Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Enviado: 14 Mar 2012, 16:46
Melekh, Dado e demais foristas.
Falando sobre Maria da Graça, o problema ou talvez, a solução
que eu vi no AN foi uma outra foto daqueles pilares na foto do Ermakoff, os quais pensávamos que seria a estação da Rio D'ouro original, que era voltado para a Domingos de Magalhães, era de fato na Antônio de Freitas. Isso mudou tudo!
Juntando isso com o depoimento do cara que nos recebeu no galpão, estou a princípio mudando, inclinando-me que na minha opinião que existiram 3 estações de M.Graça, não funcionando ao mesmo tempo, claro!
Aquela plataforma mais nova onde aparecem 2 mulheres passando sobre os trilhos na foto do Ermakoff já parece ser a plataforma que substituira a estação original.
Em algum momento a estação original (Domingos de Magalhães) coexistiu com uma plataforma da Rio D'ouro (Antônio de Freitas), mas talvez devido a entrada de operação da linha de Arará, esse 3º trilho ficou para a carga e os outros 2 para passageiros da Auxiliar e Rio D'ouro, sendo necessário apenas uma plataforma para fechar o pátio.
Como a plataforma original da Melhoramentos continha 2 trilhos de um lado só, passou a não atender às novas necessidades e fizeram uma plataforma mais nova, demolindo a estação original, que recebia trens da Rio D'ouro e Auxiliar e tornando obsoleto o uso da plataforma da Rio D'ouro. Por isso na foto do Ermakoff, apenas esse lado estaria com linha mista.
É claro que isso pode não ter acontecido exatamente no mesmo momento, mas é uma hipótese.
Na nossa incursão ao pátio de M.Graça, eu me referia a possível posição da estação original e o senhor jurava que a plataforma era mais próxima aos trilhos do que eu estava cogitando.
Juntando essa informação do senhor em loco com a foto que vi no AN, estou formando essa hipótese.
Em uma reportagem que o Dado publicou mostrando a longa espera de passageiros na Rio D'ouro há uma plataforma ao fundo. Penso que aquela ainda era a estação original e a em primeiro plano, que seria demolida e depois formaria o esqueleto de pilares na foto do Ermakoff.
Temos que ver a questão de como a data de início da operação de Arará se encaixa no contexto das fotos.
O único problema da Rio D'ouro utilizar uma única plataforma com a Auxiliar seria fazer desvios e mudar de linha(s) para chegar a entrada de Del Castilho na sua plataforma correspondente, cujo desvio era do lado oposto da Domingos de Magalhães.
Vendo um documento que o Dado postou no TVGBR, há uma grade de estações que mostra Francisco Sá e depois Inhaúma como sendo a estação seguinte da Rio D'ouro, desprezando todas as estações comuns do trecho com a auxiliar. Isso é estranho, mas pode explicar de uma outra forma, o que aconteceu
Falando sobre Maria da Graça, o problema ou talvez, a solução

Juntando isso com o depoimento do cara que nos recebeu no galpão, estou a princípio mudando, inclinando-me que na minha opinião que existiram 3 estações de M.Graça, não funcionando ao mesmo tempo, claro!
Aquela plataforma mais nova onde aparecem 2 mulheres passando sobre os trilhos na foto do Ermakoff já parece ser a plataforma que substituira a estação original.
Em algum momento a estação original (Domingos de Magalhães) coexistiu com uma plataforma da Rio D'ouro (Antônio de Freitas), mas talvez devido a entrada de operação da linha de Arará, esse 3º trilho ficou para a carga e os outros 2 para passageiros da Auxiliar e Rio D'ouro, sendo necessário apenas uma plataforma para fechar o pátio.
Como a plataforma original da Melhoramentos continha 2 trilhos de um lado só, passou a não atender às novas necessidades e fizeram uma plataforma mais nova, demolindo a estação original, que recebia trens da Rio D'ouro e Auxiliar e tornando obsoleto o uso da plataforma da Rio D'ouro. Por isso na foto do Ermakoff, apenas esse lado estaria com linha mista.
É claro que isso pode não ter acontecido exatamente no mesmo momento, mas é uma hipótese.
Na nossa incursão ao pátio de M.Graça, eu me referia a possível posição da estação original e o senhor jurava que a plataforma era mais próxima aos trilhos do que eu estava cogitando.
Juntando essa informação do senhor em loco com a foto que vi no AN, estou formando essa hipótese.
Em uma reportagem que o Dado publicou mostrando a longa espera de passageiros na Rio D'ouro há uma plataforma ao fundo. Penso que aquela ainda era a estação original e a em primeiro plano, que seria demolida e depois formaria o esqueleto de pilares na foto do Ermakoff.
Temos que ver a questão de como a data de início da operação de Arará se encaixa no contexto das fotos.
O único problema da Rio D'ouro utilizar uma única plataforma com a Auxiliar seria fazer desvios e mudar de linha(s) para chegar a entrada de Del Castilho na sua plataforma correspondente, cujo desvio era do lado oposto da Domingos de Magalhães.
Vendo um documento que o Dado postou no TVGBR, há uma grade de estações que mostra Francisco Sá e depois Inhaúma como sendo a estação seguinte da Rio D'ouro, desprezando todas as estações comuns do trecho com a auxiliar. Isso é estranho, mas pode explicar de uma outra forma, o que aconteceu
