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Re: Parada Bemfica

Enviado: 24 Fev 2015, 11:54
por DadoDJ
No caso existiu um entroncamento na Rua Anna Nery em direção ao Caju ?
E depois este desvio foi suprimido e a ligação foi feita em Bemfica ?

Re: Parada Bemfica

Enviado: 24 Fev 2015, 13:58
por Francisco Amaral
Pelo documento, é o que parece...

Re: Parada Bemfica

Enviado: 26 Fev 2015, 16:12
por Adenilson
Podemos dar margem a várias interpretações aí.

Havia um desvio da E.F.Norte para a Rio D'ouro, permitindo o intercâmbio entre ambas, mas sem reversão. Esse desvio é mostrado nas plantas antigas.

Fiz uma simulação e por mais aberta que fosse a curva, a mesma dificilmente teria mais que 200 metros. Esses 350 metros podem explicar realmente algum trecho em linha dupla, será?

Em relação ao trecho que foi cortado, esse sim pode ser o obscuro. O trecho refere-se naquele pedação a Rua Anna Néri, que é enorme e não ao ramal de Ana Néri.

Depois vou explicar melhor, mas fica aqui o alerta que isso pode ter explicação com a tal estação São Francisco, apesar dos cálculos mostrarem que seria possível uma ré da composição a partir da chave de Benfica e posterior avanço em direção a Praia Pequena dentro do intervalo que foi consultado na época.

Re: Parada Bemfica

Enviado: 20 Set 2019, 06:45
por DadoDJ
Lendo esses últimos comentários, fique bastante intrigado. Não me lembrava dessa possibilidade.

Re: Parada Bemfica

Enviado: 02 Dez 2019, 19:21
por Francisco Amaral
Pessoal, boa noite.

Muito tempo que não post aqui. Mas vi uma foto hoje no Facebook que me lembrei logo do fórum e vim aqui postar. Se trata da passagem de nível da Av. Suburbana com a EF do Norte.
O pessoal lá postou que seria no sentido contrário e o viaduto que aparece ao fundo seria o do Arará que passa sobre a Suburbana.
Mas eu acho que a imagem foi tirada do trecho que hoje fica morto do lado do viaduto no sentido Benfica-Del Castilho e que o viaduto que aparece é o do Arará mas sobre a EF do Norte e ali a frente na placa anunciante do Grapete seria a passagem de nível. Acham que estou correto? Concluí isto porque aparece ao fundo a Caixa d'Água do antigo DSup, então esse seria o sentido e pelo ângulo teria de ser esse viaduto e não o outro. Ainda vi mais um detalhe que o arco esquerdo do viaduto possui um muro no meio dele assim como ainda hoje conforme vi no Google Maps. Não estou em um micro muito bom para editar fotos, mas seguem a foto postada na página Memórias do Subúrbio Carioca no Facebook e uma imagem aérea do Google onde em vermelho seria a posição do fotógrafo no sentido Del Catilho.
79188575_1476585432489500_6022144297657171968_n.jpg
mapa.jpg

Re: Parada Bemfica

Enviado: 03 Dez 2019, 20:51
por Melekh
Companheiros

Para complementar, coloco está foto.
Benfica.png

Re: Parada Bemfica

Enviado: 22 Dez 2019, 12:45
por Moacyr Senna
Boa tarde a todos.Francisco, vc está certo.este viaduto do ramal Arará está passando sobre a EF norte.Minha mãe mora ali perto.Fui criado ali e sei bem da história ferroviária desse lugar.O bonde vinha do largo de Benfica e passava na rua ao lado direito do viaduto rodoviário, que não existia. O lugar é conhecido até hoje como "ponto de seção" porque o bonde fazia seção ali.Depois ele cruzava a EF norte e seguia para a Penha.
Qualquer dúvida, é só perguntar.
Um abraço.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Enviado: 20 Set 2024, 14:09
por DadoDJ
DadoDJ escreveu: 18 Mar 2012, 01:16 Continuando, consegui verificar que a superposição ficou com praticamente 100% de precisão.Para isso, desenhei com linhas coloridas os pontos relevantes na imagem aérea de 1928 e depois removi a imagem, ficando os desenhos sobre a imagem de satélite atual. Todas as informações coincidiram ! Vejam:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 08.png
^^ Legenda para os desenhos acima:
=== Traçado da antiga via que veio a se tornar a R.Leopoldo Bulhões
=== Traçado da Av.Suburbana original (Av.29 de outubro)
=== Traçado da EFRdO, que eu suspeito ser, saindo do leito da Av.29 de outubro, e seguindo reto até encontrar com a avenida novamente em frente aos edifícios militares, hoje reformados e aproveitados pelo PAC
=== A casa grande de telhado laranja ! Na mesma posição atualmente nas imagens de satélite. Confiram na próxima imagem.
=== Triângulo de manobras apontado pelo Adenilson. Para mim, desde já, acredito ser uma rua que depois tornou-se a R.Dr.Odilon Benévolo
=== Loteamento já existente na época e ainda existente hoje em dia

Pois bem, vejam agora a mesma imagem com os pontos assinalados e desenhados, mas sem a superposição da foto de 1928:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 09.png
^^ Mesmas Legendas para os desenhos acima:
=== Traçado da antiga via que veio a se tornar a R.Leopoldo Bulhões
=== Traçado da Av.Suburbana original (Av.29 de outubro)
=== Traçado da EFRdO, que eu suspeito ser, saindo do leito da Av.29 de outubro, e seguindo reto até encontrar com a avenida novamente em frente aos edifícios militares, hoje reformados e aproveitados pelo PAC
=== A casa grande de telhado laranja ! Na mesma posição atualmente nas imagens de satélite. Confiram na próxima imagem.
=== Triângulo de manobras apontado pelo Adenilson. Para mim, desde já, acredito ser uma rua que depois tornou-se a R.Dr.Odilon Benévolo
=== Loteamento já existente na época e ainda existente hoje em dia


Agora veremos a mesma imagem, mas com alguns pontos em destaque:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 10.png
^^ Vejam que, por diferença de poucos metros, o suposto leito da ferrovia passa por onde parece haver uma ponte atualmente; a casa de telhas laranja está na mesma posição, ou seja, é a própria, em 1928 e em 2012; o alinhamento que desenhei, baseado na continuação da Av.29 de outubro após a EF do Norte coincide com o alinhamento dos edifícios militares e também com o alinhamento em curva exstente antes do viaduto; mas o que não coincidiu muito foi a via "antepassada" da r.Leopoldo Bulhões, que era apenas um esboço de via em 1928, diga-se de passagem, e hoje toda esta área está ocupada por comunidades. O que não consegui precisar é o local onde ficava o triângulo de manobras, caso a linha passasse mesmo por onde acredito. Acredito ser um caso de datas e mudanças históricas, provavelmente este triângulo existisse nos mapas antigos e em 1928 o terreno já tivesse sido ocupado. Mas ... vejo uma cicatriz nas imagens de satélite, o que sugere a antiga presença deste triângulo ali. E agora ?
Temos que levar em consideração também que estamos vendo uma imagem aérea, antiga, feita a mais de 500 metros de altitude (segundo o Google), com baixa resolução, e neste caso acredito não aparecer uma linha de 1 metro de largura (bitola) devido a todos estes fatores. Creio que um vértice deste triângulo, em direção à São Francisco Xavier, esteja passando na imagem ao lado do terreno murado, apesar de que, se for isso mesmo,ele ter um traçado irregular em relação à "cicatriz" atual. Vou tentar fazer uma outra superposição depois, ao contrário, desenhando o triângulo na imagem atual, segundo o Google, e comparando a posição na imagem antiga.

Então, o que acham disso tudo ?! Eu estou achando tudo super divertido ! E revelador ! Mais uma vez mil agradecimentos ao Adenilson, pois estas imagens aéreas estão se revelando uma importantíssima e valiosa ferramenta para entendermos e debatermos a história ferroviária. Sem isso, ainda estaríamos em suposições acerca de posições de estações e linhas ferroviárias.

Aguardo opiniões ... e depois vou ver e tentar trabalhar nas demais imagens postadas pelo Adenilson.

Boa noite para todos !

Obs.: esta semana deve ser crucial e provavelmente entrarei muito pouco aqui. Terei uma prova em Macaé no domingo dia 25 (fiquei sabendo ontem da data !),prova esta que fiz em 12/02 mas foi cancelada (e fui muito bem nela brb ). Além disso é minha semana de provas na faculdade, então, correria total !
Mas sempre que puder, dou uma passadinha por aqui ...
okk
De fato, anos depois (não lembro se foi respondido antes) a linha verde-limão tratava-se da tubulação e não do leito da Rio d'Ouro