Pessoal.
Postei agora no tópico: ordem do assentamento das linhas da E.F.D.Pedro II, uma reportagem sobre a 4ª linha assentada e estou repetindo aqui, mas com maior ênfase de comentários na estação do Méier.
Anteriormente nesse tópico, tinha levantado que em função de sempre ter acreditado que o prédio original da estação do Méier; que foi inaugurado em 1889 com linha dupla; não tinha uma linha passando em cada lado como agora e sim, algo parecido com a estação Maria da Graça em sua inauguração.
Seria um prédio adjacente à rua (provavelmente Lia Barbosa, o que parece se confirmar aqui) e uma linha adjacente à plataforma.
A segunda linha seria para os expressos, sem "atender" a plataforma.
O acesso à estação seria direto pela rua Lia Barbosa e para quem vinha da Rua Goiás (depois desmembrada em Arquias Cordeiro), havia a necessidade de andar sobre os trilhos.
Na minha cabeça, a terceira linha, inaugurada em 1897 seria a que posteriormente isolaria a plataforma da rua, abraçando-a junto com a outra linha, a plataforma, mas a reportagem parece mostrar que pelo menos no caso do Méier, a terceira linha assentada também não atendia a plataforma, e apenas na quarta, houve necessidade de cortar a plataforma", isolando-a da Lia Barbosa.
Curiosamente, a reportagem aborda sobre uma "espertinha" que quis fazer obras de melhoria em seu imóvel, depois do anúncio que ali seria uma faixa destinada à ferrovia.
O Paiz.10.05.1910.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.