Linha do centro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
Em Bangu lembro que havia um ramal para a fabrica Bangu, talvez tenha sido oriundo dessa circular.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro

Vou dar uma garimpada, mas acredito que nada vá aparecer. Teremos que tentar montar a partir da quilometragem algo que possa ser um esboço para discutirmos.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Achei mais este aqui, que cita o Circular de Bangú e mais alguns outros que, pelo menos pelo nome, não conheço (Joquey Club e Morro da Mina).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Ainda sobre o Circular de Bangú:
Extraído do site: http://www.diariodorio.com/histria-de-bangu/
1910 – É oficialmeente inaugurada, a 10 de março, a Igreja de São Sebastião e Santa Cecília. Na missa inaugural estiveram presentes o Comendador Costa Pereira, Presidente da Fábrica Bangú, e sua esposa que doaram a imagem de Nossa Senhora, que foi colocada no centro do altar.
Iniciada a construção de um prédio anexo ao da Fábrica para expansão de algumas seções.
Para facilitar o transporte de passageiros e cargas a Fábrica inicia a construção da circular possibilitando que alguns trens retornem de Bangú.
Uma observação: dentro da fábrica já existia uma linha de bitola estreita, que dava acesso até a estação. Pode ser que esta linha tenha sido, além de estendida, alargada para ter virado a circular. A saber
1889 -... O Edifício da Fábrica será construído na área da Fazenda do Bangú, terá cerca de 18.649m² com forma retangular cujos lados medem 174,9m e 106,63m.
A fachada da Fábrica está orientada no sentido leste-oeste e voltada para o leito da Estrada de Ferro à qual ficará ligada por um ramal partindo da Estação Bangú, com 400m de extensão e terminando no pátio central, junto aos depósitos e armazéns.
1900 – O antigo Engenho da Fazenda Retiro foi demolido e construído um novo com o nome de Santo Antônio.
O engenho produzirá aguardente, açúcar, farinha de milho, farinha de trigo, farinha de mandioca, polvilho, descasque de arroz, o fubá e o açúcar serão doados aos operários.
Para melhor escoamento do produto a Fábrica construiu uma linha de trem de bitola estreita ligando o engenho ao leito da Estação de Bangú.
Uma pequena máquina a vapor e dois vagões que cruzando o pequeno rio existente próximo à Estação de Bangú onde foi construída a ponte São João.
Desculpem se estou sendo chato com isso, mas curiosidade sabem como é.
Extraído do site: http://www.diariodorio.com/histria-de-bangu/
1910 – É oficialmeente inaugurada, a 10 de março, a Igreja de São Sebastião e Santa Cecília. Na missa inaugural estiveram presentes o Comendador Costa Pereira, Presidente da Fábrica Bangú, e sua esposa que doaram a imagem de Nossa Senhora, que foi colocada no centro do altar.
Iniciada a construção de um prédio anexo ao da Fábrica para expansão de algumas seções.
Para facilitar o transporte de passageiros e cargas a Fábrica inicia a construção da circular possibilitando que alguns trens retornem de Bangú.
Uma observação: dentro da fábrica já existia uma linha de bitola estreita, que dava acesso até a estação. Pode ser que esta linha tenha sido, além de estendida, alargada para ter virado a circular. A saber
1889 -... O Edifício da Fábrica será construído na área da Fazenda do Bangú, terá cerca de 18.649m² com forma retangular cujos lados medem 174,9m e 106,63m.
A fachada da Fábrica está orientada no sentido leste-oeste e voltada para o leito da Estrada de Ferro à qual ficará ligada por um ramal partindo da Estação Bangú, com 400m de extensão e terminando no pátio central, junto aos depósitos e armazéns.
1900 – O antigo Engenho da Fazenda Retiro foi demolido e construído um novo com o nome de Santo Antônio.
O engenho produzirá aguardente, açúcar, farinha de milho, farinha de trigo, farinha de mandioca, polvilho, descasque de arroz, o fubá e o açúcar serão doados aos operários.
Para melhor escoamento do produto a Fábrica construiu uma linha de trem de bitola estreita ligando o engenho ao leito da Estação de Bangú.
Uma pequena máquina a vapor e dois vagões que cruzando o pequeno rio existente próximo à Estação de Bangú onde foi construída a ponte São João.
Desculpem se estou sendo chato com isso, mas curiosidade sabem como é.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Show de bola, Luiz !
Informações valiosíssimas !
Depois respondo a sua MP.
Informações valiosíssimas !

Depois respondo a sua MP.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
Não sei se dá pra ajudar, mas da fabrica Bangu tenho essas duas fotos, tiradas da "Noite Ilustrada" de 1936.
Numa dá pra ver uma bitola de provavel 60cm cortando uma de bitola larga.
Numa dá pra ver uma bitola de provavel 60cm cortando uma de bitola larga.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Linha do centro
Pessoal,
Sobre o Ramal Circular de Bangu, existia também o Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu.
Vide Mapa:

Sobre o Ramal Circular de Bangu, existia também o Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu.
Vide Mapa:
DadoDJ escreveu:Ramal Circular de Bangu ?!
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro

Valeu meu amigo, estava atras de alguma imagem desse ramal.
Logo minha teoria caiu por terra: o da Fábrica era somente para ela mesmo, até com a direfença de bitola.
Menos um mistério.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Linha do centro
Luiz Eduardo,
Eu fui no Shopping de Bangu e vi fotos do Ramal da Fábrica.
Estão em quadros dentro da Antiga fábrica de Tecidos.
Pelo menos eu vi as mesmas uns três anos atrás.
Acredito que ainda estejam lá.
Abração!
Eu fui no Shopping de Bangu e vi fotos do Ramal da Fábrica.
Estão em quadros dentro da Antiga fábrica de Tecidos.
Pelo menos eu vi as mesmas uns três anos atrás.
Acredito que ainda estejam lá.
Abração!