Vamos criar um tópico específico sobre a estação D.Pedro II e debatermos sobre ela lá ? Vai dar muito "pano pra manga", temos bastante material e assunto a discutir.
O que acham ?
E aqui continuamos debatendo sobre um ou outro assunto referente à linha do Centro em geral.
Aliás, vou falar sobre uma das dúvidas que tenho já há tempos e que acredito que alguém aqui poderá desvendar. Antes uma "pequena história" ... vamos lá:
Quando eu era criança e adolescente, até a década de 1990 mais ou menos, eu costumava ir muito, quase todo final de semana, visitar minha avó e parentes maternos, que moravam e moram ainda (minha avó faleceu em 1991) em Seropédica, na época ainda distrito de Itaguaí, no bairro Jardim Maracanã, dois quilômetros a pé a partir da Rodovia Presidente Dutra.
Pois bem, naquela época, não existia condução direto do Rio de Janeiro para aquela região. Tínhamos duas opções: ir até a Central e pegar um ônibus da Real Rio para Seropédica ou Universidade Rural, e no km 42 da antiga Rio-São Paulo embarcar em outro ônibus da linha Itaguaí x Jardim Maracanã (detalhe: esta linha só tinha 3 horários diários, de segunda a sexta-feira ! Às 6:00, 12:00 e 16:00, sendo que se chovesse o ônibus não entrava no bairro ! ! !) e aí descer na rua da minha avó (sem trocadilho, depois que minha avó faleceu a rua recebeu o nome dela ! ! !).
A outra opção de condução era pela rodovia presdiente Dutra, ou embarcando em um ônibus da empresa Pedro Antônio (ainda existe ?!) na Rodoviária Novo Rio em direção à Vassouras e descer na dutra, andando os 2kms até chegar na casa; ou ainda embarcar em um ônibus da Evanil na Central, descer em Nova Iguaçu e de lá pegar outro ônibus rumo a Paracambi (empresa São Francisco), descendo no meio do caminho e andando a pé os 2kms.
Me lembro que da primeira vez que fui sozinho, tinha 13 anos e fiz esta última opção. Desci já de noite na Dutra e andei os 2kms no escuro, pois se eu não me engano eram apenas 3 postes de luz até chegar lá ! Brejo pra tudo quanto é lado, barulho de sapos e rãs, grilos ... até que um boi se movimentou dentro daquele matagal e eu saí correndo, quase que eu passo direto da casa da minha avó de tanto que eu corri !
Então, em Nova Iguaçu, ao lado do terminal rodoviário da Coderte, embaixo do viaduto Padre João Much sempre vi trilhos, paralelos ao viaduto. Aparentemente eles saíam de determinado trecho da linha do centro, mas não me lembro exatamente se havia alguma rebarba no muro da ferrovia, indicando algo, mas o que sei é que aquilo sempre me intrigou. Eram trilhos saindo da linha do Centro e seguindo em direção a onde hoje fica o Restaurante Popular de Nova Iguaçu e alguns depósitos próximos.
Mais tarde, com a colocação de ônibus direto Central x Japeri e Central x Paracambi, além de mais horários dos ônibus Seropédica x Jardim Maracanã passei a ir muito pouico em Nova Iguaçu, e nem me lembrava mais desse trilhos (em 2003/2004, fui à cidade mas não vi mais nada, tudo foi coberto de asfalto, o que me fez mesmo esquecer disso) até que ...
Em 2010, adicionei o Anderson Novaes (morador de Nilópolis, codinome "Imagens Ferroviárias", mais tarde "Expedições Ferroviárias") no Orkut. E ... surpresa ! Ele fez um álbum de imagens dedicado a este ramal, que ele denomina "Ramal das Laranjas", pois segundo ele, era uma linha que ligava a linha do Centro da EFCB aos depósitos e armazéns onde guardava-se as laranjas cultivadas e colhidas na cidade, nos "cítricos tempos". E aí veio tudo na minha cabeça de novo, que nem me lembrava mais ! Eu vi este ramal ! ! !
Abaixo seguem algumas fotos deste álbum, com os comentários do Anderson:
Os trilhos seguiam para esse galpão. Certamente no passado era usado para abastecer os vagões com laranjas

O mesmo galpão

O interior do galpão. Será que esse elevado seria uma plataforma ?

Após o galpão, a linha provavelmente passava por aqui ( Via Light)
Abaixo fiz um pequeno esboço do que me lembro, tenho uma vaga lembrança da disposição das linhas, e não me lembro se ela seguia além do galpão. Só me lembro exatamente que o ônibus, para entrar na rodoviária de Nova Iguaçu, passava sobre os trilhos de duas linhas pelo menos, isso eu tenho certeza.
Ramal das Laranjas - Google Earth.JPG
E então, que ramal era esse ? Qual a sua real função ? Porque ele foi extinto ? Para onde ele seguia ? Era particular ou da própria EFCB ? Existiam oficinas ali ? Ou apenas depósitos mesmo ?
Aguardo respostas para mais este mistério ...
E aguardem mais mistérios, pois estas idas e vindas a Seropédica me renderam várias memórias ferroviárias, mesmo não andando de trem tanto quanto gostaria ... a próxima dúvida tem data: é de 10 de agosto de 1986, mas esta falarei mais oportunamente.