linha Auxiliar), o relevo se parece muito !
Com um detalhe: na foto antiga, não aparece do lado esquerdo uma elevação mais alta, que acredito ser o morro do Juramento. Mas é porque o ângulo é mais fechado, e do lado direito, o relevo se assemelha muito ao atual;
4-Na foto maior, mais detalhada, pode-se ver uma mancha atrás dos morros em primeiro plano: essa mancha é outra elevação, que pode ser vista e comparada com a imagem atual.
5-Curiosidades: eu não havia reparado nisso antes, mas o Google nomeia a região próxima ao Morro do Urubu como "Terra Nova" e tem duas estações marcadas no mapa: Cintra Vidal e Pilares ...
Sendo assim, acredito que o trecho mostrado na imagem de 1918 (valeu, Tche ! ! !) é realmente a atual Rua João Ribeiro, quase esquina com Rua Jacinta Rebelo. Só falta confrontar os mapas antigos ...
Pra ser a Av.Automóvel Clube, o morro do Juramento estaria praticamente "de frente", e apareceria na imagem antiga ...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado e demais.
Eu realmente estou tendendo mais para a João Ribeiro, Estrada Nova da Pavuna na época.
Eu esperei a opinião de vocês, mas estou inclinado a achar que se trata dessa rua, porém no sentido centro.
O maciço ao fundo parece ser o do Sumaré e a Serra dos Pretos Forros não aparece por estar mais a direita.
Vejam a foto ampliada e como ao fundo, depois de uma casinha, parece haver ou uma curva para a esquerda, fazendo um S, ou uma entrada para a lateral da casa.
Infelizmente o mato esconde a continuidade da via.
Imagino que a Rio D'ouro deveria ir a direita da via (sentido E.Mato, mas mapas antigos que consegui irão dirimir isso).
Tem um detalhe. Se essa for (sse) a J.Ribeiro (Estrada da Pavuna), a mesma estaria lá ainda em 1918?
Eu realmente estou tendendo mais para a João Ribeiro, Estrada Nova da Pavuna na época.
Eu esperei a opinião de vocês, mas estou inclinado a achar que se trata dessa rua, porém no sentido centro.
O maciço ao fundo parece ser o do Sumaré e a Serra dos Pretos Forros não aparece por estar mais a direita.
Vejam a foto ampliada e como ao fundo, depois de uma casinha, parece haver ou uma curva para a esquerda, fazendo um S, ou uma entrada para a lateral da casa.
Infelizmente o mato esconde a continuidade da via.
Imagino que a Rio D'ouro deveria ir a direita da via (sentido E.Mato, mas mapas antigos que consegui irão dirimir isso).
Tem um detalhe. Se essa for (sse) a J.Ribeiro (Estrada da Pavuna), a mesma estaria lá ainda em 1918?
