E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
tche
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 27 Set 2012, 14:48

No livro mencionado, no rodapé da foto está escrito "Estrada da Pavuna 1918". Daí depreende-se que...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Set 2012, 16:55

Pessoal, olha só: Inhauma!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Set 2012, 16:57

A Noite, 11 março de 1938:

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 27 Set 2012, 17:20

Fantástica a imagem app app app
Eu levantei uma dúvida sobre uma postagem apontando Inhaúma no tópico curiosidades em função do ângulo do cruzamento com as
linhas do metrô e trem, mas agora a situação está mais coerente.
Me parece (não estou certo) que o lado esquerdo é da Padre Januário e o lado, havendo ainda uma outra esquina, que seria a Dona Luísa.Dá a impressão de ver a pontinha dessa esquina.
Do lado direito parece ser o lado voltado para o cemitério.

Acho que a questão sobre uma edificação nova em Inhaúma está dirimida. Não haveria tecnicamente como inserir uma linha de cada lado no prédio original, pois a
linha avançaria pela atual praça, quase chegando a rua, pois a estação original era na praça.
Parece que a foto mostra a edificação nova, mas para trás em direção a Del Castilho.
A foto está muito ruim em definição, mas me parecia uma bela estação.
O prédio original teria que estar do lado direito mais próximo ao fotógrafo e me dá até a impressão de ver algo parecido com um telhado no meio das árvores do lado direito da foto.
Mais uma vez parabéns. app okk
Em compensação, que trecho seria o da postagem acima? :ttn:
Alguém arrisca? Tem um morro enorme lá atrás.

Se eu fosse você, isolava a área da foto, colocava uns créditos e mandava para o site "estações ferroviárias".

Um abraço.

HUGO CARAMURU escreveu:Pessoal, olha só: Inhauma!

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 27 Set 2012, 18:55

Adenilson, a última foto postada pelo Hugo, mostrando um morro enorme ao fundo, tenho certeza quase matemática que seria a Av.Automóvel Clube, quase chegando à Engenho do Matto.
Este morro deve ser o do Juramento, muito provavelmente. Está muito perto, aparentemente. A curva em direção a Vicente de Carvalho deve fica a poucos metros a frente.
Fantástica pesquisa e descobertas do Hugo ! Muito, muito, mas muito show de bola mesmo ! ! !
Agora, uma observação: Hugo, na última imagem eu notei que você a salvou dando um print screen nela, pois aparece trechos da janela do seu navegador.
Dá pra salvar a imagem inteira e editar depois: basta clicar com o botão direito sobre a imagem, em seu tamanho original, e escolher "Salvar imagem como ..."
Mais uma vez: PARABÉNS ! ! !
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 27 Set 2012, 23:01

A foto é bem conclusiva. A estação aparece à direita na foto, e a confluência das ruas D. Luísa e Padre Januário à esquerda não deixan dúvidas. Fora da foto, do lado esquerdo seria o local da futura 44° delegacia policial. O fotógrafo está voltado para Del Castilho e de costas para Engenho da Rainha.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 28 Set 2012, 23:01

Olá pessoal, o local da foto de Inhaúma em 1947 que foi postada pelo Hugo Caramuru, atualmente está assim:

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 04 Out 2012, 16:10

A única coisa que me deixou em dúvidas foi o talude a esquerda da foto parecendo com uma rua mais alta.

DadoDJ escreveu:Adenilson, a última foto postada pelo Hugo, mostrando um morro enorme ao fundo, tenho certeza quase matemática que seria a Av.Automóvel Clube, quase chegando à Engenho do Matto.
Este morro deve ser o do Juramento, muito provavelmente. Está muito perto, aparentemente. A curva em direção a Vicente de Carvalho deve fica a poucos metros a frente.
Fantástica pesquisa e descobertas do Hugo ! Muito, muito, mas muito show de bola mesmo ! ! !
Agora, uma observação: Hugo, na última imagem eu notei que você a salvou dando um print screen nela, pois aparece trechos da janela do seu navegador.
Dá pra salvar a imagem inteira e editar depois: basta clicar com o botão direito sobre a imagem, em seu tamanho original, e escolher "Salvar imagem como ..."
Mais uma vez: PARABÉNS ! ! !
app app app

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 04 Out 2012, 16:16

Tchê.
Você tem toda a razão.
A rua onde os ônibus estão estacionados não existia.
Pode ver no google que todas as casas, com exceção de obras mais recentes, não tem frente voltada para essa rua nesse trecho, pois ali era a ferrovia, mesmo sendo a de linha singela que atendia o velho prédio que ficava na praça.
Com o advento da estação nova servida por linha dupla, onde estão os ônibus, um trilho comum que atendia o velho prédio permeceu onde estava e a linha nova deve estar onde hoje é a calçada junto ao muro do metrô, ou quem sabe até uma linha do metrô, dependendo da largura da plataforma mais nova de Inhaúma.
A única observação que eu faria é que o velho prédio era imediatamente ao lado direito de onde estão os ônibus e a plataforma da estação nova mais ao fundo (uns 50 metros) e onde é o limite da rua com a calçada da estação do metrô.
As estações nova e velha não eram alinhadas.

tche escreveu:Olá pessoal, o local da foto de Inhaúma em 1947 que foi postada pelo Hugo Caramuru, atualmente está assim:

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 05 Out 2012, 18:02

Pessoal, boa tarde !
Encontrei essa citação ao "Ramal de Inhaúma" no Relatório Ministerial da Agricultura, do ano de 1883.
Por enquanto é o documento mais antigo que já vi onde é citado esta linha.
Atentem também para a extensão do ramal ...
Ramais da EF Rio d'Ouro em 1883 - Relatório do Ministério da Agricultura Página 156.gif
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”