Oi Dado.
Pois é. Eu insinuei isso no post anterior.
Aqueles pilares estão estranhos. Muto altos.
Não sou engenheiro civil e sim mecânico, mas fiquei pensando o seguinte.
Se a plataforma fosse de terra compactada com uma "generosa" camada de concreto, os pilares poderiam ser erguidos a partir desta.
Porém se a plataforma fosse estaquiada ou basicamente de terra compactada com fina camada de concreto, seria mais seguro erquer os pilares a partir do chão e não da plataforma.
Isso poderia justificar a sua altura "anormal".
Nesse caso, o esqueleto de cobertura ao fundo já estaria sem a plataforma.
É claro que tudo isso é "chutômetro".
Também não descarto a possibilidade de reforma, justificando a retirada parcial da rede aérea por motivo de segurança.
Conforme respondi para o Luiz, a bitola mista aponta para a utilização dos trens da Rio D'ouro e da auxiliar ao mesmo tempo.
Já vimos nos esquemas de linhas da estação Del Castilho, já discutidas no outro fórum, que a Rio D'ouro seguia pelo lado direito (sentido subúrbio).
Em relação ao ano da foto, devido a roupa das pessoas, eu "chutaria" que a foto foi tirada entre 1955 e 1962.
Já vimos em mapas de SMU e na foto que vc postou da reportagem, que as plataformas coexistiram até início dos anos 50.
DadoDJ escreveu:Em relação a esta última foto, postada pelo Adenilson, esquentei a cuca pensando nas possibilidades, mas só o que me passou foi que, por algum motivo, a estação de cá, em primeiro plano, passou a ser "a" estação Maria da Graça, e a antiga, ao fundo, foi desativada.
Desativada momentaneamente, para uma reforma; ou definitivamente.
Talvez a plataforma "original", a do fundo da imagem, estivesse realmente sendo desativada definitivamente; e os pilares altos da cobertura da plataforma estivessem também sendo desmontados, ao invés de reformados, que foi a primeira impressão que tivemos.
Deve ser este o motivo da rede aérea estar presente apenas do lado de cá, na(s) linha(s) de bitola mista. Esta também foi removida da(s) linha(s) do canto, já que não haveria mais circulação de trens por lá ...
Algum ano específico foi designado para esta foto ? Temos que ver isso também, pois em determinada época a Leopoldina assumiu as linhas da EFRdO, e neste trecho havia tráfego compartilhado ...