Agora pegou, hein ?
A cada hora surge um mistério novo ... hehehehe que maneiro !

Vou pensar sobre esta nova descoberta ... realmente mais um enigma !
Luiz Eduardo escreveu:Não sei ao certo o ano da foto, embora já a tenha visto muitas vezes. A linha mista pode ser justificada pelo uso de trens cargueiros da Auxiliar até a Pavuna (dalí entrando pelo ramal Circular) após a desativação dos trens da RdO. Com a construção da Japerí x Arará, a linha deve ter perdido de vez sua utilidade, vindo a virar a base da Linha 2 do Metrô.
DadoDJ escreveu:Em relação a esta última foto, postada pelo Adenilson, esquentei a cuca pensando nas possibilidades, mas só o que me passou foi que, por algum motivo, a estação de cá, em primeiro plano, passou a ser "a" estação Maria da Graça, e a antiga, ao fundo, foi desativada.
Desativada momentaneamente, para uma reforma; ou definitivamente.
Talvez a plataforma "original", a do fundo da imagem, estivesse realmente sendo desativada definitivamente; e os pilares altos da cobertura da plataforma estivessem também sendo desmontados, ao invés de reformados, que foi a primeira impressão que tivemos.
Deve ser este o motivo da rede aérea estar presente apenas do lado de cá, na(s) linha(s) de bitola mista. Esta também foi removida da(s) linha(s) do canto, já que não haveria mais circulação de trens por lá ...
Algum ano específico foi designado para esta foto ? Temos que ver isso também, pois em determinada época a Leopoldina assumiu as linhas da EFRdO, e neste trecho havia tráfego compartilhado ...
Adenilson, boa noite.Adenilson escreveu:Luiz, tudo bom?
Não entendi direito o seu comentário.
A foto que aparentemente é do início dos anos 60 ou final dos 50, é anterior ao final da Rio D'ouro. Isso com certeza.
Nessa época, a bitola da linha auxiliar já era larga há muito tempo.
Independente da questão envolvendo a ligação de Arará com Japeri, utilizando a auxiliar, parece que a destinação da mista na foto justifica-se pela utilização simultânea naquela plataforma de trens da Rio D'ouro e da auxiliar.
Não conseguimos ver a linha a esquerda da plataforma.
Tem também a questão da rede elétrica, o que aponta que os trens eletrificados da auxiliar paravam na plataforma "destinada" aos da Rio D'ouro.
Por isso a questão que levantei sobre a desativação de 2 plataformas de Maria da Graça para apenas uma para trens elétricos e a vapor.
Uma coisa é certa, vendo as fotos postadas pelo Dado de uma reportagem em 1948 e mapas da SMU, as duas plataformas existiram com certeza até o início dos anos 50.![]()
Luiz Eduardo escreveu:Não sei ao certo o ano da foto, embora já a tenha visto muitas vezes. A linha mista pode ser justificada pelo uso de trens cargueiros da Auxiliar até a Pavuna (dalí entrando pelo ramal Circular) após a desativação dos trens da RdO. Com a construção da Japerí x Arará, a linha deve ter perdido de vez sua utilidade, vindo a virar a base da Linha 2 do Metrô.