E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 17:01

Grande Adenilson !
(^^ isso já tá virando um bordão ... :D )
Pesquisa ferroviária é impressionante, fascinante e empolgante. Após eu comprar e ler o livro do Hélio Suêvo umas 3 vezes, comecei a perceber uma coisa incrível: a cada leitura, novos detalhes surgiam, seja nas fotos, seja no texto da publicação.
Agora começo a perceber que isso se aplica a tudo quanto é pesquisa em relação à ferrovias, seja em fotos, seja em mapas, seja em textos ou depoimentos pessoais. Abaixo vocês irão entender o porquê.

Adenilson, o trajeto da linha feito por você bate com minhas projeções também, com as seguintes exceções:

1-Na Ponta do Caju havia, segundo um mapa de 1924 (acho que aquele de 1922, que compramos na livraria Arlequim, também mostra isso, pelo menos são parecidos), uma outra bifurcação em direção oposta ao Cais do Caju. Esta linha originada na bifurcação seguia em direção a outro cais, na Baía de Guanabara, voltado para a atual Ilha do Fundão (veja abaixo):
Imagem

2-Eu iria discordar de você em uma coisa, mas eis que me surge algo que eu não havia percebido antes ! A linha seguia em direção ao cais, antes de passar por um "Y", que dava acesso a estação ! Eu achava que ali existiu "apenas uma linha" que passava em frente a plataforma da estação e seguia em direção ao Cais (na verdade existiu um pequeno pátio ali, onde ficavam armazenados os canos e material das obras de implantação das tubulações de água). Sua informação e indicação foi uma surpresa que surgiu aos meus olhos, amigo ! Você foi bastante perspicaz, eu não tinha me dado conta, então sua informação está corretíssima !

3-A linha da EFRdO seguia do lado direito da R.Carlos Seidl e etc. No mapa que postei acima é mostrado isso, e várias fotos no Portal do Augusto Malta mostram na década de 1920/1930 obras de pavimentação nas ruas do Caju, inclusive na R.Carlos Seidl. Vendo uma destas fotos (abaixo) dá pra notar a obra de pavimentação mas ... o restante da rua não está já pavimentada ??? Pois é ... eu acredito que tenha sido a erradicação do ramal original da EFRdO vinda do Caju, com a posterior retirada dos trilhos, e asfaltamento do trecho ...
==:(
Vejam imagens da R.Carlos Seidl sendo pavimentada, ainda com a linha de bonde em funcionamento:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

^^ Todas as obras de pavimentação mostradas acima, acredito que estejam sendo feitas onde era o leito da EFRdO. Ainda não pude comparar uma imagem atual do Google Street View com as postadas acima, comparando as edificações, mas vou tentar assim que puder.
4-Muito bem lembrado e pensado: os passageiros da ferrovia passavam às margens da Baía de Guanabara ! ! ! Que maravilha deveria ser ...

5-Outra coisa que as suas imagens me fizeram refletir ... a plataforma fotografada pelo Melekh e que poderia ser a Parada Rua Bella está em posição perpendicular ao antigo leito, afastando a possibilidade. O que ainda poderia ser era um antigo cais, existente no final da Rua Bella de São Christóvão, Rua Bela atualmente ... hoje em dia seria embaixo da linha vermelha. Se a foto do Melekh tiver sido feita onde eu penso e vi tais estruturas, seria na letra "R" da inscrição "R.Paraíso", na imagem de satélite postada pelo Adenilson abaixo:
Imagem

6-Sobre a Parada Alegria, as chances são grandes daquela casinha de 3 janelas ter sido a estação ... mas só confirmando com funcionários, historiadores ou fotos, para termos certeza ...

Abraço
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 18:07

Dado:
Que vacilo!!! Foi mal!
Achei que tivesse sido o Melekh que tivesse mandado as coordenadas. Realmente procurei no Google Earth.
Vou procurar depois no Maps.
Sobre a foto enviada pelo Melekh, eu consultei aquele mapa calendário comprado na livraria, o qual vc se referiu e comparei com a data mais próxima apontada pelo Melekh.
Vi o mapa de 1922 e não só comparei o pier, mas também as outras coisas como a própria costa.

A princípio parece para mim que o pátio da estação estaria mais a direita. okk




DadoDJ escreveu:Adenilson, sobre as coordenadas, fui eu que apontei. Você deve indica-las no site do Google Maps, não no software Google Earth. Acho que aí que deve ter dado a diferença.

De qualquer forma, o link abaixo leva exatamente ao prédio que eu já desconfiei ser da antiga estação Caju:
http://maps.google.com/maps?q=-22.87546 ... 0&t=h&z=16

Existem mapas que apontam o píer do cais do Caju, assim como uma outra linha no sentido contrário, com outro píer voltado para a atual Ilha do Fundão.

Em relação à imagem postada pelo Melekh, é até fácil localizar a estação. Basta procurar por uma rotunda de 180º que aparece na imagem, a estação fica ali ... não sei se fora da foto ou se são aquelas edificações próximas ... o dificil mesmo é comparar a imagem antiga com a atualidade ... quase tudo mudou !
:O

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 18:29

Dado e amigos!
Fazendo uma síntese do que vc disse, vejam como são as coisas.

O mapa que vc postou de 1924 tem a escala da ferrovia muito alta em relação a rua. O trilho está da largura da rua. :O
Além disso, o tal ramal da estação do Cajú aponta frontalmente para a estação.

No mapa de 1910, cuja parte do Cajú, dei um zoom, tem a representação menos confusa e mais espaçada. Ele mostra o trilho ou trilhos passando na lateral da estação, conforme marquei no google.
Por isso também não fiz aquela linha apontando para o lado oposto da Baia, pois ali a mudança foi acontecendo muito rápida.
No mapa da década de 20, sobre o qual vc se baseou tem até linha de bonde e no que eu me baseei de 1910, a área está quase deserta.

Cada mapa é diferente e por isso que digo sempre quando marco alguma coisa, é que o local é aproximado.
De qualquer forma fica uma certeza, o pátio era ali em todo o complexo do INPH. Cheguei a pensar até que a estação fosse antes, onde agora há uns galpões com telhado azul.
Existe um pequeno erro na minha marcação. A linha que segue para a ponta do Cajú é paralela a General Gurjão e a linha que tracei forma um pequeno ângulo.

Sobre as obras da Carlos Seidl, sugiro que vc procure no portal Augusto Malta o nome da Rua Carlos Seidl e dentre as várias obras dessa rua, podemos encontrar a instalação de tubulação de água da rua, se não me engano agora.
Eu não sei se essa pavimentação foi para recobrir a rua da instalação dos tubos ou algo mais.
De qualquer forma fica mais ou menos definido o período que os trilhos foram retirados.
Imagino quem sabe, que uma coisa foi seguida da outra, a retirada dos trilhos e a instalação das tubulações.


Sobre a Rua Bella, eu já tinha comentado que os galpões estariam na posição invertida e eles parecem já pertencer à Avenida Brasil, inexistente na época desse ramal.

Por falar em plataforma e arqueologia ferroviária, o que vc acha disso? o0
Veja a seta vermelha e azul.

Imagem


Amigo, quando vc tiver um tempinho, posta aqui novamente aquela marca d'água que você fez do croqui de Maria da Graça com o galpão, pois baseado nela, vou fazer a modificação no meu croqui do google.
Você sabe que eu não tenho tempo para as caminhadas ferroviárias, das quais eu até gostaria de participar, mas realmente não dá. Porém se você resolver dar um pulo em Maria da Graça, me fala, que eu vou tentar ir.
É perto da minha casa e eu não quero perder essa. okk

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 26 Nov 2011, 20:21

Adenílson, boa noite.

Sem querer ser chato, vc poderia colocar um zoom nesse local indicado com a seta? Minha vista me traiu e não consegui ver nada alí.

PS: agora não falta mais nada para esse fórum bombar.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 21:19

Adenilson escreveu:Dado e amigos!
Fazendo uma síntese do que vc disse, vejam como são as coisas.

O mapa que vc postou de 1924 tem a escala da ferrovia muito alta em relação a rua. O trilho está da largura da rua. :O
Além disso, o tal ramal da estação do Cajú aponta frontalmente para a estação.
É verdade ... mas me baseei nisso também em outros mapas, acho que até mapas da SMU, que mostram a linha correndo do lado direito da rua, em direção à Benfica
(...)
Por falar em plataforma e arqueologia ferroviária, o que vc acha disso? o0
Veja a seta vermelha e azul.

Imagem
Tô ligado ... grande Adenilson (não tem jeito, virou bordão ...)
;)
Eu tirei uma fotografia neste local abaixo, e vi esta elevação mostrada na sua foto, semelhante a uma plataforma. Eu não fiz fotos ali porque tinha dois mendigos dormindo à sombra, exatamente ali, e não fiz a fotografia da elevação. Mas pela quilometragem, eu desconfiava que ali tivesse tido alguma coisa da ferrovia. No entanto, parece (apenas parece) ser algo recente, um meio-fio que depois foi expandido ...
Imagem


(...)
Amigo, quando vc tiver um tempinho, posta aqui novamente aquela marca d'água que você fez do croqui de Maria da Graça com o galpão, pois baseado nela, vou fazer a modificação no meu croqui do google.
Você sabe que eu não tenho tempo para as caminhadas ferroviárias, das quais eu até gostaria de participar, mas realmente não dá. Porém se você resolver dar um pulo em Maria da Graça, me fala, que eu vou tentar ir.
É perto da minha casa e eu não quero perder essa. okk
Infelizmente não estou com o material que postei no outro fórum aqui agora ... mas providenciarei para você. Outra coisa: no dia que o outro fórum saiu do ar, eu fiquei brincando com a imagem da estação, colorindo-a (ficou horrível) e analisando diferentes possibilidades, fiz até uma montagem colocando uma Maria-fumaça parada na estação ... depois, se for conveniente postarei aqui. A composição vou postar na seção de Material rodante.

Abraço e boa noite pra geral !

Obs.: Luís, é verdade ... AGORA O NEGÓCIO TÁ FICANDO BOM !
:Y: :Y: :Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 28 Nov 2011, 10:33

Luiz, bom dia! ( horário atual :D )!
Antes mesmo de postar a imagem, eu tentei dar um zoom, mas o programa não aceitou.
Acho que talvez ele só aceite zoom no sentido do fluxo da rua, onde tem câmeras.

A imagem que mandei é quase perpendicular á via, ou seja, na calçada. okk

Luiz Eduardo escreveu:Adenílson, boa noite.

Sem querer ser chato, vc poderia colocar um zoom nesse local indicado com a seta? Minha vista me traiu e não consegui ver nada alí.

PS: agora não falta mais nada para esse fórum bombar.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 28 Nov 2011, 10:38

Dado, tudo bom?

Qual local vc não conseguiu fotografar em função do mendigo, foi o indicado pela seta vermelha e azul, não foi?

O local que vc indicou próximo a um prédio e que realmente parece uma extensão da calçada seria próximo a Parada São Francisco e a indicada com a sete, próxima a Estação Rua Bella.

Sobre o prediozinho no local da parada Alegria, me parece a princípio, que ele está no local da estação, mas me parece uma construção mais moderna.

A princípio, eu nunca acho que seja a estação, mas prefiro buscar pela idéia de que a fundação por exemplo possa ter sido aproveitada. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 28 Nov 2011, 12:12

Tá na mão, Adenilson !
Imagem
okk

Em relação às fotos dos relevos nas calçadas no bairro do Caju, a foto que fiz é alguns metros (uns 100, 200) antes do local que você postou do Google Street View, com a seta azul/vermelha. Eu achava que ali fosse a Parada Rua Bella, não a São Francisco. Aliás, será que conseguiríamos dar um passeio pelo Google Street View e estimar a posição onde ficava esta parada São Francisco ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 28 Jan 2012, 22:07

Adenilson escreveu:Pessoal,

Como o Melekh abriu um tópico sobre o ramal de Xerém, estou aqui abrindo um tópico onde podem ser postados documentos, fotos, relatos e etc sobre a linha tronco da Rio D'ouro (até Belford Roxo) em todas as suas fases, podendo os ramais serem referidos a parte como fez o Melekh.
ALGUÉM SABE ALGO SOBRE O RAMAL SÃO MATHEUS ?

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Paulo ITT » 10 Fev 2012, 16:28

Voltando lá em Benfica, encontrei esta foto hoje que me parece mostrar um trecho ainda com trilhos do antigo leito.

Imagem

http://www.rioquepassou.com.br/2005/08/ ... a-anos-70/

vejam bem embaixo no canto esquerdo.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”