Pessoal,
Analisando a foto assinalada pelo Melekh mostrando um comparativo de uma casa assinalada por ele na foto em preto e branco e uma casa atual, concordo com o Amaral.
Penso não ser a mesma casa.
Realmente a casa da foto antiga parece estar muito mais próxima a estação e imagino não ser apenas efeito da foto.
Aquela casa da foto antiga deveria estar aproximadamente na altura da Rua Patagônia.
Outra coisa é que a lateral da casa atual mostra uma série de portas, as quais parecem ser originais. Na foto antiga, vejo apenas duas (podendo ser portas e/ou janelas). Me refiro a lateral da fachada, ou seja, a aresta paralela à ferrovia.
Se eu entendi vocês estão levantando a possibilidade daquele ramal da foto antiga ser o da ligação com o ramal de Maria Angú?
Bom. Se for isso, para mim, o raio da curva estaria fechado demais para aproveitar o traçado do ramal de Maria Angú, a não ser que essa curva tomasse parte do loteamento entre as ruas Jequiriçá e Tenente Araquém Batista para que o raio fosse maior de forma à tangenciar o ramal de Maria Angú de forma adequada.
Outra coisa é que o relatório autorizando a ligação é de 1909. A E.F.Norte era singela nesse período, então temos que raciocinar em cima de 2 linhas singelas e métricas (Uma do ramal de Maria Angú e outra da E.F.Norte), esquecendo o número de linhas atuais.
Aliás na foto em preto e branco, a E.F.Norte ainda tinha bitola métrica.
Será que tentando descobrir qual a linha pioneira singela de todas as métricas (até os anos 60) da E.F.norte conseguiremos estimar com mais precisão o ponto dessa interligação?
Amaral: Analisado melhor as comparações dos PAA's que vc postou, acho que entendi a referência da ponte apontada por você, mostrando que um PAA era praticamente igual ao outro, porém um mostrando a ferrovia e outro não.
Seria essa ponte uma diminuta ponte a que passa sobre a Rua Engenheiro Francisco Passos sobre um córrego que passa ali?
De qualquer forma ainda mantenho ainda a opinião que esse desvio deveria ter uma outra finalidade diferente da uma estação.
Dado: Você tinha indagado sobre o termo supressão da linha se referir a uma desativação e/ou remoção dos trilhos.
Na minha opinião, acho que o fato de texto citar que a partir daquele momento, a Rio D'ouro passava a ter 116 Km de linhas, foi porquê houve mudança na quilometragem e portanto, remoção dos trilhos.
É o que parece a princípio.
As pesquisas continuam
Francisco Amaral escreveu:Dado, eu sempre me baseei naquele dente para deduzir que a EF Note entrava direto no ramal de Maria Angu. No tópico da EFRdO, e só tentei entender a possível existencia do desvio citado pelo ex-funcionario da RFFSA, mas nunca acreditei nele.
Sobre as fotos, em teoria, aquele deveria ser a Estação da Penha, mas aí a tal casa estaria mais perto da da estação do que atualmente. Seria outra casa, ou seria apenas efeito da foto, em que a estação pareceria mais perto da casa do que realemnete era?
E sendo efeito da foto, vejam bem ao lado da locomotiva a diesel que aparece na foto, uma entrada no muro. Pela ordem das construções, ali seria a antiga entrada para o ramal de Maria Angu, onde a EFRdO cruzava com a EF Norte e onde hava uma passagem de nível para pedestres.