Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 10:29

talvez vcs já tenham essas fotos, mas é mais pra juntar dados visuais. Acho que deveria abrir um topico só da estação D Pedro II... essa dá pra ver um trem em curva...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 10:31

essa foto é de um outro angulo... é citada como 1889, será?

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 11:05

Voltando ao ramal das laranjas... achei a foto que queria: tirada pelo Buzzellin do St Cruz ou Vera Cruz, mostra o viaduto de N Iguaçu e à esquerda uma aprente estação velha... seria onde saía o tal ramal das laranjas...ou o ramal pra B Roxo????

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 11:09

Tem um mapa, acho que no site Memória do Trem, mostrando esta ligação Belford Roxo-Nova Iguaçu, mas até onde sei, aquilo foi apenas um projeto. Na verdade, o projeto primeiramente era de uma ligação entre Maxambomba (Nova Iguaçu) e Iguaçu Velha, mas depois convencionou-se ligar Nova Iguaçu a Belford Roxo. O mapa é este abaixo:
Mapa das ferrovias na região metropolitana do RJ - Esboço.jpg
Foram tantos projetos que não vingaram ... tenho uma lista aqui. Se todos eles tivessem sido construídos, e preservados, o Rio de Janeiro hoje seria potência mundial em progresso, turismo e transporte de passageiros !
##o##
Em relação à esta ligação ferroviária entre as duas cidades, até onde eu sei, ela não existiu. Mas ... quem sabe se não aparece alguma informação a mais e nos faça cair pra trás de surpresa ???
;)

ATENÇÃO !
Criado novo tópico específico sobre a estaçao D.Pedro II.
Link: http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=84&t=282
Já estou (estamos) postando material lá, mas como orientação, vou deixar parte do material e textos também aqui neste tópico.

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 11:15

Excelente foto, Hugo !
Dê os parabéns ao Buzzelin pelo registro (ele ainda não me adicionou no Facebook) !
Infelizmente, o Google não fotografou as ruas de Nova Iguaçu ainda, apenas dispomos das imagens de satélite mesmo. Mas observando estas imagens aéreas, me passa a impressão de que, próximo ao viaduto, no sentido Comendador Soares, o muro que margeia a linha tem um hiato, um intervalo, e tem umas casas construídas junto a linha. E o muro, antes disso, dá uma ligeira afastada do prumo original, dando a impressão de que vai fazer uma curva em direção a rua. Logo após o viaduto, o muro volta ao seu prumo normal.
Peraí ! ! !
Lembrei de uma coisa agora !
Quem conhece a região me diga: não há (ou havia) um portão metálico no muro, logo após o viaduto, mais ou menos na direção dos trilhos desse "ramal das laranjas" (se fosse "ramal dos laranjas" seria em Brasília :lol: :lol: :lol: ).
Se minha memória não está me traindo, acho que tinha um portão sim ... se não ali, em outro trecho próximo.
Me lembro que tinha um posto de gasolina próximo também .. agora tá começando a me vir várias coisas na cabeça ..
Vou tentar encontrar fotos da região !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 11:23

Sim , lembro quando morava no Rio, lá pelos fins anos 70 e inicio dos 80, falava-se em ligar N Iguaçu a B Roxo... ou: prolongar o ramal de b Roxo até N Iguaçu... conversas... igual a do trem bala...

Voltando a rmais: em barros Filho tinha uma ramalzinho em direção a Guadalupe, saí em bitola mista da ponta da estação lado Honório e bem em curva ia em meio de uma favela entrar num galpão a uns 300 mts...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 11:54

Sim, Hugo. Este ramal partindo de Honório eu também já ouvi falar. Acho que era de uma fábrica ou distribuidora de cimento. Aliás, ali próximo a Deodoro havia muitos pequenos ramais particulares.
Pessoal, consegui duas fotos que vai dar pra orientar um pouco sobre este "ramal das laranjas". As fotos foram extraídas do excelente blog/site "Relatos de Viagem", do amigo Luís Carlos Dória:

Imagem
^^ Foto feita de cima do viaduto. A frente está a rodoviária de Nova Iguaçu. À direita ficam os galpões e o atual Restaurante Popular de Nova Iguaçu. Abaixo, reparem que há um trecho de asfalto recapeado, e uma esquina, quase fora da foto, onde há uma via que liga a Av.Gov.Amaral Peixoto (via que dá acesso à rodoviária) à Av.Mal.Floriano Peixoto (rua que margeia a linha ferroviária). Esta via, na época que eu passava por ali rumo a Seropédica, servia de ponto final para diversas linhas de ônibus e os trilhos passavam por ali, tenho certeza que eram duas linhas, só não me lembro se era uma de cada lado dos pilares do viaduto, ou as duas do mesmo lado, paralela a esta via (na verdade, os trilhos eram na própria via, no asfalto).

Imagem
^^ Nesta outra imagem, também sobre o viaduto, mas na altura de onde a linha do centro passa, se vê a rodoviária à frente, uma garagem da Evanil à direita, e as linhas passavam entre este terreno e o viaduto.
Editado pela última vez por DadoDJ em 23 Mai 2012, 12:07, em um total de 1 vez.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 12:04

Vejam as marcações na imagem de satélite abaixo, sobre o que falei a respeito de uma aparente e suposta saída do ramal das Laranjas:
Suposta saída do Ramal das Laranjas - Nova Iguaçu.png
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 24 Mai 2012, 14:38

Hugo.
Acho que já vi em algum guia rex esse ramalzinho em Barros Filho falado por você. Vou procurar em casa para ver se ainda o tenho.

HUGO CARAMURU escreveu:Sim , lembro quando morava no Rio, lá pelos fins anos 70 e inicio dos 80, falava-se em ligar N Iguaçu a B Roxo... ou: prolongar o ramal de b Roxo até N Iguaçu... conversas... igual a do trem bala...

Voltando a rmais: em barros Filho tinha uma ramalzinho em direção a Guadalupe, saí em bitola mista da ponta da estação lado Honório e bem em curva ia em meio de uma favela entrar num galpão a uns 300 mts...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 24 Mai 2012, 14:57

Eu me equivoquei e falei sobre este ramalzinho saindo de Honório (Gurgel), quando na verdade saí de Barrso Filho, como disse o Hugo.
Eu tenho um Guia 4 rodas de 1992 que mostra esta linhna, mas ele está inacessível agora. Mas me lembro bem deste ramal, nas imagens de satélite abaixo fica fácil distingüir onde ficava, pois a rua criada no antigo leito chama-se R.Margem da Linha !
Aliás, a fábrica ali próxima é da Eternit. Seria um ramal particular desta fábrica ?
Ramal da Eternit - Costa Barros.JPG
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”