Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 30 Jan 2013, 14:57
Melekh. Cadê você camarada?
Está sumido, mas quando volta parece um tsunami. No bom sentido!
Excelentes fotos e posso até nomear como matéria.
Tchê. Parece que cortaram os lados da estação nos fundos da mesma, mas apenas uma parte já que a arquitetura central foi mantida intacta. A primeira foto foi tirada muito de perto e não há ângulo para ver o lado esquerdo.
A foto em preto e branca postada pelo Melekh da esquerda (1936) é o lado voltado para a plataforma onde a fachada era diferente mesmo. Já a foto da direita era o lado voltado para a rua.
Até as mãos francesas curvas responsáveis pelas sustentações das telhas, próximas às janelas parecem originais, mas acho que foram aproveitadas em outro local da edificação.
As diferenças fundamentais que vi, infelizmente, foram, além da retirada de parte da alvenaria que compunha os fundos da estação:
1) A alteração das janelas, ou seja, a retirada das janelas originais na parte recuada da estação na fachada frontal, substituição da porte frontal por uma janela pequena e construção de uns murinhos. Medonho!
2) O puxadinho do lado voltado para a plataforma. Horrível!
3) A demolição parcial da própria plataforma. Pelas fotos antigas, a plataforma era também uma espécie de base sobre a qual a casa fora construída, mas onde os passageiros esperavam o trem, a mesma foi depredada. Bizarro!
De qualquer forma, 80% da arquitetura da edificação está preservada e isso tem que continuar. O bairro merece saber (especialmente as gerações mais novas) que houve ali uma estação de trem e que ela mal ou bem, está de pé.
Será que dá para realizar o tombamento do imóvel?
Repararam também como de forma bem apagada, dá para perceber o nome Coelho Netto na foto sob a tinta na segunda foto atual postada pelo Melekh?
Está sumido, mas quando volta parece um tsunami. No bom sentido!
Excelentes fotos e posso até nomear como matéria.
Tchê. Parece que cortaram os lados da estação nos fundos da mesma, mas apenas uma parte já que a arquitetura central foi mantida intacta. A primeira foto foi tirada muito de perto e não há ângulo para ver o lado esquerdo.
A foto em preto e branca postada pelo Melekh da esquerda (1936) é o lado voltado para a plataforma onde a fachada era diferente mesmo. Já a foto da direita era o lado voltado para a rua.
Até as mãos francesas curvas responsáveis pelas sustentações das telhas, próximas às janelas parecem originais, mas acho que foram aproveitadas em outro local da edificação.
As diferenças fundamentais que vi, infelizmente, foram, além da retirada de parte da alvenaria que compunha os fundos da estação:
1) A alteração das janelas, ou seja, a retirada das janelas originais na parte recuada da estação na fachada frontal, substituição da porte frontal por uma janela pequena e construção de uns murinhos. Medonho!
2) O puxadinho do lado voltado para a plataforma. Horrível!
3) A demolição parcial da própria plataforma. Pelas fotos antigas, a plataforma era também uma espécie de base sobre a qual a casa fora construída, mas onde os passageiros esperavam o trem, a mesma foi depredada. Bizarro!
De qualquer forma, 80% da arquitetura da edificação está preservada e isso tem que continuar. O bairro merece saber (especialmente as gerações mais novas) que houve ali uma estação de trem e que ela mal ou bem, está de pé.
Será que dá para realizar o tombamento do imóvel?
Repararam também como de forma bem apagada, dá para perceber o nome Coelho Netto na foto sob a tinta na segunda foto atual postada pelo Melekh?