E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Tche, essa é a linha da MRS. São trilhos que ela deixa no leito para fazer a troca dos mesmos. Dá impressão realmente que se trata de bitola mista, mas não é não. Ontem mesmo eu fui pra Belford Roxo e vi um trecho bem grande com trilhos para serem trocados (Não lembro se em Costa Barros ou Barros Filho), dando essa mesma impressão.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Esta noticia achei no JB (vejam dados abaixo) e mostra que em 69 embora haviam trilhos, o tráfego já estava paralisado. Esta foto foi tirada em Acari, o fotografo está de costa para a estação (de Acari) e lá vemos a AV Brasil e após o viaduto a estação de Coelho Neto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
O fotógrafo está de costas para a estação de Acari, tendo ao fundo o viaduto de Coelho Neto. No lado esquerdo da foto onde existem atualmente umas casas amarelas tipo "quitinete", iniciava-se o terreno da Formiplac, que deu lugar ao hospital de Acari. Nota-se ainda que o viaduto de Coelho Neto ainda não havia sido duplicado. Como época da foto é de 1969, a Rio D´Ouro ainda estava ativa após à Pavuna, e o trecho mostrado estava abandonado à cerca de um ano...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Acrescentando ainda que, a dita ferrovia funcionava apenas à partir de Del Castilho, o que confirma apenas a exatidão e a credibilidade dos dados contidos neste fórum...
-
- Usuário Bronze
- Mensagens: 40
- Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Amigos, vendo a reportagem de 40 anos atrás percebo que uma das soluções foi alterada para ser a L. Vermelha ( inclusive a Rua Bela se mal me engano era onde tinha a passagem de nível hoje elevado do ramal que serve até hoje a MRS para o Caju), a outra nunca foi a frente...
? Será que as coisas que lemos hoje (exceto por aquelas que tem ligação com os eventos esportivos mundiais ) são realidade ou apenas todo mundo "fazendo vidinha " como dizem por aí???
A notícia tem mais de 40 anos!!! Lembrei exatamente do post no blog do Ralp G do E. Ferrov que li ontem, com o link para um vídeo das ferrovias sem futuro e que ele fica muito cético quando lê notícias boas sobre trens...
Mas voltando a RdO: A matéria fala que ela passava por ??? "Oswaldo Cruz". Alguém sabe se algum dia O.Cruz foiu um bairro grande como Irajá para tocar o trecho da RdO?
Minha opinião é de que foi erro da matéria.
OBS.:Para ver os limites de bairros bem e ainda escrever sobre o que n´´os sabemos sobre a ferrivia indico ver os mapas também pela Wikimápia, lá mostra bem os limites de bairros.
? Será que as coisas que lemos hoje (exceto por aquelas que tem ligação com os eventos esportivos mundiais ) são realidade ou apenas todo mundo "fazendo vidinha " como dizem por aí???
A notícia tem mais de 40 anos!!! Lembrei exatamente do post no blog do Ralp G do E. Ferrov que li ontem, com o link para um vídeo das ferrovias sem futuro e que ele fica muito cético quando lê notícias boas sobre trens...
Mas voltando a RdO: A matéria fala que ela passava por ??? "Oswaldo Cruz". Alguém sabe se algum dia O.Cruz foiu um bairro grande como Irajá para tocar o trecho da RdO?
Minha opinião é de que foi erro da matéria.


-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Olá pessoal, com relação à foto postada pelo Hugo Caramuru na página anterior, de Acari em 1969, tendo ao fundo o viaduto de Coelho Neto, aí está como é o local atualmente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Pessoal,
Acho que fotos são sempre benvindas.
Segue abaixo mais uma de Colégio de ângulo visto da plataforma.
Acho que fotos são sempre benvindas.
Segue abaixo mais uma de Colégio de ângulo visto da plataforma.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Tchê e Hugo, e claro, outros foristas, mas principalmente vocês dois que são especialistas na região,
segue abaixo uma foto cujo título era um acidente na entrada da estação de Acari.
Para que lado ficaria a estação? Para que direção está apontada a foto. Coelho Neto ou Pavuna?
A mesma não aparece. Tá difícil essa estação, hein!!!
segue abaixo uma foto cujo título era um acidente na entrada da estação de Acari.
Para que lado ficaria a estação? Para que direção está apontada a foto. Coelho Neto ou Pavuna?
A mesma não aparece. Tá difícil essa estação, hein!!!

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Grande Adenilson, parabéns pela foto, eu a tinha nos recortes dos jornais. O local pra mim foi facil reconhecer. O fotografo está de costa para a estação de Acari, na beira da ponte. Ele está de frente para Pavuna. Á esquerda da foto, vê-se a cabeceira da ponte da rodovia, av Automovel Clube. Bem ao fundo, à esquerda, vê-se um morro. Eu vivia nesses morros todos sabados e domingos, na casa de uns amigos. Ali começava a Rua Açoriana e no nr 49 eu estava sempre lá, na varanda vendo os trens. ( Essa familia hoje mora em Jacarepagua). Anexo a reportagem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Olá pessoal, o Hugo já disse tudo. O relevo da foto mostra uma região ainda desfavelizada, bucólica, mas hoje em dia é final da área da fazenda Botafogo e o início do morro da pedreira, notório antro de marginais e local de altíssimo risco. À propósito, aí vai uma comparação em dois tempos: A foto já postada pelo Hugo, com o trem saindo de Acari e o mesmo local em 2011.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.