Melekh escreveu:Adenilson.
Sobre a foto postada está localizada na a ex - estrada Marechal Rangel, hoje, Avenida Ministro Edgard Romero, pesquisando sobre a rua e autor Augusto Malta, vi que se tratava do Caminho do bonde na R. Marechal Rangel, boa observação, sobre as fiação, mas se você reparar, na foto que postei por ultimo sobre Heredia de Sá, repare que tem uns fios estranhos, mas ali realmente é o caminho do trem e respondendo, sua pergunta, esta última foto, estava num jornal de 1945, mas que não me lembro agora, ela é uma propaganda da Cavan, pois lá existia uma filial .
Dá para perceber nitidamente que a foto de Madureira é de bondes, mas a foto nomeada de Herédia de Sá parece ser de trem. Eu apenas gostaria de saber se você diminuiu a resolução ou a foto está originalmente assim mesmo. Parece haver algo difuso ao fundo da rua que parece cruzar a ferrovia.
Sobre um deslocamento de alinhamento no trecho final da Viúva Cláudio., creio que isso não ocorreu, pois se você reparar em todos os Mapas em que a Estação ficou na esquina da Rua Viúva Claudio, foi esta que se moveu, pois nos mapas mais antigos, ela está na curva e nos outros está onde inicia a curva. Acredito que talvez tenha mudado de lugar, justamente para facilitar o acesso das pessoas.
Sobre a rua ter sido modificada, só vendo nas PAAs.
Apesar de ser uma hipótese pouco provável não a descarte totalmente, pois dependendo como a Viúva Cláudio se deslocou, a estação ficaria na esquina da rua em ambos os casos, só que em um caso, a direita da via (sentido Jacaré) e outro a esquerda. Vou ver se consigo postar essa hipótese amanhã. Convido você a ver o histórico de alinhamento da Rua Piauí em Todos os Santos. Quando era uma trilha, havia uma curva acentuada no final da rua junto a Suburbana.
Depois do projeto de alinhamento, a rua foi severamente modificada e foi retilinizada. Em relação a Viúva Cláudio, pode ter sido pouco provável, mas não impossível
Tem estações que existiram, mas que ainda não encontrei nas grades da Melhoramentos ou da L. Auxiliar, cito Vira-Mundo (tenho reportagem da estação), Carapuça, ou a própria Magno de Carvalho (Magno) que ainda não encontrei como surgiu; logo existem pontos cegos, também em relação a Heredia de Sá, mas vou pesquisar com calma na Kilometragem das grades, assim poderemos ter uma melhor noção.
Há muitos hiatos nos anos da grade das estações. Isso poderia justificar a ausência de uma estação ou outra.
Adenilson, em 1940 havia um projeto de construção de um novo pátio para a Estação e em 1952 é relatado sobre um acidente ferroviário no pátio desta, logo a tese que a eletrificação e alargamento da bitola da E.F. Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, não se sustenta e isso você poderá ver nas postagens anteriores e na grade de 1960, quando ela aparece em plena atividade na L. Auxiliar.
Melekh. Pode ter certeza que eu analiso com critério qualquer documento postado.Uns eu dou valor e outros nem tanto. Às vezes dá para perceber que o nome da estação era só referência e em outros casos era a estação mesmo. O fato de estar na grade nesse caso, não significa nada nesse caso. Eu gostaria de um quadro completo como os da Rio D'ouro com os horários de parada. Essa é uma lista genérica. O nome de Herédia de Sá aparece junto às inscrições PE, parada estribo. Se uma daquelas casas for a estação, ela continuaria sendo entre Triagem e Vieira Fazenda, mas na linha exclusiva de Arará onde os trens da Melhoramentos não teriam mais acesso, de acordo com os desvios apontados na foto aérea de 1951. Sobre a tese da eletrificação ter acabado com a possibilidade de H.Sá continuar na grade da Melhoramentos, vou discordar quanto à sustentação da minha tese. O problema não é a eletrificação em si, mas o fato dos trens elétricos serem altos demais para uma estação acanhada e no estilo Arará, levando-se em consideração uma já alteração de lugar. A foto aérea é clara. Não somente o trecho antigo parece estar SEM TRILHOS, como parece não haver o menor sinal de estação. Se houvesse uma estação de porte para receber trens elétricos de 8 ou 9 vagões, acho que veríamos. Salvo se em uma das casas apontadas, houver uma plataforma comprida que não estamos vendo, mas pela questão explicada dos desvios, não teria como um trem da auxiliar estar ali, pelo menos em 1951.
Acervo Carlos Melekh -- Estações 1960.JPG
Adenilson, sua linha de raciocínio é bem coerente, embora eu discorde de alguns pontos, parece que algo no sentido que colocaste, em parte ocorreu.
Sobre o mapa dos dois trechos, não é esse o de 1959, eu nem sei a data deste pois foi o Dado que o postou algum tempo atrás, falando das duas estações Triagem, o de 1959 é o branco.
A sobreposição que o Dado fez, deve ser bem analisada, pois com a retilinazação a linha acabou parando no V do Y, se me entendem...