Seguem as respostas em azul.
Melekh escreveu:Adenilson,
Você havia dito que está com duvidas em relação ao documento postado pelo companheiro Dado, que citam diversas estações, algumas que não temos nem nos mapas que possuímos.
Melekh. A questão foi a ordem das estações no quadro postado pelo Dado.
Vejamos a ordem a partir de Mangueira.
Mangueira- Melhoramentos ou ainda a E.F.Norte ( A referência deveria ser esta)
Ana Néri - Rio D'ouro ou Melhoramentos- depois eu comento
Jockey Clube- Melhoramentos
Jacaré - A princípio Melhoramentos. Depois eu comento.
Praia Pequena- Rio D'ouro
Cesário Machado- Melhoramentos.
Reparem que na grade de estações e paradas da Rio D'ouro haviam algumas que a princípio entendemos como ferrovias e traçados diferentes. Por isso a minha dúvida.
Parada Jacaré é uma delas.
A parada ficava entre Jockey Clube e Praia Pequena, mas espera aí. Essas duas eram de ferrovias e traçados distintos.
Será que havia um desvio ou o mais provável, Jacaré era um "apelido" de estação de Herédia de Sá devido ao uso da mesma pela Rio D'ouro?
Sabemos a princípio que Herédia de Sá teve o mesmo nome, mas Jacaré poderia ser um apelido em relação à concessão de uso.
Eu só me lembro desse documento postado pelo Dado com esse nome Jacaré.
Jockey Clube em alguns lugares dizem que é atual Triagem, em outros, é uma estação diferente, com quilometragem diferente.
Esse caso acho que é o mais fácil de deduzir. Já vi muitos mapas com a estação nomeada como Jockey Clube e exatamente no mesmo local da estação Triagem.
Poderia ser um nome popular em função da existência do Jockey Prado Fluminense.
A diferença de quilometragem poderia ser explicada pelas mudanças que estavam ocorrendo na época como a supressão de Mangueira como primeira estação sendo substituída por Alfredo Maia por exemplo, dentre outras alterações no traçado da ferrovia.
Cesário Machado também dizem que era Maria da Graça, mas vemos nos mapas que estão em lugares diferentes.
Essa sabemos que não é. Uma era uma parada e outra uma estação e cerca de 300 metros e muitos anos de diferença
Imagino a princípio que Maria de Graça tenha sido inaugurada depois da desativação de Cesário Machado
Vamos buscar documentos .
Herédia de Sá pelo que sabemos sempre teve esse nome.
Já comentei acima.
Praia Pequena não é Vieira Fazenda, pois estão em ferrovias diferentes, à primeira na EFRD, trecho da Av. Suburbana e a outra na L. Auxiliar.
Tudo bem. Sabemos disso, mas como explicar que o trem (pela grade de estações) saia de Praia Pequena e chegava em Cesário Machado?
Não devemos nos esquecer que ali era um grande manguezal e que deu origem ao nome Praia Pequena e esse nome deveria ser popular na época.
Salvo a existência de um traçado que não conhecemos, como explicar essa seqüência de estações sem pensar que Praia Pequena poderia ser um "apelido" para o nome de Vieira Fazenda, quando esta passou a ser utilizada pela Rio D'ouro?
Pense o seguinte e se colocando no lugar do usuário da Rio D'ouro e que usava o serviço para saltar em Praia Pequena pelo traçado original.
Como facilitar na memória do usuário, a estação correta para descer ou subir no caso da transferência para outra ferrovia ali perto?
Afinal de contas essa mudança de nome, seja oficial ou popular ocorreu com a Parada Alegria na alteração para Benfica, quando a homônima da E.F.Norte foi desativada.
A estação Ana Neri está próxima a Silva e Souza, de repente podem ser a mesma, temos checar.
Cai no mesmo caso acima. Talvez seja esse nome. Pelo menos a ordem das estações leva a crer isso e segue novamente a minha suposição de trens de uma ferrovia utilizar a mesma estação de outra, utilizando-se de nome próprio de acordo com a cultura e hábito dos seus usuários
Realmente, são vagas as documentações e informações que possuímos até agora, mas acredito que tenhamos que ir mais a fundo.
Com certeza. Tenho muita curiosidade sobre essa parte da história das nossas ferrovias.![]()
+++++++++
Tche,
Você tem a tal reportagem?
Reforço as palavras do Dado, seja bem vindo amigo.
Abraços a todos.