Página 41 de 60
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 13 Out 2012, 06:57
por HUGO CARAMURU
Quadro de horarios. Irajá.
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 13 Out 2012, 09:05
por DadoDJ
Caramba !
Grandes registros, Hugo !
Valeu !
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 13 Out 2012, 09:17
por DadoDJ
Quadro de estações existentes em 1885, com sua quilometragem:
Estações da EF Rio d'Ouro em 1885 - Diário de Notícias 16-09-1885.png
Publicada no Jornal Diário de Notícias, em 16 de setembro de 1885
Por esta tabela podemos ter uma idéia das estações e paradas da ferrovia, após dois anos de início do tráfego de passageiros !
Será que as Paradas eram simples locais para ... paradas dos trens, com pouca infra-estrutura, e as demais, prédios mais robustos e importantes ?
Sendo assim, Rua Bella, Praia Pequena e Pilares eram mais do que simples paradas ?
Onde estão as fotos desses lugares ?
As pesquisas continuam ...
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 14 Out 2012, 11:38
por HUGO CARAMURU
noticias das estações.
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 14 Out 2012, 11:38
por HUGO CARAMURU
sobre as estações.
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 15 Out 2012, 09:30
por HUGO CARAMURU
Noticias de Acary.
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 15 Out 2012, 11:31
por DadoDJ
Show de bola !
Hugo, de que ano é essa matéria ?

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 15 Out 2012, 12:41
por HUGO CARAMURU
Aquela é 1930. Outra agora de Irajá.
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 15 Out 2012, 14:26
por DadoDJ
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 15 Out 2012, 16:07
por Adenilson
Dado.
Veja que coisa curiosa sobre esse quadro de estações.
O mesmo é de 1885 e a planta da Rio D'ouro postado no referido tópico é de 1884. Nessa planta, a maioria das estações que estão citadas no quadro ainda não existia, com exceção de Rua Bella e uma parada provisória que seria Venda Grande.
A Parada de Venda Grande era, pelos mapas que vou resgatar, antes da Estrada da Penha, mas quase junto a esquina desta, mas na planta, está depois.
Esse quadro pode estar mostrando o seguinte: Estações ou paradas como Praia Pequena, Pavuna, Benfica, Pilares e etc devem ter sido inauguradas em 1884, em um mês após a elaboração da planta ou até quem sabe no início de 1885.
Venda Grande não está citada, o que pode indicar que aquele ponto escrito parada ainda fosse utilizado.
Em relação a Pilares, havia um pontilhado mostrando uma chave para desvio e cruzamento de trens, mas sem mostrar a estação, quem sabe em construção.
Muito bom esse quadro, pois mostra as estações/paradas mais antigas da Rio D'ouro.
Em relação ao que vc comentou, acho que parada nesse caso, seria talvez até um local sem plataforna ainda e as estações deveriam parecer simples paradas.
Será que "viajei muito na maionese" ao especular o que disse acima?
DadoDJ escreveu:Quadro de estações existentes em 1885, com sua quilometragem:
Estações da EF Rio d'Ouro em 1885 - Diário de Notícias 16-09-1885.png
Publicada no Jornal Diário de Notícias, em 16 de setembro de 1885
Por esta tabela podemos ter uma idéia das estações e paradas da ferrovia, após dois anos de início do tráfego de passageiros !
Será que as Paradas eram simples locais para ... paradas dos trens, com pouca infra-estrutura, e as demais, prédios mais robustos e importantes ?
Sendo assim, Rua Bella, Praia Pequena e Pilares eram mais do que simples paradas ?
Onde estão as fotos desses lugares ?
As pesquisas continuam ...