E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 10:27

Foristas.
Em argumentações com o Dado estou postando abaixo o traçado da futura ex-Suburbana em verde limão no ponto onde e Rio D'ouro "cruzava" com a E.F.Norte.
O local apontado por mim como sendo o da parada Benfica deve-se ao fato de algumas plantas da SMU sugerirem que a parada margeva a linha, porém antes da E.F.Norte, sentido Del Castilho da Rio D'ouro.
Vejam que a Rua Araruá era de fato a própria Suburbana.
Observação importante: A foto do Google abaixo está no sentido inverso às das plantas, mas abaixo ainda.
Imagem

Abaixo vejam a planta que sugere que a estação ficava antes do cruzamento com a E.F.Norte para quem estava na Rio D'ouro, pois a parte reta está voltada para fora, mas isso não significa muita coisa.
Em contra partida, quando vi a aerofotografia de 1928, vi uma edificação isolada no local da parada Benfica e que estava depois de E.F.Norte, porém praticamente colada a esse cruzamento.
Pensei comigo mesmo que poderia ser a parada, uma vez que a área estava deserta e não haveria motivo para a demolição, ao contrário que aconteceu com a estação de S.F.Xavier da E.F.Norte, cujo terreno foi ocupado rapidamente.
Imagem

Agora segue uma seqüência de plantas mostrando o traçado da "Suburbana" e a Rio D'ouro.
Na primeira planta abaixo segue o desvio da Rio D'ouro para a E.F.Norte, porém a princípio eu achava que pudesse ser uma espécia de triângulo de reversão. A continuidade da foto mostrará que era apenas um desvio para o sentido Centro da E.F.Norte.
Obs: Para interpretar a foto entendam que o sentido esquerda-direita é o sentido Benfica-Del Castilho e a foto de baixo é uma continuação da de cima.
Imagem

Na segunda planta, representei com uma estrela vermelha o local da parada Benfica, se antes do cruzamento com a E.F.Norte e em azul, se depois.
Imagem

A terceira planta mostra a "Suburbana" passando por Praia Pequena. Apesar da estação não ter sido representada, dá para ver o desvio para "cruzamento" dos trens.
Eu vi essa mesma configuração da aerofotografia de 1928, porém com grama em cima e sem cobertura. Talvez uma estação já extinta. Vamos aguardas as fotos!
Imagem

A quarta planta de seqüência mostra a passagem por Venda Grande onde representei o local da estação aproximado, pois não vi nada que identificasse uma parada na aerofotografia de 1928.
Uma curiosidade. A "Suburbana" próxima na esquina com a Estrada da Pavuna fazia um pequeno "S" e não era totalmente reta.
Isso poderia acomodar melhor uma estação na esquina.
Imagem

Finalmente a última foto da seqüência mostrando a chegada a Liberdade e o entroncamento com a Melhoramentos.
Imagem

Concluindo. Se a parada Benfica depois do cruzamento da E.F.Norte, devemos olhar com carinho para o galpão que lá existe até hoje.

Abraços.
Editado pela última vez por Adenilson em 02 Mar 2012, 14:42, em um total de 2 vezes.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 10:36

Acho que as plantas sairam um pouco grandes!
Me desculpem :WK:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 02 Mar 2012, 13:47

Hehehe ... está desculpado.
Mas que deu um trabalho vê-las por inteiro, isso deu.
hehehehehehehhehe
=O
Brincadeirinha.
<o>
Falando sério agora, aquela construção grande que fica muito próxima a linha (e a ao antigo cruzamento das ferrovias) visível pelas imagens de satélite é muito instigante, não por ser algo relacionado à ferrovia, mas deve ser uma construção antiga, agora englobada pelos casebres em volta.
Será que não conseguimos alguma informação com moradores ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 14:45

Dado. Acho que consegui minimizar o problema do tamanho das fotos. Realmente estava complicado ler.
Em relação aos moradores, pode ser, mas acho que o X da questão estaria em entrar naquela área pelo lado do antigo Depósito de Suprimentos para alcançar esse galpão.
Só que tem um """probleminha""". Aquela área é tão faixa de gaza que fico com medo de bala perdida até ao ver o google vv

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2012, 19:03

Pessoal,

Estive ontem, como já disse, no Arquivo Nacional e há 2 semanas no AGCRJ.
Vi muita coisa legal e em breve poderei estar postando aqui.

Algumas coisas, gostaria de adiantar:

1) A estação Alegria foi localizada e hoje é ocupada por uma guarita (Aerofotografia).
2) Tenho quase certeza ter localizado a parada Rua Bela e a parada Bemfica, desativada (Aerofotografia).
3) Não foram localizadas a princípio (Venda Grande e Parada São Francisco). Talvez já estivessem demolidas (Aerofotografia). Vamos aguardar as fotos para que eu possa dar efeito de zoom.
4) Verifiquei que a ferrovia do trecho Cajú-Liberdade parecia já ter sido retirada (Aerofotografia).
5) Localizadas em fotos a maioria das estações da Rio D'ouro da outrora Guanabara, incluindo Inhaúma e Areal (Coelho Neto). Essas duas estações formam respectivamente talvez a mais feia e a mais bonita estação das estações de subúrbio, sem desmerecer Collégio. Afinal as fotos que publicarei de Inhaúma e Colégio são fotos das estações já desativadas em 1968 e Areal estava conservada e em funcionamento em foto da década de 40.
6) Aquela casa que todos pensavam ser a estação de Areal (Coelho Neto); pode bater o martelo; pois era mesmo. Ela era a parte central de uma plataforma que se distribuia igualmente para ambos os lados e realmente era uma bela estação, já o mesmo não posso dizer de Inhaúma.
7) Não consegui fotos de Acari. As pesquisas continuam.
8) O tráfego na Rio D'ouro de passageiros se encerrou em 1965. As fotos que reservei das estações de Inhaúma, Engenho da Rainha e Colégio eram matérias de jornal datadas de 1968 e mostravam famílias que ocuparam as estações. A matéria foi bem explícita. As famílas ocuparam o local há cerca de 3 anos quando os trens deixaram de circular. Portanto.....
9) Apesar de a princípio não ter localizado a estação, foi localizado o pátio de Praia Pequena (Aerofotografia).
10) É quase certeza eu ter localizado a parada Henrique Scheid, enquanto não localizei a princípio, José dos Reis. A estação de Pilares da Rio D'ouro já tinha sido demolida.

Aguardem as fotos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 10 Mar 2012, 23:44

Boa noite, pessoal !
Diretamente de Quissamã, após 6 horas de viagem e chegar aqui às 23:00, consegui um acesso à internet, só pra acessar o fórum
<o>
Vou postar os comentários em azul:
Adenilson escreveu:Pessoal,

Estive ontem, como já disse, no Arquivo Nacional e há 2 semanas no AGCRJ.
Vi muita coisa legal e em breve poderei estar postando aqui.
Você obteve mais imagens ? Qual o procedimento ? É pago ? Eles gravam em CD/DVD e te enviam via correios ?
Algumas coisas, gostaria de adiantar:

1) A estação Alegria foi localizada e hoje é ocupada por uma guarita (Aerofotografia).
Uma das fotos que fiz no local abaixo:
Imagem
^^ Onde ficava a parada Alegria baseado na foto acima ?

2) Tenho quase certeza ter localizado a parada Rua Bela e a parada Bemfica, desativada (Aerofotografia).
De que ano é essa aerofotografia ???
3) Não foram localizadas a princípio (Venda Grande e Parada São Francisco). Talvez já estivessem demolidas (Aerofotografia). Vamos aguardar as fotos para que eu possa dar efeito de zoom.
Nosso presente de Natal vai chegar quando ??? :lol:
4) Verifiquei que a ferrovia do trecho Cajú-Liberdade parecia já ter sido retirada (Aerofotografia).
Novamente, de que ano é essa aerofotografia ???
5) Localizadas em fotos a maioria das estações da Rio D'ouro da outrora Guanabara, incluindo Inhaúma e Areal (Coelho Neto). Essas duas estações formam respectivamente talvez a mais feia Putz ! :P e a mais bonita estação das estações de subúrbio, sem desmerecer Collégio. Afinal as fotos que publicarei de Inhaúma e Colégio são fotos das estações já desativadas em 1968 e Areal estava conservada e em funcionamento em foto da década de 40.
Deve ser por isso que ninguém tirou foto da estação de Inhaúma ! A mais feia da linha ... é ... realmente me desculpem as feias, mas beleza é fundamental ... 8))
6) Aquela casa que todos pensavam ser a estação de Areal (Coelho Neto); pode bater o martelo; pois era mesmo. Ela era a parte central de uma plataforma que se distribuia igualmente para ambos os lados e realmente era uma bela estação, já o mesmo não posso dizer de Inhaúma.
Ponto pro Anderson Novaes, que teve a coragem de entrar na favelinha e fotografar a estação. Hoje em dia, o Google Street View mostra um pedaço da estação, o que facilitou bastante ...
7) Não consegui fotos de Acari. As pesquisas continuam.
8) O tráfego na Rio D'ouro de passageiros se encerrou em 1965. As fotos que reservei das estações de Inhaúma, Engenho da Rainha e Colégio eram matérias de jornal datadas de 1968 e mostravam famílias que ocuparam as estações. A matéria foi bem explícita. As famílas ocuparam o local há cerca de 3 anos quando os trens deixaram de circular. Portanto.....
9) Apesar de a princípio não ter localizado a estação, foi localizado o pátio de Praia Pequena (Aerofotografia).
10) É quase certeza eu ter localizado a parada Henrique Scheid, enquanto não localizei a princípio, José dos Reis. A estação de Pilares da Rio D'ouro já tinha sido demolida.

Aguardem as fotos.
Aguardaremos até quando ??? hmy
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 11 Mar 2012, 02:29

Dado. Treplicando as respostas em vermelho
DadoDJ escreveu:Boa noite, pessoal !
Diretamente de Quissamã, após 6 horas de viagem e chegar aqui às 23:00, consegui um acesso à internet, só pra acessar o fórum
<o>
Vou postar os comentários em azul:
Adenilson escreveu:Pessoal,

Estive ontem, como já disse, no Arquivo Nacional e há 2 semanas no AGCRJ.
Vi muita coisa legal e em breve poderei estar postando aqui.
Você obteve mais imagens ? Qual o procedimento ? É pago ? Eles gravam em CD/DVD e te enviam via correios ?
Com muita informação que dei nesses dias, pode ter ficado tudo muito confuso. Foram 2 processos, um no AGCRJ, cujo preço ficou R$10,00 por foto, pois eles não permitiram a gravação em alta resolução, mas permitiram que eu obtivesse as cópias, mesmo não representando uma instituição acadêmica, o que já foi sorte. Esse valor é coberto por compras em nome da instituição.
O outro processo foi no Arquivo Nacional, onde vc escolhe os temas em uma pasta e eles agendam depois para você ver as fotos. Se as mesmas já tiverem digitalizadas, você pode ver no mesmo dia.
O valor é o mesmo: R$10,00, se não envolver publicidade. O AN dispõe a opção de entrega pelo correio e o pagamento é em espécie ou cheque, diferente do AGCRJ, cujas fotos você tem que pegar pessoalmente.

Algumas coisas, gostaria de adiantar:

1) A estação Alegria foi localizada e hoje é ocupada por uma guarita (Aerofotografia).
Uma das fotos que fiz no local abaixo:
Imagem
^^ Onde ficava a parada Alegria baseado na foto acima ?

Dado. A Parada era imediatamente no ponto de bifurcação da Rua da Alegria com a ferrovia, quando esta perdia a adjacência à rua. O local hoje é ocupado por uma guarita na mesma empresa da foto acima. Sugiro uma conferência no google. Tem uma foto daquelas da SMU que representa fielmente o formato da estação. É uma casa pequenina e sequer parece uma estação. Ela parece uma casa comum. A grosso modo e de cima, lembra a estação de Cava, porém não vi uma plataforma que chamasse atenção. Deveria ser pequena demais e/ou estar oculto pela própria construção
2) Tenho quase certeza ter localizado a parada Rua Bela e a parada Bemfica, desativada (Aerofotografia).
De que ano é essa aerofotografia ???
As aerofotografias são documentos relativos ao processo do AGCRJ, cujas fotos já estão a minha disposição. Foram tiradas em dezembro de 1928.
3) Não foram localizadas a princípio (Venda Grande e Parada São Francisco). Talvez já estivessem demolidas (Aerofotografia). Vamos aguardar as fotos para que eu possa dar efeito de zoom.
Nosso presente de Natal vai chegar quando ??? :lol:
Na segunda-feira eu voltarei ao trabalho e terei pouco tempo para pegar as fotos. A postagem será paulatina, pois tem muita coisa. Imagino que não será um presente de Natal e sim de Páscoa antecipada. :DD
4) Verifiquei que a ferrovia do trecho Cajú-Liberdade parecia já ter sido retirada (Aerofotografia).
Novamente, de que ano é essa aerofotografia ???
Todas de dezembro de 1928. Algumas coisas somente terei certeza ou não da existência de estações e/ou trilhos quando tiver as fotos digitalizadas nas mãos e poder trabalhar com o zoom, uma vez que foram fotos reais que vi e não digitalizadas.
5) Localizadas em fotos a maioria das estações da Rio D'ouro da outrora Guanabara, incluindo Inhaúma e Areal (Coelho Neto). Essas duas estações formam respectivamente talvez a mais feia Putz ! :P e a mais bonita estação das estações de subúrbio, sem desmerecer Collégio. Afinal as fotos que publicarei de Inhaúma e Colégio são fotos das estações já desativadas em 1968 e Areal estava conservada e em funcionamento em foto da década de 40.
Deve ser por isso que ninguém tirou foto da estação de Inhaúma ! A mais feia da linha ... é ... realmente me desculpem as feias, mas beleza é fundamental ... 8))
Depois da degradação da desativação, as estações ficaram mais feias ainda. É por isso que é covardia por exemplo, compara-la com Areal, que estava em pleno funcionamento e em constante conservação. Por isso a comparação pela já desativada Colégio, ser uma referência melhor e nisso Inhaúma perde feio, apesar do fato que Inhaúma possui um prédio mais antigo.
6) Aquela casa que todos pensavam ser a estação de Areal (Coelho Neto); pode bater o martelo; pois era mesmo. Ela era a parte central de uma plataforma que se distribuia igualmente para ambos os lados e realmente era uma bela estação, já o mesmo não posso dizer de Inhaúma.
Ponto pro Anderson Novaes, que teve a coragem de entrar na favelinha e fotografar a estação. Hoje em dia, o Google Street View mostra um pedaço da estação, o que facilitou bastante ...
Eu particularmente achei uma bela estação. Aquela casinha em cima tinha o dístico AREAL, que deve ter sido "apagado" na mudança de nome para Coelho Neto. A tal casinha era o centro da plataforma que era igualmente distribuida para os 2 lados, havendo coberturas complementares nos 2 lados. Aguardem as fotos.
7) Não consegui fotos de Acari. As pesquisas continuam.
8) O tráfego na Rio D'ouro de passageiros se encerrou em 1965. As fotos que reservei das estações de Inhaúma, Engenho da Rainha e Colégio eram matérias de jornal datadas de 1968 e mostravam famílias que ocuparam as estações. A matéria foi bem explícita. As famílas ocuparam o local há cerca de 3 anos quando os trens deixaram de circular. Portanto.....
9) Apesar de a princípio não ter localizado a estação, foi localizado o pátio de Praia Pequena (Aerofotografia).
10) É quase certeza eu ter localizado a parada Henrique Scheid, enquanto não localizei a princípio, José dos Reis. A estação de Pilares da Rio D'ouro já tinha sido demolida.

Aguardem as fotos.
Aguardaremos até quando ??? hmy
Na terça que vém pagarei as fotos do AN e a partir daí, eles dão um prazo de 15 dias para a entrega das fotos. Já no AGCRJ, deverei pegar as fotos na semana que vém

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2012, 15:51

Cheguei !

Acredito ter ido bem na prova, o que me prejudicou mais foi o sono, mas vamos ver.
Aproveito para agradecer a todos os votos de sucesso oferecidos ! Valeu !

Voltando ao assunto, mais pra frente seria interessante eu organizar as finanças ou tornar o site (com o fórum)
lucrativo para podermos financiar nossas pesquisas ! Pretendo mesmo, não para benefício próprio, mas para
elucidar questões e facilitar e tornar mais prazeroso nosso bom gosto. Pesquisar e encontrar imagens antigas reveladoras
não tem preço, mas para compartilha-las ... aí tem o seu preço !
=O
Imagina então as caminhadas e passeios que fazemos ? Tenho que conseguir de alguma forma que o site financie isso
pra gente, aí as coisas ficarão muito melhores do que já são !
okk
Adenilson, primeiramente parabéns mais uma vez pela determinação e o conseqüente sucesso nas pesquisas. Isso vale demais,
você tem afinco e é determinado no que faz. Por isso o resultado: sucesso sempre. Parabéns mais uma vez !

Em relação aos comentários, obrigado pelas explicações. Agora entendi todo o processo de obtenção das fotos e também sobre
as fotos e estações envolvidas nos comentários. Então, a Parada Alegria ficava onde está a guarita à esquerda da foto abaixo, é isso ?
Imagem
Deve ter sido uma paradinha simples, de repente funcionou mais para alguma função da companhia de águas do que para embarque e desembarque de passageiros.

Aguardo ansioso as fotos históricas obtidas juntos às organizações públicas. E não é força de expressão, estas fotos realmente serão HISTÓRICAS !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2012, 23:18

Acho que não é preciso sugerir, mas acho que vai ser mais interessante se forem postadas as fotos das estações em respectivos tópicos, quer dizer, vamos criar topicos específicos das estações e postar as fotos e informações lá !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 12 Mar 2012, 00:05

Dado, Luiz, Melekh e demais foristas,

Antes de tudo agradeço as palavras pelo esforço. Para terem uma idéia, no dia que fui ao AN, vi mais de 25 pastas, sendo qua algumas continham mais de 100 fotos. Foi uma loucura mesmo!

Antes de responder as perguntas, reforço aqui que também vi a estação inicial do Cajú e que era uma plataforma simples e com uma cobertura no meio. O pátio, mais atrás e próximo ao porto era grande e com várias linhas. Aquele galpão, alvo de comentários, portanto não era a estação.

A parada Alegria, pela foto de 1928, ficava logo após a Rio D'ouro sair do eixo da Rua Alegria, na época e iniciar aquela curva.
É difícil comparar imagens antigas e atuais sem tê-las nas mãos ao mesmo tempo. Quando eu estava vendo a aerofotografia, não estava tendo acesso ao Google Earth.
Acho que a estação se encaixaria onde inicia o portão de ferro até a guarita onde tem um carro prateado estacionado. Aquele vazio, penso ser o local da estação.
A parte frontal da estação acompanhava a curvatura dos trilhos.

Quando eu disse também que a casa tinha uma geometria mais complexa, me referi ao imóvel não parecer um retângulo comum, quando visto de cima e sim com vários retângulos sobrepostos.
Tem uma foto da SMU onde o formato da estação é reproduzido de forma bastante fiel.
Por isso a minha idéia de compara-la a estação de Cava, que não é meramente um retângulo comum também, mas isso é uma referência à vista superior e não tem nada a ver com a fachada.

Eu gostaria de abordar com você Dado e com quem possa colaborar a seguinte situação:
Se algumas estações forem achadas na aerofotografia de 1928, assim como outras que já vi, sugiro que seja feito um trabalho de superposição com o Google onde se possa reduzir ou aumentar ambas, sem perder a proporcionalidade (relação altura x comprimento), de tal forma, baseado na direção das vias, de localizar onde seria a estação hoje, caso existisse.
Até 2003, por aí, eu usava razoavelmente bem o Corel Draw, mas devido a falta de uso, acho que esqueci tudo.
Pelo que vc comentou comigo, você conseguiu usar um outro aplicativo mais simples para trabalhar com aquela simulação da estação de Maria da Graça na parede do galpão.

Para fazer isso, imagino não necessitamos mais de um programa tão pesado como o Corel.
Penso o seguinte: A foto aérea do google teria que ser em marca d'água, cuja imagem será sobreposta na foto aérea de 1928. Acho que seria melhor assim, pois a foto aérea atual tem muito mais informação e o inverso iria confundir.
Isso faria com que o local exato de algumas estações como a Rua Bela fosse achado, uma vez que a construção da Avenida Brasil pode ter parcialmente ocupado o espaço de uma esquina por exemplo.

A partir daí conseguiríamos decifrar qual a alteração lateral de um leito ferroviário, quando do aumento de linhas e elucidar com precisão o local de algumas paradas e/ou estações que são alvos de discussão como Cesário Machado, cujo local fui com o Melekh, e outras. Isso iria decifrar de vez aquela questão da localização do galpão em relação à estação original de M.Graça, entre outras coisas.

A respeito da criação dos tópicos sobre as estações, algumas construções que vi na foto de 1928 ainda são dúvidas para mim como Benfica e Rua Bela.
Não sei se a criação de tópicos por estação iria diluir muito o assunto para ter um rendimento de 2 ou 3 páginas.
Claro que seguirei a maioria ou no caso o Dado, como responsável pelo fórum, se realmente essa for a decisão dele.

O que eu iria surgir é se por exemplo esse tópico Linha tronco começasse a ficar com muitas páginas, digamos a partir de 15 ou 20, que fosse criado um tópico com o mesmo nome, porém com o acréscimo -Parte II- e assim por diante, mas se for para individualizar as estações por tópicos, vamos lá. okk

Para finalizar Dado, esse longo texto, também já estava para comentar com você que muitas pessoas tem colaborado da sua forma com informações importantes. O site referência sobre ferrovias ainda contém muita coisa errada ou defasada. Não existe maiores referências, nominalmente falando, sobre essas estações do trecho Cajú-Liberdade e Liberdade- E.Mato (via Pilares). Apenas que um dia a Rio D'ouro teve o Cajú como estação inicial.
A informação que Maria da Graça era Cesário Machado e Triagem era Silva e Souza está errada, sabemos disso, mas continua lá.
Temos que criar uma fórmula para atualizar todas as informações conseguidas até hoje e divulgar mais isso, principalmente no Estações Ferroviárias, que é uma referência, caso contrário o nosso trabalho terá utilidade em um círculo fechado e não à sociedade.
Imagina que tem gente que fica espantada quando digo que algumas estações do Metrô da linha 2 foram homônimas de estações ferroviárias antigas.

Sobre a cobrança, não tenho nada contra que venha a ajudar de certa forma com o sucesso e a melhoria das questões envolvendo os encontros e o fórum.

Forte abraço a todos e desculpem o longo texto!
Editado pela última vez por Adenilson em 12 Mar 2012, 09:06, em um total de 1 vez.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”