Página 8 de 15

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 10:15
por HUGO CARAMURU
Em Bangu lembro que havia um ramal para a fabrica Bangu, talvez tenha sido oriundo dessa circular.

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 11:15
por Luiz Eduardo
^^ Acabei de achar na internet, mais precisamente no site VFCO, mais uma referencia ao Circular de Bangú. Porém, nada de mapa.

Vou dar uma garimpada, mas acredito que nada vá aparecer. Teremos que tentar montar a partir da quilometragem algo que possa ser um esboço para discutirmos.

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 11:25
por Luiz Eduardo
Achei mais este aqui, que cita o Circular de Bangú e mais alguns outros que, pelo menos pelo nome, não conheço (Joquey Club e Morro da Mina).
I0004396-12(01024x01684).jpg

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 12:47
por Luiz Eduardo
Ainda sobre o Circular de Bangú:

Extraído do site: http://www.diariodorio.com/histria-de-bangu/

1910 – É oficialmeente inaugurada, a 10 de março, a Igreja de São Sebastião e Santa Cecília. Na missa inaugural estiveram presentes o Comendador Costa Pereira, Presidente da Fábrica Bangú, e sua esposa que doaram a imagem de Nossa Senhora, que foi colocada no centro do altar.

Iniciada a construção de um prédio anexo ao da Fábrica para expansão de algumas seções.

Para facilitar o transporte de passageiros e cargas a Fábrica inicia a construção da circular possibilitando que alguns trens retornem de Bangú.

Uma observação: dentro da fábrica já existia uma linha de bitola estreita, que dava acesso até a estação. Pode ser que esta linha tenha sido, além de estendida, alargada para ter virado a circular. A saber

1889 -... O Edifício da Fábrica será construído na área da Fazenda do Bangú, terá cerca de 18.649m² com forma retangular cujos lados medem 174,9m e 106,63m.

A fachada da Fábrica está orientada no sentido leste-oeste e voltada para o leito da Estrada de Ferro à qual ficará ligada por um ramal partindo da Estação Bangú, com 400m de extensão e terminando no pátio central, junto aos depósitos e armazéns.

1900 – O antigo Engenho da Fazenda Retiro foi demolido e construído um novo com o nome de Santo Antônio.

O engenho produzirá aguardente, açúcar, farinha de milho, farinha de trigo, farinha de mandioca, polvilho, descasque de arroz, o fubá e o açúcar serão doados aos operários.

Para melhor escoamento do produto a Fábrica construiu uma linha de trem de bitola estreita ligando o engenho ao leito da Estação de Bangú.

Uma pequena máquina a vapor e dois vagões que cruzando o pequeno rio existente próximo à Estação de Bangú onde foi construída a ponte São João.



Desculpem se estou sendo chato com isso, mas curiosidade sabem como é.

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 14:17
por DadoDJ
Show de bola, Luiz !
Informações valiosíssimas !
app
Depois respondo a sua MP.

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 15:31
por HUGO CARAMURU
Não sei se dá pra ajudar, mas da fabrica Bangu tenho essas duas fotos, tiradas da "Noite Ilustrada" de 1936.
Numa dá pra ver uma bitola de provavel 60cm cortando uma de bitola larga.

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 15:33
por HUGO CARAMURU
e a outra foto:

Re: Linha do centro

Enviado: 09 Jun 2012, 23:33
por Melekh
Pessoal,


Sobre o Ramal Circular de Bangu, existia também o Ramal da Fábrica de Tecidos Bangu.

Vide Mapa:


Imagem


DadoDJ escreveu:^^ Ramal Circular de Bangu ?!
o0

Re: Linha do centro

Enviado: 10 Jun 2012, 00:42
por Luiz Eduardo
^^ Melekh matou a pau.

Valeu meu amigo, estava atras de alguma imagem desse ramal.

Logo minha teoria caiu por terra: o da Fábrica era somente para ela mesmo, até com a direfença de bitola.

Menos um mistério.

Re: Linha do centro

Enviado: 10 Jun 2012, 00:51
por Melekh
Luiz Eduardo,


Eu fui no Shopping de Bangu e vi fotos do Ramal da Fábrica.

Estão em quadros dentro da Antiga fábrica de Tecidos.

Pelo menos eu vi as mesmas uns três anos atrás.


Acredito que ainda estejam lá.

Abração!