Paes afirma preferir metrô ao BRT durante debate online

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DadoDJ
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Paes afirma preferir metrô ao BRT durante debate online

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2013, 13:43

Mobilidade foi o tema escolhido pela prefeitura para a segunda entrevista ao vivo, pela internet (Hangout On Air), com Eduardo Paes. No bate-papo, que começou às 20h e durou quase duas horas, o prefeito falou que a cidade tem um plano de mobilidade em planejamento e ressaltou que o BRT, um de seus projetos para os Jogos Olímpicos, é uma alternativa inferior ao metrô. Para ele, porém, era impossível implantar esse tipo de transporte no tempo necessário. De acordo com Paes, os BRTs podem se tornar, no futuro, um transporte leve de superfície sobre trilhos.

- Prefiro o metrô, mas o BRT custa muito menos e não sei se moradores de Santa Cruz, por exemplo, conseguiriam esperar mais 20 ou 30 anos por uma alternativa.

Paes disse ainda que a integração da Linha 4 do metrô com o sistema de BRT é fundamental. O prefeito descartou a possibilidade de metrô de superfície, por conta do impacto urbanístico negativo na área, ou um aeromóvel. Segundo ele, criar um aeromóvel, meio de transporte similar ao monotrilho, seria uma "tragédia urbanística." Ele negou que o sistema de ônibus não conseguirá dar conta da demanda esperada na saída prevista para a Barra da Tijuca.

- O BRT é a alternativa possível no momento. Não dá para colocar um metrô de superfície lá, o impacto urbano seria muito grande.

Paes também criticou a ação de governos estaduais do passado, que teriam, segundo ele, não ter dado prioridade ao sistema de metrô.

- A história do Rio é que cada governador faz uma estação por mandato - disse, ressalvando que o ex-governador Marcello Alencar seria uma exceção.

Para o prefeito, o governador Sérgio Cabral fez o que foi possível, com a decisão levar o metrô até a Barra da Tijuca. Ele opinou que a extensão da linha adiante deve ser cobrada dos próximos governantes.

Paes afirmou ainda que os projetos prometidos para os Jogos Olímpicos, como o Porto Maravilha, os BRTs e obras para acabar com alagamentos na Praça da Bandeira, não estão pensados para servir aos Jogos. As Olimpíadas serviram de ferramenta para captar recursos.

- O que tem de Olimpíada no Porto? Nada. Usamos os Jogos Olímpicos para captar recursos para a cidade.

Crítica aos ônibus da Barra para o Centro

Durante a entrevista online, o prefeito do Rio afirmou ser impossível, no momento, criar políticas fortes de desistímulo ao uso de carros. Segundo ele, é necessário primeiro dar ao carioca um transporte público de qualidade. Paes criticou o sistema de transporte de ônibus que faz a ligação entre a Barra da Tijuca e o Centro, destacando os coletivos da linha 175.

- Não dá para dizer para o morador da Barra deixar o carro em casa e pedir para ele pegar um quentão de quinta categoria e viajar cinco horas até o Centro.

Na parte final da entrevista, Paes afirmou ser uma prioridade de seu governo criar mais ciclovias e levar o sistema de compartilhamento de bicicletas para a Zona Oeste da cidade. Paes ressaltou, no entanto, que o transporte por meio de bicicletas é complementar.

Perguntado sobre a composição da CPI dos ônibus, Paes defendeu a realização da comissão e afirmou que ela só foi possível devido à assinatura de vereadores da base de seu governo.

- Eles (vereadores da base) detêm o mesmo direito de correr atrás das informações que a oposição. Não sou contra a CPI. Se eles julgam que há algo errado, cabe ao parlamento mudar as regras.

Paes adiantou que em breve irá publicar um decreto obrigando os consórcios de ônibus a se organizarem dentro de um "caixa único."

- Em breve vou exigir que os consórcios se organizem em uma espécie de caixa único. Isso teria que ser natural para essas empresas. Tem que ter caixa único porque existem linhas mais deficitárias e linhas menos deficitárias.

Hangout On Air

Paes foi entrevistado ao vivo pelo professor de Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio, Fernando Mac Dowell; pela vice-diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarice Linke; pela professora da PUC-Rio, urbanista e arquiteta, Izabella Lentino, e pelo cofundador do Queremos, uma plataforma que promove shows através do crowdfunding, Bruno Natal. O encontro é mediado pelo jornalista Rodolfo Schneider.

Ferramenta da Google que permite que várias pessoas conversem via vídeo com transmissão ao vivo na web, o Hangout On Air já foi usado por políticos como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a primeira ministra australiana, Julia Gillard, e por todos os candidatos à presidência na última eleição francesa. O debate online tem o objetivo de aumentar a participação popular na administração pública e discutir com transparência sobre as principais questões da cidade.

Fonte: Jornal O Globo
Reportagem: Fábio Teixeira
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