E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 12:19

Uau !
Muito intrigante e instigante essa imagem !
Parece uma parada com cobertura simples, em "V" invertido.
Melekh, você me ligou hoje e assim que pude entrei aqui. Realmente é um mistério esse detalhe da foto.
Parabéns pelo olhar clínico ! Nossa, valeu mesmo !
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DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 16:14

Só um parênteses, meio off-topic:

Hoje fiz uma rápida pesquisa no Google e descobri um link com uma relação impressionante de acervos de diversas publicações disponibilizadas para consulta online !

Link do tópico: Clique aqui !

Acredito que vá ser de grande ajuda.

Mas haja tempo para as pesquisas ...
:brrb:
Editado pela última vez por DadoDJ em 20 Mar 2012, 21:32, em um total de 1 vez.
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Francisco Amaral
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Francisco Amaral » 20 Mar 2012, 16:48

Realmente parece haver algo que lembra uma plataforma com casa entre o viaduto e a ponte ferroviária do arará. O problema é que na foto aérea não parece haver nada ali. PQ teria sido demolido e reconstruído depois?

Outra: a foto da estação após um viaduto não deve ser daí. Digo isso pq esse trecho do Japeri-Arará deve ter sofirdo alguma ateração com a construção do viaduto sobre a EF Norte. O trajeto da Suburbana era por onde há um talude onde passa o Arará. Aquilo certamente foi modificado posteriormente. Além de que, na foto antiga, as laterais que são ligada pela ponte são formadas por rochas. Nesse ponto o talude foi construído para a passagem elevada do trem, não sendo feita através de corte na rocha como parece ser a da ponte antiga.

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 21:34

Certo, a foto antiga, que o Adenilson postou do viaduto misterioso não seria na região de Benfica, é de fato em Manguinhos, não há mais o que se ter dúvida, ou há ?
=O
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Melekh
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 13:06

Bom,

Eu levantei tal hipotese pelo seguinte:

A Ponte na foto antiga, leva a crer que na ponte corria um trem cargueiro.

Seja Manguinho de um lado ou supostamente Bemfica pelo outro, é muita concidencia.


Abraços.

Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 21 Mar 2012, 18:59

Imensuráveis Foristas.
Direto aqui de Joinville após um dia exaustivo de trabalho, mas dando um jeitinho de entrar no fórum, ainda mais depois que o Melekh me ligou falando sobre as postagens e justamente quando eu estava chegando aqui :lol:
Bom, só poderei editar fotos no final de semana e da próxima vez que der um zoom na foto de 1928 , procurarei fazê-lo na cor original, que o amarelado.

Sobre a descoberta, fantástica.
Pode ser mesmo a parada e a edificação existente na foto de 1928.
Eu já tinha comentado com o Dado que o galpão branco no máximo poderia ter a estrutura aproveitada da antiga parada, pois esta parecia muito menor que esse galpão.

De qualquer forma, a foto de 1928 ainda tem uma incoerência com o mapa de 1910, que é a posição em relação a linha (dupla em 1928, mas singela quando Benfica estava ativa).

É uma pena essa construção com telhadinho não existir mais hoje. É o que parece. Não estou com o google aqui.

Para fechar, imagino que a plataforma não seja a apontada pelo Melekh, pois nesse caso, a parada estaria bloqueando a Estrada de Santa Cruz (ex Suburbana).
Imagino que a plataforma deveria ser muito pequena. Talvez pouca coisa maior que a cobertura.

Vamos ver essa questão do lado da ferrovia.

Vou ampliar essa foto também quando estiver no RJ.

Abraço a todos.


Melekh escreveu:Adenilson, Paulo, Dado e demais companheiros.


Foi postada esta foto do Viaduto de Benfica e cogitado sobre a Estação Bemfica ser onde se encontra uma casinha branca à esquerda do viaduto.

Ao ampliar a foto, note algo semelhante a uma Estação e indiquei com a seta amarela.


Imagem


Se for realmente a estação, poderá os levar a crer que aquela foto da Estação Desconhecida próximo a um Viaduto que parece ser ferroviario seja esta; ou seja: O Viaduto era o a linha Arará-Japeri para carga e a Estação Bemfica.

O Adenilson que sabe ampliar as fotos no forum, puderia nos ajudar com essa tarefa.


O que voces acham?

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 22 Mar 2012, 00:04

Não estou querendo desanimar os ânimos (???), mas não creio que seja a Parada Bemfica, a estrutura da foto.
Acredito que seja algum elemento do canteiro de obras, talvez do ramal do Arará, que teve o seu leito elevado em 1974 (pelo menos na Av.Brasil, tenho matérias sobre essa obra, vou procurar) ou então, de alguma obra por ali perto.
Notem que, entre o viaduto de benfica e os prédios da CCPL (prédios brancos, do lado direito da foto) parece correr um trem, provavelmente cargueiro. E olhando bem a estrutura que suspeitamos ser uma estação simples (também acho isso, mas não creio muito), ela também se parece com um vagão cargueiro, não parece ?
Será que havia algum desvio por ali, para esse vagão estar estacionado ? Caso seja um vagão, é claro !
As possibilidades agora do que seria este elemento são muitas !
ptz

Adenilson, Joinville é terrinha muito boa !
Aproveite a viagem !
E valeu pela moral, "Trilhos do Rio" sendo acessado diretamente de Santa Catarina !
Legal !
Boa viagem de volta !
okk
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Francisco Amaral » 22 Mar 2012, 07:47

Também estou meio atarefado essa semana e deixei passar alguns comentários que queria ter feito.

Comentário 1:

Um é exatamente sobre a lateral da antiga CCPL. Há uns 8 anos, quando usava a Supervia com alguma frequência, lembro que havia uma ou duas linhas cobertas de mato e lixo entre o prédio da CCPL e as linhas da Leopoldina. E no muro lateral da CCPL, haviam uma espécie de portões ou janelões em anexos que passavam toda a impressão de terem sido no passado usados para carga e descarga de insumos e produtos da CCPL.

Esse "ramal" se iniciava ali onde havia um grande pátio em triagem, hoje deserto, que tiveram todos os trilhos retirados (roubados) ao lado da CCPL e no seu final, após a CCPL, tornava a ter um desvio para a Linha da Leopoldina.

Pode ser, então, que esse trem que parece parado ali na foto estivesse a serviço de alguma carga da CCPL e que houvesse algum tipo a mais de estrutura naquela época que atendesse à fábrica da CCPL.

Como disse ontem, acho improvável ser a Parada Benfica, pois certamente ela foi demolida nas muitas modificações no local, inclusive aparentemente não aparecendo na foto aérea.

Comentário 2:

A construção que aparece na foto aérea, pelo tamanho, lembra não o grande galpão branco que era pertencente à CCPL (Todas aquelas contruções baixas, do outro lado do viaduto, eram parte da CCPL, pois sua entrada era por ali, por baixo da Linha Japeri-Arará). Ela lembra pelo tamanho e posição, uma pequena casa branca que fica mais à frente ao lado da Linha, e que provavelmente era utilizada para as manobras dos trens que entrava e/ou saiam do ramal da CCPL.

Comentário 3:

Assim que puder, vou tentar montra um mapinha no paint sobre o google, para mostrar algo que concluí ao ver os PAA da Suburbana. Durante algum período de anos, entre a contrução da linha Japeri-Arará e a contrução do viaduto de Benfica, a Suburbana teve um 2º traçado naquele trecho antes do atual. Acredito que a Japeri-Arará foi elevada em 1974 apenas das imediações do cemitério até a Av. Brasil, sendo que o trecho seguinte até Benfica já era elevado para passar sobre a EF Norte, Leopoldo Bulhões e Suburbana, pois esses viadutos tem uma cara mais antiga do que o da AV. Brasil. Isso também explicaria a curva do viaduto da Suburbana e dele não ser reto. Mas esse assunto eu ainda vou explorar mais um pouco.

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 22 Mar 2012, 09:08

Grande Amaral !
É verdade, aquele trecho já devia ser elevado desde a construção ... imagina um cruzamento ferroviário ali, seria algo bem confuso.
O viaduto ali é muito parecido com o que passa sobre a R.Carlos Seidl, no bairro do Caju. E neste viaduto tem uma data escrita: 1939. É provável que apenas a linha elevada tenha sido construída posteriormente nas imediações da Av.Brasil mesmo, aliás a matéria que vi da Revista Ferroviária da época (tenho que achar lá em casa) fala acho que só sobre isso mesmo.
As pesquisas continuam ...
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 22 Mar 2012, 10:59

Companheiros.

Li todas as colocações, mas como existe coisas que os colegas ainda terão que concluir, porem, coloco aqui o que o Adenilson, postou em suas observações, que num primeiro momento descartaria a construção que apontei como Parada/Estação Bemfica, pois seguindo os argumentos dele sobre a antiga Estrada Real de Santa Cruz / Av. Suburbana / Dom Helder Câmara, digo que se está via fizesse passagem por ali, a construção seria a Parada/Estação Bemfica, e tem mais ela serviria tanto a EF. do Norte e a E.F. Rio D'Ouro, segundo os Mapas que seguem:


Adenison disse: "... Para fechar, imagino que a plataforma não seja a apontada pelo Melekh, pois nesse caso, a parada estaria bloqueando a Estrada de Santa Cruz (ex Suburbana). Imagino que a plataforma deveria ser muito pequena. Talvez pouca coisa maior que a cobertura."

Nos Mapas abaixo, a Parada/Estação Bemfica alem de estar localizada na Avenida citada, serve de parada para as duas ferrovias que se entrecruzam. Logo na realidade esta seria sim a estação, o que causaria contradição de argumentos, observem os mapas.

Vide:

Imagem


Imagem

Imagem

Vemos em ambos os Mapas a estação no caminho da Avenida Suburbana.


Pessoal, o meu raciocínio procede?
Editado pela última vez por Melekh em 22 Mar 2012, 17:39, em um total de 1 vez.

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