E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 29 Nov 2011, 14:20

Eita !
Agora pegou, hein ?
A cada hora surge um mistério novo ... hehehehe que maneiro !
:P
Vou pensar sobre esta nova descoberta ... realmente mais um enigma !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 29 Nov 2011, 21:29

Não sei ao certo o ano da foto, embora já a tenha visto muitas vezes. A linha mista pode ser justificada pelo uso de trens cargueiros da Auxiliar até a Pavuna (dalí entrando pelo ramal Circular) após a desativação dos trens da RdO. Com a construção da Japerí x Arará, a linha deve ter perdido de vez sua utilidade, vindo a virar a base da Linha 2 do Metrô.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 04 Dez 2011, 10:27

Em relação a esta última foto, postada pelo Adenilson, esquentei a cuca pensando nas possibilidades, mas só o que me passou foi que, por algum motivo, a estação de cá, em primeiro plano, passou a ser "a" estação Maria da Graça, e a antiga, ao fundo, foi desativada.
Desativada momentaneamente, para uma reforma; ou definitivamente.
Talvez a plataforma "original", a do fundo da imagem, estivesse realmente sendo desativada definitivamente; e os pilares altos da cobertura da plataforma estivessem também sendo desmontados, ao invés de reformados, que foi a primeira impressão que tivemos.
Deve ser este o motivo da rede aérea estar presente apenas do lado de cá, na(s) linha(s) de bitola mista. Esta também foi removida da(s) linha(s) do canto, já que não haveria mais circulação de trens por lá ...
Algum ano específico foi designado para esta foto ? Temos que ver isso também, pois em determinada época a Leopoldina assumiu as linhas da EFRdO, e neste trecho havia tráfego compartilhado ...
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Dez 2011, 12:55

^^ Pois é Dado, houvo sim o uso compartilhado. Sobre a Leopoldina eu não postei na resposta anterior por causa de sua bitola ser igual a da RdO. Agora, resta saber mesmo de que ano é a foto, pois pode ser a chave pelo menos para o caso da bitola mista.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 05 Dez 2011, 15:45

Luiz, tudo bom?

Não entendi direito o seu comentário.
A foto que aparentemente é do início dos anos 60 ou final dos 50, é anterior ao final da Rio D'ouro. Isso com certeza.
Nessa época, a bitola da linha auxiliar já era larga há muito tempo.

Independente da questão envolvendo a ligação de Arará com Japeri, utilizando a auxiliar, parece que a destinação da mista na foto justifica-se pela utilização simultânea naquela plataforma de trens da Rio D'ouro e da auxiliar.

Não conseguimos ver a linha a esquerda da plataforma.

Tem também a questão da rede elétrica, o que aponta que os trens eletrificados da auxiliar paravam na plataforma "destinada" aos da Rio D'ouro.
Por isso a questão que levantei sobre a desativação de 2 plataformas de Maria da Graça para apenas uma para trens elétricos e a vapor.

Uma coisa é certa, vendo as fotos postadas pelo Dado de uma reportagem em 1948 e mapas da SMU, as duas plataformas existiram com certeza até o início dos anos 50. okk

Luiz Eduardo escreveu:Não sei ao certo o ano da foto, embora já a tenha visto muitas vezes. A linha mista pode ser justificada pelo uso de trens cargueiros da Auxiliar até a Pavuna (dalí entrando pelo ramal Circular) após a desativação dos trens da RdO. Com a construção da Japerí x Arará, a linha deve ter perdido de vez sua utilidade, vindo a virar a base da Linha 2 do Metrô.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 05 Dez 2011, 15:59

Oi Dado.
Pois é. Eu insinuei isso no post anterior.
Aqueles pilares estão estranhos. Muto altos.
Não sou engenheiro civil e sim mecânico, mas fiquei pensando o seguinte.

Se a plataforma fosse de terra compactada com uma "generosa" camada de concreto, os pilares poderiam ser erguidos a partir desta.
Porém se a plataforma fosse estaquiada ou basicamente de terra compactada com fina camada de concreto, seria mais seguro erquer os pilares a partir do chão e não da plataforma.
Isso poderia justificar a sua altura "anormal".
Nesse caso, o esqueleto de cobertura ao fundo já estaria sem a plataforma.

É claro que tudo isso é "chutômetro".
Também não descarto a possibilidade de reforma, justificando a retirada parcial da rede aérea por motivo de segurança.

Conforme respondi para o Luiz, a bitola mista aponta para a utilização dos trens da Rio D'ouro e da auxiliar ao mesmo tempo.
Já vimos nos esquemas de linhas da estação Del Castilho, já discutidas no outro fórum, que a Rio D'ouro seguia pelo lado direito (sentido subúrbio).

Em relação ao ano da foto, devido a roupa das pessoas, eu "chutaria" que a foto foi tirada entre 1955 e 1962.

Já vimos em mapas de SMU e na foto que vc postou da reportagem, que as plataformas coexistiram até início dos anos 50.

DadoDJ escreveu:Em relação a esta última foto, postada pelo Adenilson, esquentei a cuca pensando nas possibilidades, mas só o que me passou foi que, por algum motivo, a estação de cá, em primeiro plano, passou a ser "a" estação Maria da Graça, e a antiga, ao fundo, foi desativada.
Desativada momentaneamente, para uma reforma; ou definitivamente.
Talvez a plataforma "original", a do fundo da imagem, estivesse realmente sendo desativada definitivamente; e os pilares altos da cobertura da plataforma estivessem também sendo desmontados, ao invés de reformados, que foi a primeira impressão que tivemos.
Deve ser este o motivo da rede aérea estar presente apenas do lado de cá, na(s) linha(s) de bitola mista. Esta também foi removida da(s) linha(s) do canto, já que não haveria mais circulação de trens por lá ...
Algum ano específico foi designado para esta foto ? Temos que ver isso também, pois em determinada época a Leopoldina assumiu as linhas da EFRdO, e neste trecho havia tráfego compartilhado ...

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 05 Dez 2011, 20:04

Adenilson escreveu:Luiz, tudo bom?

Não entendi direito o seu comentário.
A foto que aparentemente é do início dos anos 60 ou final dos 50, é anterior ao final da Rio D'ouro. Isso com certeza.
Nessa época, a bitola da linha auxiliar já era larga há muito tempo.

Independente da questão envolvendo a ligação de Arará com Japeri, utilizando a auxiliar, parece que a destinação da mista na foto justifica-se pela utilização simultânea naquela plataforma de trens da Rio D'ouro e da auxiliar.

Não conseguimos ver a linha a esquerda da plataforma.

Tem também a questão da rede elétrica, o que aponta que os trens eletrificados da auxiliar paravam na plataforma "destinada" aos da Rio D'ouro.
Por isso a questão que levantei sobre a desativação de 2 plataformas de Maria da Graça para apenas uma para trens elétricos e a vapor.

Uma coisa é certa, vendo as fotos postadas pelo Dado de uma reportagem em 1948 e mapas da SMU, as duas plataformas existiram com certeza até o início dos anos 50. okk

Luiz Eduardo escreveu:Não sei ao certo o ano da foto, embora já a tenha visto muitas vezes. A linha mista pode ser justificada pelo uso de trens cargueiros da Auxiliar até a Pavuna (dalí entrando pelo ramal Circular) após a desativação dos trens da RdO. Com a construção da Japerí x Arará, a linha deve ter perdido de vez sua utilidade, vindo a virar a base da Linha 2 do Metrô.
Adenilson, boa noite.

Creio eu que deva ter posto adendos demais no comentário, mas era justamente isso que eu quis dizer: que as duas (Auxiliar e RdO) compartilharam do mesmo leito. Quanto a questão de "anos" e "tempos", deixa pra lá, pois sou muito ruim de datas. kkkkkkkkkkkk
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 29 Fev 2012, 19:01

Pessoal,

Resolvendo o mistério de Maria da Graça - E.F.C.B.

Estação com o o distico:

Imagem

Imagem

A Plataforma:

Imagem

ImagemCurtam as fotos.
Editado pela última vez por Melekh em 23 Mar 2012, 11:59, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 29 Fev 2012, 20:10

Bravo, Bravíssimo!!! app app app
Belas fotos, Melekh. A digitalização do Malho pode trazer um grande material para a gente.

Agora só nos resta ir até àquele galpão e saber se as janelas nele cravadas (atrás do galpão) são da parte frontal ou posterior da estação.
Após ponderações com o Dado, essa é uma dúvida que ainda me resta.
Melekh. Estarei de férias até dia 11. Se vc tiver um tempinho para irmos até o galpão, é só falar. Só não vale fim de semana. :D

Só para completar, ontem fui ao AGCRJ e verifiquei que as duas linhas passavam de apnas um lado da plataforma, portanto uma das linhas não "atendia" à plataforma.
Encerrando. A coberturazinha onde está o pessoal na segunda foto está no sentido Vieira Fazenda. A não ser que a mesma se projete dos 2 lados, mas não foi isso que mostrou a foto de 1934.
O croqui da estação postado no site do Ralph está quase fiel, com exceção dessa coberturazinha extra e do comprimento da plataforma.

Abraços.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 21:54

UAU !
M-E-L-E-K-H ! Show de bola !
Nossa ... me senti igual ao momento que vi a foto de São Francisco Xavier postada pelo Adenilson: no ambiente, fazendo parte da história. Dá um bem estar ver estas fotos antigas, e ao mesmo tempo novas, visto que são inéditas para nós !
Parabéns, amigo ! Muito legais as fotos, nossa que maneiro ! Valeu mesmo !
Agora uma pergunta: estão digitalizando as edições da publicação "O Malho" ? Onde ? Em qual site ? Eu notei que no site do Ralph estão figurando novas fotos a cada dia, extraídas de "O Malho", mas achei que fosse acervo pessoal, vsto que o Ralph tem até baús antigos com revistas, jornais e livros antigos.
Mais uma vez, Melekh: PARABÉNS !
app
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”