Mobilidade foi o tema escolhido pela prefeitura para a segunda entrevista ao vivo, pela internet (Hangout On Air), com Eduardo Paes. No bate-papo, que começou às 20h e durou quase duas horas, o prefeito falou que a cidade tem um plano de mobilidade em planejamento e ressaltou que o BRT, um de seus projetos para os Jogos Olímpicos, é uma alternativa inferior ao metrô. Para ele, porém, era impossível implantar esse tipo de transporte no tempo necessário. De acordo com Paes, os BRTs podem se tornar, no futuro, um transporte leve de superfície sobre trilhos.
- Prefiro o metrô, mas o BRT custa muito menos e não sei se moradores de Santa Cruz, por exemplo, conseguiriam esperar mais 20 ou 30 anos por uma alternativa.
Paes disse ainda que a integração da Linha 4 do metrô com o sistema de BRT é fundamental. O prefeito descartou a possibilidade de metrô de superfície, por conta do impacto urbanístico negativo na área, ou um aeromóvel. Segundo ele, criar um aeromóvel, meio de transporte similar ao monotrilho, seria uma "tragédia urbanística." Ele negou que o sistema de ônibus não conseguirá dar conta da demanda esperada na saída prevista para a Barra da Tijuca.
- O BRT é a alternativa possível no momento. Não dá para colocar um metrô de superfície lá, o impacto urbano seria muito grande.
Paes também criticou a ação de governos estaduais do passado, que teriam, segundo ele, não ter dado prioridade ao sistema de metrô.
- A história do Rio é que cada governador faz uma estação por mandato - disse, ressalvando que o ex-governador Marcello Alencar seria uma exceção.
Para o prefeito, o governador Sérgio Cabral fez o que foi possível, com a decisão levar o metrô até a Barra da Tijuca. Ele opinou que a extensão da linha adiante deve ser cobrada dos próximos governantes.
Paes afirmou ainda que os projetos prometidos para os Jogos Olímpicos, como o Porto Maravilha, os BRTs e obras para acabar com alagamentos na Praça da Bandeira, não estão pensados para servir aos Jogos. As Olimpíadas serviram de ferramenta para captar recursos.
- O que tem de Olimpíada no Porto? Nada. Usamos os Jogos Olímpicos para captar recursos para a cidade.
Crítica aos ônibus da Barra para o Centro
Durante a entrevista online, o prefeito do Rio afirmou ser impossível, no momento, criar políticas fortes de desistímulo ao uso de carros. Segundo ele, é necessário primeiro dar ao carioca um transporte público de qualidade. Paes criticou o sistema de transporte de ônibus que faz a ligação entre a Barra da Tijuca e o Centro, destacando os coletivos da linha 175.
- Não dá para dizer para o morador da Barra deixar o carro em casa e pedir para ele pegar um quentão de quinta categoria e viajar cinco horas até o Centro.
Na parte final da entrevista, Paes afirmou ser uma prioridade de seu governo criar mais ciclovias e levar o sistema de compartilhamento de bicicletas para a Zona Oeste da cidade. Paes ressaltou, no entanto, que o transporte por meio de bicicletas é complementar.
Perguntado sobre a composição da CPI dos ônibus, Paes defendeu a realização da comissão e afirmou que ela só foi possível devido à assinatura de vereadores da base de seu governo.
- Eles (vereadores da base) detêm o mesmo direito de correr atrás das informações que a oposição. Não sou contra a CPI. Se eles julgam que há algo errado, cabe ao parlamento mudar as regras.
Paes adiantou que em breve irá publicar um decreto obrigando os consórcios de ônibus a se organizarem dentro de um "caixa único."
- Em breve vou exigir que os consórcios se organizem em uma espécie de caixa único. Isso teria que ser natural para essas empresas. Tem que ter caixa único porque existem linhas mais deficitárias e linhas menos deficitárias.
Hangout On Air
Paes foi entrevistado ao vivo pelo professor de Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio, Fernando Mac Dowell; pela vice-diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarice Linke; pela professora da PUC-Rio, urbanista e arquiteta, Izabella Lentino, e pelo cofundador do Queremos, uma plataforma que promove shows através do crowdfunding, Bruno Natal. O encontro é mediado pelo jornalista Rodolfo Schneider.
Ferramenta da Google que permite que várias pessoas conversem via vídeo com transmissão ao vivo na web, o Hangout On Air já foi usado por políticos como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira ministra australiana, Julia Gillard, e por todos os candidatos à presidência na última eleição francesa. O debate online tem o objetivo de aumentar a participação popular na administração pública e discutir com transparência sobre as principais questões da cidade.
Fonte: Jornal O Globo
Reportagem: Fábio Teixeira
Paes afirma preferir metrô ao BRT durante debate online
Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Voltar para “Notícias e Matérias”
Ir para
- Parada Inicial - Assuntos gerais e institucionais
- ↳ Comunicados
- ↳ Sugestões e opiniões
- ↳ Bate-papo, dúvidas e ajuda
- ↳ Agenda Ferroviária
- ↳ Aniversários
- ↳ Sites e Blogs recomendados
- ↳ Notícias e Matérias
- A ONG Trilhos do Rio
- ↳ Documentação da AFTR
- ↳ Mídia Trilhos do Rio
- ↳ Metas e projetos
- ↳ Painel financeiro
- Empresas e instituições - Notícias, dados e informações
- ↳ Empresas, companhias e instituições - Rio de Janeiro
- ↳ Supervia
- ↳ Notícias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha Japeri
- ↳ Linha Belford Roxo
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Metrô Rio
- ↳ Notícias e matérias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha 1
- ↳ Documentação e registros diversos
- ↳ CENTRAL Logística
- ↳ Assuntos gerais
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ EF Corcovado
- ↳ Bondes de Santa Teresa
- ↳ Notícias
- ↳ Estações, instalações e mobiliário
- ↳ Material rodante
- ↳ MRS Logística
- ↳ FCA - Ferrovia Centro-Atlântica
- ↳ VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
- ↳ Empresas, companhias e instituições - No Brasil
- ↳ CBTU
- ↳ CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- ↳ Metrô - SP
- ↳ Metrô - MG
- ↳ Metrô - DF
- ↳ Metrô - RS
- ↳ Metrô - BA
- ↳ Metrô - CE
- ↳ Metrô - PR
- ↳ Metrô - PI
- ↳ TAV Brasil
- ↳ ALL - América Latina Logística
- ↳ Vale
- ↳ FTC - Ferrovia Teresa Cristina
- ↳ Transnordestina
- ↳ Trens Turísticos (TT's)
- ↳ Outros Sistemas
- ↳ No Mundo
- Veículos Rigidamente Guiados
- ↳ Teleféricos
- ↳ Monotrilhos
- ↳ NTL - Translohr
- ↳ Aeromóvel
- ↳ MagLev
- ↳ Outros
- Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ Arqueologia Ferroviária
- ↳ Bondes
- ↳ Ferrovias e Estradas de Ferro extintas
- ↳ EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará
- ↳ EF Teresópolis (antiga EF Therezopolis)
- ↳ EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)
- ↳ Linha do Centro
- ↳ Trecho D.Pedro II - Anchieta
- ↳ Trecho Olinda - Japeri
- ↳ Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí
- ↳ Trecho Aristides Lobo - Fernandes Pinheiro
- ↳ Ramal de São Paulo
- ↳ Ramal de Angra (Mangaratiba)
- ↳ Ramal de Paracambi
- ↳ Linha Circular da Pavuna
- ↳ Ramal de Jacutinga
- ↳ Outras linhas e ramais
- ↳ E.F. Barra Mansa ao Bananal
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ Ramal Circular de Madureira (Dona Clara)
- ↳ Ramal do Laboratório Pirotécnico do Exército
- ↳ Ramal do Campo dos Afonsos
- ↳ Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
- ↳ EF Rio d'Ouro
- ↳ Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
- ↳ Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
- ↳ Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
- ↳ Ramal da Penha (Maria Angu)
- ↳ Ramal de Xerém e Sub-ramais
- ↳ Ramal de Tinguá
- ↳ Outras linhas ou ramais particulares
- ↳ Dados e Documentos Históricos
- ↳ Material Rodante
- ↳ EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)
- ↳ EF Leopoldina
- ↳ Ligação Saracuruna - Visconde de Itaboraí
- ↳ EF Cantagalo
- ↳ EF do Norte
- ↳ Ligação São Bento - Ambaí
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ Trecho General Dutra - Visconde de Itaboraí (Ramal de Niterói)
- ↳ Ramal de Glicério
- ↳ Linha do Carangola
- ↳ EF Barão de Araruama
- ↳ Rede Mineira de Viação
- ↳ EF Maricá
- ↳ Outras Linhas e Ramais
- ↳ Instituições Militares
- ↳ Associações Ferroviárias
- ↳ Nostalgia, Histórias e Fatos
- ↳ Curiosidades
- ↳ Material rodante e Peças históricas
- Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações
- ↳ Livros e Revistas
- ↳ Google Earth - Estações e linhas
- ↳ OpenStreetMaps
- ↳ Mapas e Plantas
- ↳ Vídeos e documentários
- ↳ Tíquetes e bilhetes
- ↳ Tabelas de horários
- ↳ Notícias antigas
- ↳ Dados históricos
- ↳ Cartões-postais
- ↳ Contratos de concessão, normas e portarias
- Ferromodelismo, Jogos e Simuladores
- ↳ Maquetes
- ↳ Material rodante
- ↳ Simuladores
- Oficinas Trilhos do Rio - Área técnica
- ↳ Profissões e oportunidades de emprego
- ↳ Projetos
- ↳ Abandonados,cancelados ou não concluídos
- ↳ Ramal da Escola de Agronomia
- ↳ Nossos projetos
- ↳ Outros projetos
- ↳ Biblioteca Técnica
- Acesso restrito
- ↳ Fábrica de Trilhos
- ↳ Estradas de Ferro extintas
- ↳ Índice geral
- ↳ E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil)
- ↳ E.F. Leopoldina
- ↳ E.F. Carangola
- ↳ E.F. Barão de Araruama
- ↳ E.F. Central de Macahé
- ↳ E.F. de Cantagallo
- ↳ E.F. do Norte
- ↳ E.F. Mauá/Príncipe do Grão-Pará
- ↳ E.F. de Campos a São Sebastião
- ↳ E.F. Santo Antonio de Pádua
- ↳ E.F. Campos a São João da Barra (E.F. de Campista)
- ↳ E.F. Santa Maria Madalena
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ E.F. Melhoramentos do Brasil (Linha Auxiliar)
- ↳ E.F. Rio d'Ouro
- ↳ E.F. Therezopolis
- ↳ E.F. Maricá
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ R.M.V. - Rede Mineira de Viação
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ E.F. Santa Isabel do Rio Preto
- ↳ E.F. Alto de Muriaé
- ↳ E.F. do Sumidouro
- ↳ E.F. de Sapucahy
- ↳ Ajuda - Dicas, tutoriais e informações [Em construção]
- ↳ Regras e Normas [Em construção]
- ↳ Mapa do fórum [Em construção]
- ↳ Contatos importantes
- ↳ Comunicados internos
- ↳ Estatísticas e Área Financeira
- ↳ O futuro dos Trilhos do Rio