Pessoal,
Devido ao ritmo de trabalho, eu havia dado um tempo na questão da postagem das aerofotografias.
Seguem agora mais algumas.
ESTAÇÃO SÃO CRISTOVÃO.
Reparem que somente havia uma plataforma. Os trens da Leopoldina e Rio D'ouro não paravam lá. Pelo menos em 1928.
ESTAÇÃO DERBY CLUB
Muito antes do Maracanã "pensar" em existir.
ESTAÇÃO MANGUEIRA.
Já foi postada aqui no fórum.
ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER.
Também já foi postada, mas gostaria de enfatizar o seguinte:
A passagem subterrânea da estação mostra a inauguração em 1928.
Realmente na foto abaixo, a passagem subterrânea parece recém construída e ao que me parece, ajudou a interromper o tráfego em PN para veículos.
ESTAÇÃO ROCHA.
Indiquei com as setas vermelhas, o que parece ser o início e final da plataforma, apesar da falta de contraste.
Já havia a passagem subterrânea, mas a mesma era uma caixa de concreto apenas. É o que parece.
As coberturas eram duas.
Abaixo seguem 2 fotos da passagem subterrânea sob os trilhos para a estação do Rocha.
Já estaria a estação do Rocha desativada em 1972?
Bom alguns amigos meus juram ter visto a estação em pé pelo menos até 1975.
Abaixo outra foto. Infelizmente não está enquadrado o acesso a plataforma, pois ele não era centralizado no túnel, uma vez que tal acesso tinha de um lado apenas um trilho e de outro, três.
Ao fundo deve ser a parte mais longa com 3 trilhos e o acesso à plataforma, se não tinha sido concretado, estava atrás do fotógrafo.
Reparem como está sujo o local, inclusive parecendo haver uma poça de urina a esquerda.
Em relação à estação acima, ainda não tenho imagens da mesma, mas a luta continua
ESTAÇÃO DO RIACHUELO.
Abaixo segue a aerofotografia da estação em 1928. Reparem como já havia a passarela de ferro como na estação do Méier.
A plataforma era um pouco mais curta. Talvez uns 70% ou 80% do que é hoje.
Em relação às coberturas e sua disposição, era uma estação gêmea do Rocha, pelo menos nesse ano (1928).
Abaixo uma foto da estação nos anos 40 (provável) ou na pior das hipóteses, no finalzinho dos anos 30, com uma composição elétrica TUE-100 parada ou chegando a estação no momento final de frenagem.
Raparem que ao fundo, podemos ver a ponta final da plataforma da estação do Rocha em curva.
