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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 10:03
por DadoDJ
Curioso como até a década de 1970 a estação de Engenho do Matto ainda é citada em matérias e notícias. Essa abaixo, de 1976, fala sobre o projeto do Metrô, e cita a ex-estação !
Metrô projeta linha entre Triagem e São Mateus - Diário de Notícias 29-02-1976 (Destaque) (Custom).png
Postei esta matéria também no tópico sobre Notícias Antigas, do fórum Metrô Rio.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 10:37
por Adenilson
Dado.
Eu estava para comentar isso contigo e com os demais foristas há um tempão, desde da época que foi postada uma matéria sobre o metrô no devido tópico.

A estação de Tomás Coelho do metrô, que fica um pouco longe da estação homônima de trem por sinal, era para ser chamada de Engenho do Mato.
Esse seria o nome inicial e portanto, Engenho do Mato é Tomás Coelho em termos de metrô.

Sobre a matéria publicada, lamento no trecho que li, o fato da Rio D'ouro não ser citada como "fornecedora" do leito.

Em relação aos trens da Leopoldina já circularem na E.F.R.O, tudo bem, mas o tráfego deveria ser compartilhado, pois a matéria que li envolvendo as fotos do correio da manhã era clara.

As estações suburbanas da Rio D'ouro foram utilizadas até 1965.

Em relação ao local misterioso, partilho o pensamento com o Tchê. Não necessariamente o trecho seria o citado na matéria, até porquê poderia não haver fotos com o local citado.
De qualquer forma, cheguei a cogitar que pudesse ser outro trecho com uma foto de arquivo mais antiga que 1962, apesar de achar que o caminhão ao fundo parece não ser muito mais antigo.

Algum especialista em baixada está de plantão? hmy

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 10:46
por DadoDJ
Voltando à foto e local misterioso, posto abaixo a matéria completa, da revista "O Cruzeiro" de 1962, adqüirida pelo Hugo Caramuru.
Esta matéria havia sido publicada no tópico sobre Publicações à venda no Mercado Livre.

Matéria completa, em duas páginas:

Imagem

Imagem

A segunda foto, da parada simples, é em Areia Branca, segundo informações passadas anteriormente aqui no fórum (o Hugo já havia postado esta foto).

Então ... o mistério continua ...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 16:04
por tche
Não é difícil precisar o local, basta conseguir ler o letreiro do lotação. A resolução é baixa e no meu P.C não consigo ler...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 16:48
por DadoDJ
Tche, a qual veículo você se refere ? Da primeira ou da segunda página da matéria ?
Na segunda, a impressão que tenho é que está escrito São João x Nova Iguaçu ou São João x Nova Aurora.
São João pode ser ainda Belford Roxo no letreiro, abreviado ...
Mas alguém já me disse, acho que o próprio Hugo Caramuru, que o local é em Areia Branca.
Vou verificar com alguns amigos pra ver se alguém sabe o local da primeira foto ...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 22:52
por tche
Me referi à segunda foto, pois quem disse que o local é Areia Branca fui eu mesmo, de acordo com a empregada de minha mãe, a qual eu mostrei a foto e ela confirmou.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 12 Nov 2012, 23:29
por DadoDJ
tche escreveu:Me referi à segunda foto, pois quem disse que o local é Areia Branca fui eu mesmo, de acordo com a empregada de minha mãe, a qual eu mostrei a foto e ela confirmou.
^^ Isso mesmo ! Valeu, Tche ! Me esqueci quem havia confirmado a informação ... foi você mesmo !
okk

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 13 Nov 2012, 15:45
por tche
O projeto do pré metrô até São Mateus era perfeitamente viável, pois o leito do antigo ramal nada mais é do que uma favela, como tantas na região. O governo militar cuidou muito bem da erradicação de muitos ramais ferroviários, sem entretanto conseguir melhorar o transporte de massas. Não dá para entender também a razão pela qual o Metrô não se liga à supervia indo até Belford Roxo SEM BALDEAÇÕES, pois bastaria que se evergizasse um terceiro trilho. Durante muitos anos as ferrovias tiveram um inimigo poderosíssimo chamado Fetransport, que bem articulada com políticos corruptos, tornaram o Sudeste um caos. Sabem a razão o ramal de Ambaí foi extinto? Acho que do conhecimento de todos, pois estratégicamente tornou as linhas de bitolas métrica e mista uma curiosidade do passado. Qualquer tráfego ferroviário para o sul fluminense e de Minas é impossível nessas bitolas. Mas o que fazer? Isto é o Brasil...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 14 Nov 2012, 12:56
por DadoDJ
Pessoal, mais um mistério para queimarmos os neurônios nesses feriados.
Copiei esta postagem do Hugo Caramuru que estava no tópico de Locomotivas da EF Rio d'Ouro:
HUGO CARAMURU escreveu:Pessoal, estive fora da internet por uns dias, talvez mais de uma semana, devido a reconfiguração do computador, mas estamos aí. Primeira mente, queria perguntar ao Jean se ele teria mais foto da 1113, pois pretendo modelá-la e não sei como é o outro lado. Mas aqui vou pòr foto da 1261, uma Baldwin de 1893 original da Rio Douro, onde teve o nr 14. É uma 2-8-0 e teve sua caldeira trocada em 1924 ou 25.... mas o caso é outro: a foto, peguei do site da CBTU. Mostra uma bitola mista. Aí começa: Até onde eu sei, na Rio Douro tentaram pôr bitola mista no trecho de Del Castilho a B Roxo. De Pavuna a B Roxo colocaram devido a posterior eletrificação da Linha Auxiliar. Muito bem, aqui a questão: queimei pestana e não identifiquei o local. Não creio que seja no ramal de S Mateus a Japeri devido: a loco é originaria da Rio Douro ... segundo: os caros são pequenos, tipicos da Rio Douro. Os carros do ramal de S Mateus eram grandes, identicos aos que estão em S Lourenço. E as locomotivas desse ramal )S Mateus a Japeri e daí até Vassouras, eram tipo a 1170, daí serem chamadas de "Valencianas" pois pertenciam so depósito de Valença. ... O lugar que achei mais provavel seria Coelho Neto, devido aos morros, mas também deixa duvidas... a loco foi baixada em 1964. Sugeria mostrar a foto ao Salomão pra ver se ele dá um palpite melhor.

A imagem é esta abaixo:
Imagem

Eu sempre pensei que o local mostrado na foto acima fosse Mantiquira, em Duque de Caxias. Vi isso assinalado em outros sites, e o casario combina com o local (fui ao local e comparei a foto acima com as construções locais).
Mas com esse detalhe, óbvio mas que eu não tinha percebido, de que o trecho tem bitola mista, fez tudo cair por terra. Dá pra ver que uma linha tem bitola mista e outra não, isso talvez indique que a estação próxima era atendida apenas pelos trens da bitola estreita, no caso a EFRO, pois só tem bitola mista em uma das linhas.
Depois eu volto com minhas sugestões de local ...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 14 Nov 2012, 22:19
por Luiz Eduardo
Outra observação: me parece que a linha da esquerda termina onde estão as crianças. Pode ser que ela tenha sido aterrada ou mesmo acaba ali. Fato que pode elucidar o mistério de onde é a foto. Pode ser que eu esteja errado, mas não enxergo linha além das crianças.