E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 12:19

Uau !
Muito intrigante e instigante essa imagem !
Parece uma parada com cobertura simples, em "V" invertido.
Melekh, você me ligou hoje e assim que pude entrei aqui. Realmente é um mistério esse detalhe da foto.
Parabéns pelo olhar clínico ! Nossa, valeu mesmo !
app
Vamos investigar !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 16:14

Só um parênteses, meio off-topic:

Hoje fiz uma rápida pesquisa no Google e descobri um link com uma relação impressionante de acervos de diversas publicações disponibilizadas para consulta online !

Link do tópico: Clique aqui !

Acredito que vá ser de grande ajuda.

Mas haja tempo para as pesquisas ...
:brrb:
Editado pela última vez por DadoDJ em 20 Mar 2012, 21:32, em um total de 1 vez.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 20 Mar 2012, 16:48

Realmente parece haver algo que lembra uma plataforma com casa entre o viaduto e a ponte ferroviária do arará. O problema é que na foto aérea não parece haver nada ali. PQ teria sido demolido e reconstruído depois?

Outra: a foto da estação após um viaduto não deve ser daí. Digo isso pq esse trecho do Japeri-Arará deve ter sofirdo alguma ateração com a construção do viaduto sobre a EF Norte. O trajeto da Suburbana era por onde há um talude onde passa o Arará. Aquilo certamente foi modificado posteriormente. Além de que, na foto antiga, as laterais que são ligada pela ponte são formadas por rochas. Nesse ponto o talude foi construído para a passagem elevada do trem, não sendo feita através de corte na rocha como parece ser a da ponte antiga.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 20 Mar 2012, 21:34

Certo, a foto antiga, que o Adenilson postou do viaduto misterioso não seria na região de Benfica, é de fato em Manguinhos, não há mais o que se ter dúvida, ou há ?
=O
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 13:06

Bom,

Eu levantei tal hipotese pelo seguinte:

A Ponte na foto antiga, leva a crer que na ponte corria um trem cargueiro.

Seja Manguinho de um lado ou supostamente Bemfica pelo outro, é muita concidencia.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 21 Mar 2012, 18:59

Imensuráveis Foristas.
Direto aqui de Joinville após um dia exaustivo de trabalho, mas dando um jeitinho de entrar no fórum, ainda mais depois que o Melekh me ligou falando sobre as postagens e justamente quando eu estava chegando aqui :lol:
Bom, só poderei editar fotos no final de semana e da próxima vez que der um zoom na foto de 1928 , procurarei fazê-lo na cor original, que o amarelado.

Sobre a descoberta, fantástica.
Pode ser mesmo a parada e a edificação existente na foto de 1928.
Eu já tinha comentado com o Dado que o galpão branco no máximo poderia ter a estrutura aproveitada da antiga parada, pois esta parecia muito menor que esse galpão.

De qualquer forma, a foto de 1928 ainda tem uma incoerência com o mapa de 1910, que é a posição em relação a linha (dupla em 1928, mas singela quando Benfica estava ativa).

É uma pena essa construção com telhadinho não existir mais hoje. É o que parece. Não estou com o google aqui.

Para fechar, imagino que a plataforma não seja a apontada pelo Melekh, pois nesse caso, a parada estaria bloqueando a Estrada de Santa Cruz (ex Suburbana).
Imagino que a plataforma deveria ser muito pequena. Talvez pouca coisa maior que a cobertura.

Vamos ver essa questão do lado da ferrovia.

Vou ampliar essa foto também quando estiver no RJ.

Abraço a todos.

Melekh escreveu:Adenilson, Paulo, Dado e demais companheiros.

Foi postada esta foto do Viaduto de Benfica e cogitado sobre a Estação Bemfica ser onde se encontra uma casinha branca à esquerda do viaduto.

Ao ampliar a foto, note algo semelhante a uma Estação e indiquei com a seta amarela.

Imagem

Se for realmente a estação, poderá os levar a crer que aquela foto da Estação Desconhecida próximo a um Viaduto que parece ser ferroviario seja esta; ou seja: O Viaduto era o a linha Arará-Japeri para carga e a Estação Bemfica.

O Adenilson que sabe ampliar as fotos no forum, puderia nos ajudar com essa tarefa.

O que voces acham?

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 22 Mar 2012, 00:04

Não estou querendo desanimar os ânimos (???), mas não creio que seja a Parada Bemfica, a estrutura da foto.
Acredito que seja algum elemento do canteiro de obras, talvez do ramal do Arará, que teve o seu leito elevado em 1974 (pelo menos na Av.Brasil, tenho matérias sobre essa obra, vou procurar) ou então, de alguma obra por ali perto.
Notem que, entre o viaduto de benfica e os prédios da CCPL (prédios brancos, do lado direito da foto) parece correr um trem, provavelmente cargueiro. E olhando bem a estrutura que suspeitamos ser uma estação simples (também acho isso, mas não creio muito), ela também se parece com um vagão cargueiro, não parece ?
Será que havia algum desvio por ali, para esse vagão estar estacionado ? Caso seja um vagão, é claro !
As possibilidades agora do que seria este elemento são muitas !
ptz

Adenilson, Joinville é terrinha muito boa !
Aproveite a viagem !
E valeu pela moral, "Trilhos do Rio" sendo acessado diretamente de Santa Catarina !
Legal !
Boa viagem de volta !
okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 22 Mar 2012, 07:47

Também estou meio atarefado essa semana e deixei passar alguns comentários que queria ter feito.

Comentário 1:

Um é exatamente sobre a lateral da antiga CCPL. Há uns 8 anos, quando usava a Supervia com alguma frequência, lembro que havia uma ou duas linhas cobertas de mato e lixo entre o prédio da CCPL e as linhas da Leopoldina. E no muro lateral da CCPL, haviam uma espécie de portões ou janelões em anexos que passavam toda a impressão de terem sido no passado usados para carga e descarga de insumos e produtos da CCPL.

Esse "ramal" se iniciava ali onde havia um grande pátio em triagem, hoje deserto, que tiveram todos os trilhos retirados (roubados) ao lado da CCPL e no seu final, após a CCPL, tornava a ter um desvio para a Linha da Leopoldina.

Pode ser, então, que esse trem que parece parado ali na foto estivesse a serviço de alguma carga da CCPL e que houvesse algum tipo a mais de estrutura naquela época que atendesse à fábrica da CCPL.

Como disse ontem, acho improvável ser a Parada Benfica, pois certamente ela foi demolida nas muitas modificações no local, inclusive aparentemente não aparecendo na foto aérea.

Comentário 2:

A construção que aparece na foto aérea, pelo tamanho, lembra não o grande galpão branco que era pertencente à CCPL (Todas aquelas contruções baixas, do outro lado do viaduto, eram parte da CCPL, pois sua entrada era por ali, por baixo da Linha Japeri-Arará). Ela lembra pelo tamanho e posição, uma pequena casa branca que fica mais à frente ao lado da Linha, e que provavelmente era utilizada para as manobras dos trens que entrava e/ou saiam do ramal da CCPL.

Comentário 3:

Assim que puder, vou tentar montra um mapinha no paint sobre o google, para mostrar algo que concluí ao ver os PAA da Suburbana. Durante algum período de anos, entre a contrução da linha Japeri-Arará e a contrução do viaduto de Benfica, a Suburbana teve um 2º traçado naquele trecho antes do atual. Acredito que a Japeri-Arará foi elevada em 1974 apenas das imediações do cemitério até a Av. Brasil, sendo que o trecho seguinte até Benfica já era elevado para passar sobre a EF Norte, Leopoldo Bulhões e Suburbana, pois esses viadutos tem uma cara mais antiga do que o da AV. Brasil. Isso também explicaria a curva do viaduto da Suburbana e dele não ser reto. Mas esse assunto eu ainda vou explorar mais um pouco.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 22 Mar 2012, 09:08

Grande Amaral !
É verdade, aquele trecho já devia ser elevado desde a construção ... imagina um cruzamento ferroviário ali, seria algo bem confuso.
O viaduto ali é muito parecido com o que passa sobre a R.Carlos Seidl, no bairro do Caju. E neste viaduto tem uma data escrita: 1939. É provável que apenas a linha elevada tenha sido construída posteriormente nas imediações da Av.Brasil mesmo, aliás a matéria que vi da Revista Ferroviária da época (tenho que achar lá em casa) fala acho que só sobre isso mesmo.
As pesquisas continuam ...
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 22 Mar 2012, 10:59

Companheiros.

Li todas as colocações, mas como existe coisas que os colegas ainda terão que concluir, porem, coloco aqui o que o Adenilson, postou em suas observações, que num primeiro momento descartaria a construção que apontei como Parada/Estação Bemfica, pois seguindo os argumentos dele sobre a antiga Estrada Real de Santa Cruz / Av. Suburbana / Dom Helder Câmara, digo que se está via fizesse passagem por ali, a construção seria a Parada/Estação Bemfica, e tem mais ela serviria tanto a EF. do Norte e a E.F. Rio D'Ouro, segundo os Mapas que seguem:

Adenison disse: "... Para fechar, imagino que a plataforma não seja a apontada pelo Melekh, pois nesse caso, a parada estaria bloqueando a Estrada de Santa Cruz (ex Suburbana). Imagino que a plataforma deveria ser muito pequena. Talvez pouca coisa maior que a cobertura."

Nos Mapas abaixo, a Parada/Estação Bemfica alem de estar localizada na Avenida citada, serve de parada para as duas ferrovias que se entrecruzam. Logo na realidade esta seria sim a estação, o que causaria contradição de argumentos, observem os mapas.

Vide:

Imagem

Imagem

Imagem

Vemos em ambos os Mapas a estação no caminho da Avenida Suburbana.

Pessoal, o meu raciocínio procede?
Editado pela última vez por Melekh em 22 Mar 2012, 17:39, em um total de 1 vez.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”