E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 08 Nov 2012, 09:04

Grande Dado!

Eu li o texto e realmente a reportagem menciona a área de Belford Roxo, o que não impediria que a imagem postada na revista fosse de
outra região qualquer.
Acho que o Tchê especulou bem em relação a Engenho da Rainha, mais especificamente entre esta e Inhaúma, mas a região estaria deserta demais, então levantei outras possibilidades.

Chutaria também ser entre Vicente de Carvalho e Engenho da Rainha, sendo mais próxima a primeira.

Outra possibilidade seria a altura de Heliópolis ou Areia Branca, mas acho que lá não existe aquele morro alto no lado esquerdo.

Mais distante que isso não acredito. A rua parece asfaltada. Será que na baixada isso já estaria desse jeito?
De que ano é a edição? Pelo caminhão ao fundo, parece anos 50.

Me diga uma outra coisa, há algo que parece uns pilares na direção do final do trem. Seria uma estação ou simples parada?
Mais ao fundo ainda há uma casa típica com telhado em 2 águas.
Você poderia ampliar a foto?
Se uma ou outra construção for uma estação, a coisa muda de figura. okk

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 08 Nov 2012, 09:34

Sim, Adenilson !
Existe construções ao fundo que sugerem ser ferroviárias. Não tenho como ampliar mais a imagem, só se o Hugo digitalizar em tamanho maior.
Em relação às construções, que debatemos no tópico onde o Hugo postou originalmente a matéria, eu fiquei super indeciso, pois na imagem vejo várias coisas:

1-O trem rodando em bitola mista;
2-O trem em bitola estreita com "algo" ao lado dos trilhos;
3-Duas casas ao fundo e uma plataforma coberta ao centro;
4-Uma casa ao fundo, uma plataforma coberta ao centro e uma composição à esquerda desta plataforma;
5-Uma casa ao fundo à esquerda, uma composição ao fundo, uma plataforma coberta ao centro e uma casa à direita ! ! !

Minha visão está me pregando uma peça ...

Obs.: consertando algo contraditório que escrevi. Falei que era de Belford Roxo "pra cima" e chutei duas estações de Belford Roxo "pra baixo" ...

8))
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 08 Nov 2012, 21:36

Ah, e a revista é de 1962.
Com certeza lá ao fundo da imagem tem uma estação ... mas qual ?
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 08 Nov 2012, 22:17

Agora para incendiar o fórum e nossos cérebros ... vejam que matéria louca que me foi gentilmente enviada no dia 04 pelo Ralph Giesbrecht (obrigado !) mas que só vi hoje. Leiam e tentem entender, pois eu não entendi nada e fiquei boquiaberto ...
Acidente na PN da Av.Brasil - Enviada por Ralph Giesbrecht.jpg
Parece se tratar realmente do ramal de Arará, mas a reportagem confundiu tudo !
Outra coisa: existiu tráfego de passageiros neste ramal ?!?!?!
Deixo a imagem para apreciação e conclusões ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 09 Nov 2012, 08:10

Grande Dado.
Excelente matéria e mistérios. :lol:

1) Sobre a localidade misteriosa, eu ampliei a foto e a estrutura que parecia o 3º trilho que iria compor a bitola larga parece uma ilusão de ótica ou outra estrutura, mas dou essa opinião com forte ressalva devido a falta de boa resolução da foto.
Eu circundei com círculo vermelho essa estrutura.

Ao fundo é que segue a minha dúvida. Circundei com círculo azul, uma cobertura que parece sugerir uma simples parada e ao fundo em amarelo, um prédio bem mais robusto, que parece uma casa e está em alinhamento com a ferrovia, podendo ser uma estação, mas uma dessas marcações deve ser fake, pois não teríamos 2 estações tão próximas.

Pelo formato da casa ao fundo, cheguei a cogitar CAVA, mas o terreno e a geografia no entorno não "bate".

Peço para os amigos entendedores de baixada para nos ajudar nessa empreitada, pois realmente o local não parece ser a nossa cidade, a não ser que seja Engenho da Rainha como dissemos e o local ao fundo não seja uma estação.

Para concluir essa opinião, acho que o que parece ser uma locomotiva ao fundo é fruto do formato do mosaico de tons de cinza ao fundo, pois os trens estariam muito próximos, a não ser que a composição em primeiro plano estivesse vindo de um ramal do lado esquerdo da foto, onde tem uma estrutura assinalada em azul, mas na minha opinião, descarto isso.

Segue a foto ampliada.
Trem da Rio D'ouro.JPG
2) Sobre o acidente, eu já estava encerrando a leitura do texto concluindo que o trem era de carga, quando o texto menciona os ferimentos de passageiros do trem também. Portanto na pior das hipóteses, era um trem misto.
Parece que realmente o trem ia para Arará e que o acidente se deu na Avenida Brasil.
Na linha de Arará, o ramal percorreria parelelo a Rua Bela (Prof. Olimpio de Mello), mas não "cruzaria" com a mesma. Isso é que está confuso. :ttn:

Herédia de Sá parece ter sido a localidade utilizada como referência e deve ter havido um problema de interpretação do jornalista.

A estação Herédia de Sá (mais nova) ficava justamente na bifurcação da linha auxiliar com a linha de Arará e tecnicamente daria para uma composição que utilizasse a sua linha, parar na estação.
Dá para ver o afastamento dos trilhos.
O trem deveria vir dessa estação, apesar das evidências mostrarem que a mesma foi demolida há muito tempo.

Fica a pergunta. De que ano é a reportagem?

Li o texto várias vezes e parece que chamaram a estação de Arará de Benfica, sendo diferente das que conhecemos até então.

A princípio, penso isso, mas aguardarei a opinião dos colegas.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 09 Nov 2012, 09:13

O Ralph me respondeu hoje sobre a data da reportagem: 1949 !

Ainda não pude fazer uma análise mais minunciosa da imagem da revista "O Cruzeiro" mas eu vejo duas casas e uma plataforma coberta entre elas.
Ou ainda: uma composição no sentido contrário à composição em primeiro plano, com a plataforma ao centro e a casa semelhante a uma estação à direita.
A imagem e baixa resolução, ou uma combinação de fatores, estão contribuindo para dificultar a percepção dos elementos por mim. Mas tentarei fazer algo nesse sentido hoje, marcar o que estou vendo ... de repente aqui no serviço mesmo tentarei fazer algo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 09 Nov 2012, 10:24

Consegui fazer alguma coisa. Vejam e comparem com a foto original:
EFRO1 (Large).png
Em vermelho, uma casa que parece muito estação;
Em laranja, a cobertura da plataforma;
Em amarelo, outra casa que parece estação. Pode ser uma sombra;
Em azul, o que parece ser uma composição indo, no sentido contrário à da composição que vem em direção ao fotógrafo. Pode ser uma sombra também ...

O que acham ?
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 09 Nov 2012, 10:29

Outra coisa que só reparei agora: a rua à direita também tem um aclive grande, vencendo o relevo.
Será que a ferrovia também fazia isso ou passava por um corte ?
Pode ser uma pista ... postei uma reportagem há algum tempo falando sobre um acidente na Baixada Fluminense, que falava sobre uma rampa que as locomotivas tinham que fazer esforço para vencer ... pode este local ... vou procurar a matéria e tentar encontrar algum indício do local no Google.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 09 Nov 2012, 10:34

Em relação ao acidente não é difícil esclarecer, pois até 1974 a linha do Arará cruzava a Avenida Brasil, e pelo que me lembro era em bitola mista, podendo a Rio D´Ouro utilizar o ramal...

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 09 Nov 2012, 10:37

Quanto ao aclive, existe uma rampa desse tipo entre Acari e Pavuna. Pode ser que o Hugo Caramuru possa esclarecer...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”