Grande Dado.
Excelente matéria e mistérios.
1) Sobre a localidade misteriosa, eu ampliei a foto e a estrutura que parecia o 3º trilho que iria compor a bitola larga parece uma ilusão de ótica ou outra estrutura, mas dou essa opinião com forte ressalva devido a falta de boa resolução da foto.
Eu circundei com círculo vermelho essa estrutura.
Ao fundo é que segue a minha dúvida. Circundei com círculo azul, uma cobertura que parece sugerir uma simples parada e ao fundo em amarelo, um prédio bem mais robusto, que parece uma casa e está em alinhamento com a ferrovia, podendo ser uma estação, mas uma dessas marcações deve ser fake, pois não teríamos 2 estações tão próximas.
Pelo formato da casa ao fundo, cheguei a cogitar CAVA, mas o terreno e a geografia no entorno não "bate".
Peço para os amigos entendedores de baixada para nos ajudar nessa empreitada, pois realmente o local não parece ser a nossa cidade, a não ser que seja Engenho da Rainha como dissemos e o local ao fundo não seja uma estação.
Para concluir essa opinião, acho que o que parece ser uma locomotiva ao fundo é fruto do formato do mosaico de tons de cinza ao fundo, pois os trens estariam muito próximos, a não ser que a composição em primeiro plano estivesse vindo de um ramal do lado esquerdo da foto, onde tem uma estrutura assinalada em azul, mas na minha opinião, descarto isso.
Segue a foto ampliada.
Trem da Rio D'ouro.JPG
2) Sobre o acidente, eu já estava encerrando a leitura do texto concluindo que o trem era de carga, quando o texto menciona os ferimentos de passageiros do trem também. Portanto na pior das hipóteses, era um trem misto.
Parece que realmente o trem ia para Arará e que o acidente se deu na Avenida Brasil.
Na linha de Arará, o ramal percorreria parelelo a Rua Bela (Prof. Olimpio de Mello), mas não "cruzaria" com a mesma. Isso é que está confuso.
Herédia de Sá parece ter sido a localidade utilizada como referência e deve ter havido um problema de interpretação do jornalista.
A estação Herédia de Sá (mais nova) ficava justamente na bifurcação da linha auxiliar com a linha de Arará e tecnicamente daria para uma composição que utilizasse a sua linha, parar na estação.
Dá para ver o afastamento dos trilhos.
O trem deveria vir dessa estação, apesar das evidências mostrarem que a mesma foi demolida há muito tempo.
Fica a pergunta. De que ano é a reportagem?
Li o texto várias vezes e parece que chamaram a estação de Arará de Benfica, sendo diferente das que conhecemos até então.
A princípio, penso isso, mas aguardarei a opinião dos colegas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.