ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ (Um breve resumo).
Pessoal, foram dias de muita discussão no bom sentido da palavra, troca de idéias e postagens. Parece que chegamos a um consenso do que apenas PODE ter ocorrido com a estação Herédia de Sá.
1895- A primitiva parada Herédia de Sá é inaugurada junto com a Melhoramentos. Provavelmente era um pequeno alpendre. Ele pode ter sido depois da Viúva Cláudio, do lado direito da via singela.
1906- Nunca entendi porquê Herédia de Sá tinha essa data de inauguração, devido às suas citações em anos anteriores, mas agora posso especular que pode ter sido quando a mesma teve alguma melhoria, sendo deslocada para trás uns 20 metros, desta vez antes da Viúva Cláudio e provavelmente com o aspecto parecido com Eduardo Araújo. Depois dessa mudança pode ter ficado um resíduo desse ponto de parada na estrutura identificada pelo Melekh, que poderia ser também uma cabine de cancela ou sinaleira.
1925- A duplicação da Melhoramentos PODE ter implicado em uma mudança severa na estação de Herédia de Sá com exclusão de uma hipotética cobertura e mudança na posição lateral da plataforma por causa da inserção da segunda linha.
Entre 1935 e 1939- Não podemos precisar o ano. Devido às obras em Arará, a via começa a ser retilinizada, mas o tráfego pelo antigo trecho continua e a estação continuou a ser utilizada.
Entre 1939 e 1942- O Viaduto de Arará é inaugurado e posteriormente a estação de Arará. Com a circulação de cargueiros e trens da Rio D'ouro vindos de Arará, imagino que a estação possa ter saído da grade da Melhoramentos. Isso seria devido ao fluxo cruzado de trens de Arará e Melhoramentos. São conjecturas.
Herédia de Sá de 1908 pode ter sido extinta aqui.
Devido a tangente de descida do viaduto, não havia como acessar o trecho antigo, então criaram uma curva mais fechada a frente. Isso explicaria a duplicidade de "cicatrizes" em um ponto hoje dentro da favela.
Entre 1942 e 1945- Uma nova Herédia de Sá é inaugurada no trecho retilinizado. A antiga estação poderia ou não estar sendo usada, se não extinta. Os trens da Melhoramentos poderia utilizar essa estação, caso houvesse desvios para isso. Se nada mudou nos desvios em relação à foto aérea de 1951, a nova estação atenderia apenas ao ramal de Arará.
1945- A eletrificação e alargamento da bitola da Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, mesmo a "nova", que pode ter sido uma construção parecida com Arará com inexistência de plataforma ou plataforma muito baixa, incompatíveis com os trens elétricos. Para mim, até agora pelos documentos que temos, não houve uma Herédia de Sá modernizada. Se não extinta em 1942, a estação antiga deve ter sucumbido aqui.
Entre 1942 ou 1945 e 1951- Os trilhos do trecho antigo são retirados.
Entre 1942/1945 e década de 50- A Rio D'ouro utilizava o ramal, mas somente até ser baixado o decreto para exclusividade de uso para trens cargueiros.
Década de 60- A estação nova existia mas talvez fosse utilizada apenas para fins de almoxarifado a administrativos. Para mim, nesta década e fora de uma utilização mais contundente, junto à favelização do local, a estação tenha sido EXTINTA, não necessariamente demolida. A construção do viaduto de Benfica pode ter contribuído, isolando mais ainda a estação.
Década de 70- Para mim, o nome da estação aqui era utilizada mais como uma referência. Se existente, deveria estar abandonada. A "nova" Herédia de Sá pode ter sido demolida ou totalmente descaracterizada com a favelização e quem sabe "pode estar mascarada" no meio de tantas casas.
Essa estação sempre me fascinou. Para mim, o seu nome, se não o mais, é um dos nomes mais bonitos de estação que conheço. Pena não ter tido uma história que fizesse jus ao seu belo nome.
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