Página 9 de 26

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 14 Mar 2012, 16:46
por Adenilson
Melekh, Dado e demais foristas.

Falando sobre Maria da Graça, o problema ou talvez, a solução <_< que eu vi no AN foi uma outra foto daqueles pilares na foto do Ermakoff, os quais pensávamos que seria a estação da Rio D'ouro original, que era voltado para a Domingos de Magalhães, era de fato na Antônio de Freitas. Isso mudou tudo!

Juntando isso com o depoimento do cara que nos recebeu no galpão, estou a princípio mudando, inclinando-me que na minha opinião que existiram 3 estações de M.Graça, não funcionando ao mesmo tempo, claro!

Aquela plataforma mais nova onde aparecem 2 mulheres passando sobre os trilhos na foto do Ermakoff já parece ser a plataforma que substituira a estação original.

Em algum momento a estação original (Domingos de Magalhães) coexistiu com uma plataforma da Rio D'ouro (Antônio de Freitas), mas talvez devido a entrada de operação da linha de Arará, esse 3º trilho ficou para a carga e os outros 2 para passageiros da Auxiliar e Rio D'ouro, sendo necessário apenas uma plataforma para fechar o pátio.
Como a plataforma original da Melhoramentos continha 2 trilhos de um lado só, passou a não atender às novas necessidades e fizeram uma plataforma mais nova, demolindo a estação original, que recebia trens da Rio D'ouro e Auxiliar e tornando obsoleto o uso da plataforma da Rio D'ouro. Por isso na foto do Ermakoff, apenas esse lado estaria com linha mista.

É claro que isso pode não ter acontecido exatamente no mesmo momento, mas é uma hipótese.
Na nossa incursão ao pátio de M.Graça, eu me referia a possível posição da estação original e o senhor jurava que a plataforma era mais próxima aos trilhos do que eu estava cogitando.

Juntando essa informação do senhor em loco com a foto que vi no AN, estou formando essa hipótese.

Em uma reportagem que o Dado publicou mostrando a longa espera de passageiros na Rio D'ouro há uma plataforma ao fundo. Penso que aquela ainda era a estação original e a em primeiro plano, que seria demolida e depois formaria o esqueleto de pilares na foto do Ermakoff.

Temos que ver a questão de como a data de início da operação de Arará se encaixa no contexto das fotos.

O único problema da Rio D'ouro utilizar uma única plataforma com a Auxiliar seria fazer desvios e mudar de linha(s) para chegar a entrada de Del Castilho na sua plataforma correspondente, cujo desvio era do lado oposto da Domingos de Magalhães.
Vendo um documento que o Dado postou no TVGBR, há uma grade de estações que mostra Francisco Sá e depois Inhaúma como sendo a estação seguinte da Rio D'ouro, desprezando todas as estações comuns do trecho com a auxiliar. Isso é estranho, mas pode explicar de uma outra forma, o que aconteceu okk

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 14 Mar 2012, 17:31
por DadoDJ
Pessoal, no livro do Hélio Suevo fala algo sobre a mudança de linhas no trecho próximo a Del Castilho e também na Pavuna. Vejam abaixo:
EF Leopoldina e EF Rio dOuro.JPG
Depois comento mais sobre isso ...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 14 Mar 2012, 22:41
por AVVP
Oie, então,
não sei se vcs já viram este recorte do Jornal do Brasil datado de 15 de Julho de 1945, domingo, na sexta página fala do dia da eletrificação. Já que o Melekh puxo esses assunto,
tem algumas coisas interessantes como os horários do trem (havia serviço de madrugada !!)
e que o Presidente Vargas aguardava o trem em Magno.
Capturar.PNG
LA2.PNG
LA3.PNG
Vou continuar olhando o acervo do JB digitalizado,(obs.: parece que falta um pedacinho no fim da primeira coluna a esquerda quando ia falar sobre Cavalcanti : l )

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 15 Mar 2012, 16:27
por Adenilson
Dado: Importante o que você postou.
Por coincidência um dia antes da sua postegem, eu estava lendo o livro do Hélio Suevo e cheguei na página, não que tocava no assunto que vc explanou, mas sobre a mudança dentro das normas de raio e etc que a Melhoramentos teve sofrer mediante a sua duplicação.

AVVP: Outro fato interessante saber que um dia houve serviço de madrugada, mesmo com um grande espaço de tempo como mostra a grade de horários.
Acho que era para transportar os boêmios de plantão :lol:
Não consegui perceber no texto uma diferenciação dos serviços nos dias úteis e finais de semana.

Eu sempre defendi o transporte ininterrupto de trem e metrô, nem que fosse de hora em hora e com poucos vagões, mas isso seria fundamental na minha opinião.

Outro comentário é que uma composição parada em uma estação durante 30 segundos poderia se aplicar naquela época, mas hoje em dia é muito tempo, imagina 1 minuto no caso de Magno por exemplo. -_-zzz

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 21 Mar 2012, 10:38
por Melekh
Em Magno / Mercadão de Madureira

Sub-Ramal da MRS


Imagem

Imagem


Continua...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 21 Mar 2012, 10:39
por Melekh
Inauguração da Estação Pavuna.

O Malho - 1910


Imagem


Abraços.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 23 Mar 2012, 12:00
por Melekh
Reeditando:


Maria da Graça.


Estação com o o distico:


Imagem

Imagem


A Plataforma:


Imagem

Imagem


Para curtir.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 29 Mar 2012, 01:10
por Adenilson
Pessoal,

Depois de enviar várias fotos com o material aerofotográfico da Rio D'ouro, chegou a vez da Melhoramentos com a estação Mangueiras.

A(s) plataforma(s) é (são) tão explícita(s) que sequer coloquei setas.

Coloquei essa dúvida do plural e singular, pois a plataforma maior é da linha do centro e mais acima há um grande espaço vazio.
Tenho quase certeza que na foto ainda há a plataforma da Melhoramentos entre as linhas 5 e 6.
A plataforma parece ser um pouco mais curta que a homônima da linha do centro, assim como parece não ter cobertura.
O que está no meio pode ser uma micro cobertura ou um quiosque de bilheteria.
Isso corresponderia aos descritivos dos livros sobre a estação Mangueira da Melhoramentos.

A minha dúvida é que existem vários pontos pretos no lado esquerdo da possível plataforma, mas por exemplo, já vi tufos de grama nas próprias plataformas.

A passarela da estação cuja construção já coloquei no tópico da linha do centro, sequer "pensava" em ser construída, sendo os acessos às plataformas pelos trilhos. Reparem as trilhas.
Segue abaixo a foto. Enjoy! okk

Imagem

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 29 Mar 2012, 09:24
por DadoDJ
Incrível !
Show de bola, Adenilson !
Valeu !
app

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 30 Mar 2012, 00:22
por Adenilson
Valeu Dado!

Seguindo pelo leito da Melhoramentos e visualisando ao lado do mesmo, a Rua Visconde de Niterói, apontei desta vez com a seta marrom, o local exato da parada Ana Neri.
Eu tracei ângulos de acordo com o mapa de 1910 e julguei ser ali o local.

Mais a esquerda, vejam próximo á estação de S.F.Xavier da linha do centro, um espaço vazio, o qual indiquei pela seta bege, onde outrora era a estação homônima da linha do Norte.

Em 1928 nada parecia existir mais ali a nível de ferrovia e os locais outrora devolutos conforme mostrou a foto do Malho em 1909, mostra uma ocupação muito rápida.

A casa do Paint está lá :D

Imagem