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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Nov 2012, 15:02
por Adenilson
Hugo.
Realmente você é o rei em relação à garimpagem dessas reportagens antigas.

Sobre a foto da composição parada na localidade apontada por Irajá, realmente no local não havia 2 linhas, pelo menos pelo que conhecemos, apesar de sabermos que houve diversas alterações nos pátios, mas na foto aparentemente aparecem 2 linhas.

Inhaúma, pelo que tudo indica, teve dois prédios em locais distintos, porém muito próximos um do outro, sendo que o prédio original "presenciou" a estação mais moderna
"nascer" (provavelmente entre 1938 e 1945) e morrer (provavelmente anos 70).

A estação original sobreviveu até 1978, segundo os relatos. Essa casa era pequena, vamos chutar uns 15 metros e era totalmente diferente da edificação apontada, ao meu ver erradamente,
como Irajá.

A única possibilidade de ser Inhaúma ao meu ver é se o casario for a edificação com telhado mais a direita e a esquerda (o prédio com o dístico RD), ser uma edificação agregada mais a esquerda. No caso dessa foto, pela posição das linhas, Liberdade estaria obrigatoriamente a esquerda, uma vez que no prédio original só havia trilhos de um lado da plataforma, sendo que apenas um tangenciava a plataforma.

Abaixo, segue uma recordação de como era o pátio em 1928. Repare que pelo menos nesse ano, não havia prédio integrado ao velho casarão da estação indicado com a seta.
Inhaúma1928.jpg
Repare na segunda foto postada por você, a que tem o lotação, o casario ao fundo. Aquele realmente parece ser o prédio original, mas me surpreendeu uma compisição tão longa parando nela, já que pela aerofotografia de 1928, a plataforma parecia curta, a não ser que parte dos passageiros descessem direto nos trilhos.

Todos sabemos que não se abrevia preposição, mas se D'ouro fosse integrada como uma palavra só, então poderia ser abreviatura para Rio D'ouro, sendo RD, mas não acredito nisso até agora.
Foi só uma conjectura.

Sobre Vicente de Carvalho e baseando-me no mapa de 1917, o qual em breve disponiblizarei aqui, V.Carvalho tinha plataforma, mas pequena.
Ali tinha uma chave de desvio e 2 linhas, já em 1917.
Em uma foto de um acidente com um lotação nos anos 50, dá para perceber a presença de galpões por ali.

Será que existiam na data da foto? Caso sim, então pode ser Vicente de Carvalho, com uma plataforma bem menor e escondida pelo trem, ou ainda fora do enquadramento e
com os prédios atrás que não seriam a estação. Com chance de ser apenas a edificação da direita com telhado.

Como não há muita definição da foto, pense que o telhado mais a direita pode não estar integrado com o prédio escrito RD.

Outra questão a levantar é a estação Posto Telegráfico (entre Inhaúma e E.Mato) e portadora de plataforma segundo a planta de 1917. okk


Em relação à foto de C.Neto, não vejo as belas coberturas laterais do tempo que se chamava Areal.
Será que é porquê o ângulo está fechado ou porquê já mudaram um pouco a estação?

A foto do lado esquerdo das duas de C.Netto é uma relíquia, pois mostra o lado da estação voltado para a plataforma. app

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 23 Nov 2012, 18:32
por HUGO CARAMURU
As pesquisas são fascinantes. Engraçado que de Acari não apareceu nada. Coelho neto haveria novidades a aparecer, é aquilo mesmo e tá lá. Agora, Inhauma está brincando de gato-rato ou esconde-esconde... ja´apareceu varias fotos, só que incompletas, parciais... Engenho do Mato é um mistério... LIBERDADE original, nada... (chego a pensar da posibilidade desta posta como Irajá - acho que evidente que não é Irajá -ser Liberdade). Enfim, vamos embarcar no trem das procuras que vão aparecendo surpresas.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 24 Nov 2012, 15:42
por DadoDJ
Pessoal, tenho a impressão que estou quase desvendando dois mistérios de uma vez !
o0
O primeiro é em relação àquele texto de Max Vasconcellos, no livro "Vias Brasileiras de Comunicação", no qual ele fala que passando sobre Engenho da Rainha, passa sobre a antiga estação de Engenho do Matto, que tinha um desvio de dois quilômetros etc etc.
Pois bem, não poderei postar agora o porquê e a explicação d'ele ter dito isso no livro, mas peço que alguém que tenha o texto, por favor poste a página que fala sobre este trecho para eu poder fazer as comparações e explicações. Não tenho idéia de quando acessarei o meu computador, pois estou fora de casa e teclando do celular.
O outro mistério é em relação àquela foto misteriosa que é descrita como sendo a Av.dos Democráticos, com trilhos ao lado. Essa ainda preciso me certificar de uma coisa, mas acredito que seja realmente a avenida.
Depois eu volto !

Obs.: Adenilson, o Posto Telegráfico não é a Parada Botafogo ?!

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 24 Nov 2012, 18:38
por Adenilson
Hugo: Estou começando a ter a convicção que aquele lugar é Irajá mesmo. Agora estou sem tempo para explicar, mas depois explicarei com fotos e
de acordo com o que vi no mapa de 1917.

Dado: Acho que Botafogo funcionou como Posto Telegráfico, mas acho que houve outro posto telegráfico mais a frente que Botofago, onde é a sede
da Braso Lisboa, só que ainda não tenho certeza se esse posto era tão antigo (1909) como na foto postada pelo Hugo.
Vou checar as quilometragens e depois responderei.
Salvei umas cópias dos mapas aqui, mas devolvi os originais para o AN para eles corrigirem o problema.

Alguns funcionários do AN confidenciaram que algumas fotos e mapas são protegidos mesmo.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 24 Nov 2012, 20:19
por HUGO CARAMURU
Os mistérios da Rio Douro. Mas aqui vou pôr a reportagem em que utilizaram as fotos já postadas aqui. Vai pelo texto. (Se já postaram esta página, desculpe a repetição).

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 24 Nov 2012, 20:28
por HUGO CARAMURU
Esqueci a data: 25 de novembro de 1972; jornal Correio da Manhã.

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 25 Nov 2012, 02:18
por tche
A reportagem elucida um fato importante: o serviço trens suburbanos cessou e as respectivas estações foram fechadas em 1962, segundo declarações de um dos entrevistados, isso explica o abandono das mesmas. O alargamento da Automóvel Clube ocorreu entre 1973 e 1975, mas maioria das estações duraram até 1978. A reportagem postada é uma prova disso. Também deixa claro que se o serviço de passageiros
foi encerrado nessa data, é bem provável que a Leopoldina tenha começado a utilizar o leito da Rio D´Ouro já nessa época...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 25 Nov 2012, 03:25
por HUGO CARAMURU
Eu lembro da leopoldina usando esse trecho em 1966, o que deve ter começado logo após fechado a subida da serra de Petrópolis. E a propósito da idéia de Inhauma ter tido duas estações parece confirmar com a noticia abaixo, embora a imprensa , como sempre imperfeita nos assuntos ferroviários, tenha colocado Inhauma como linha Auxiliar:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 25 Nov 2012, 07:45
por tche
Em Maio de 1964, com a interrupção do trecho Três Rios/Petrópolis, todo o tráfego de trens mineiros da Leopoldina teve forçosamente que utilizar a Rio D´Ouro para alcançar Minas Gerais. Como eu já havia postado há tempos atrás, tal tráfego já estaria sendo mantido antes da data mencionada, provavelmente em 1962, data que combina com o depoimento do ferroviário na reportagem do "Correio da Manhã"...

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Enviado: 25 Nov 2012, 09:42
por DadoDJ
Hugo, apesar de estranho, em algumas matérias (umas 3 ou 4) eu já vi descrito "Linha Auxiliar da Rio d'Ouro", pois de qualquer forma tanto a EF Melhoramentos como a EF RIo d'Ouro acabaram sendo Linhas Auxiliares da EFCB, não sei se na prática ou apenas para reduzir a importância perante à sua linha tronco.