Parada Eduardo Araújo
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Parada Eduardo Araújo
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Eduardo Araújo
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Parada Eduardo Araújo
Consegui hoje várias matérias e notícias mencionando a Parada Eduardo Araújo, mas por enquanto nada de fotos ou imagens.
Mas o que me intrigou até agora, é que a Parada é citada como funcionando, ou pelo menos existente, até a década de 1940. Em um texto da década de 1930, fala-se que ela havia sido desativada há muito tempo mas que havia voltado a funcionar a pedido dos moradores.
Em breve postarei os dados encontrados ...
Mas o que me intrigou até agora, é que a Parada é citada como funcionando, ou pelo menos existente, até a década de 1940. Em um texto da década de 1930, fala-se que ela havia sido desativada há muito tempo mas que havia voltado a funcionar a pedido dos moradores.
Em breve postarei os dados encontrados ...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Parada Eduardo Araújo
Bom dia a todos!
A reportagem acima, a princípio parece uma melhoria a ser feita na Estação Engenheiro Leal através da Rua Itaquaty, atual Francisca Vale, do que propriamente uma reativação da parada Eduardo Araújo.
A questão é que originalmente, as duas foram contruídas, apesar de 700 metros a separarem e então, deveria ter cada uma, sua importância.
Já li que Eduardo Araújo teria uma função mais para cargas em postagem já feita aqui no fórum.
O texto "menciona" que a partir das obras, Engenheiro Leal seria uma das principais estações do subúrbio da Melhoramentos, claro, pois seria uma espécie de Estação "Cascadura" da Melhoramentos.
Hoje ironicamente, não temos Eduardo Araújo e Engenheiro Leal.
Depois de consultas a mapas, parece que a parada era depois da atual Rua do Sanatório, no sentido Magno.
Abaixo posto a Aerofotogrametria em um período que a parada deveria existir, mas não encontrei algo com muito destaque que eu pudesse apontar com certeza como uma estação, como foi em Engenheiro Leal.
Havia algumas manchas, indicando que poderia ser uma plataforma sem cobertura, a qual marquei com um círculo azul. No lado oposto e entes da tal rua, marquei outra formação estranha com seta verde, mas não imagino que fosse algo el relação a estação.
A seta laranja indica a segunda linha da Melhoramentos, que às vezes perde o contraste. Parece que tal parada não foi modernizada para a situação envolvendo a duplicação da Melhoramentos. Em Engenheiro Leal, a plataforma ficava entre as duas linhas, mas no caso de Eduardo Araújo, me parecia ficar em um dos lados apenas.
Será que Eduardo Araújo foi desativada devido a proximidade com E.Leal e ao veto de investimento em uma nova plataforma depois que a ferrovia foi duplicada em meados da década de 20?
Imagino que haviar dificuldade na parada em uma estação que ficava a margem apenas de uma das linhas.
Pelo menos é o que eu acho. Outra opção seria a construção de uma segunda plataforma do outro lado com as duas linhas passando no meio, mas não consigo "enxergar" isso na foto aérea de 1928.
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1928. Aguardo a opinião de vocês.
Essa passagem feita por moradores no muro da ferrovia, por coincidência, parece mostrar o local da primitiva parada de Eduardo Araújo.
A reportagem acima, a princípio parece uma melhoria a ser feita na Estação Engenheiro Leal através da Rua Itaquaty, atual Francisca Vale, do que propriamente uma reativação da parada Eduardo Araújo.
A questão é que originalmente, as duas foram contruídas, apesar de 700 metros a separarem e então, deveria ter cada uma, sua importância.
Já li que Eduardo Araújo teria uma função mais para cargas em postagem já feita aqui no fórum.
O texto "menciona" que a partir das obras, Engenheiro Leal seria uma das principais estações do subúrbio da Melhoramentos, claro, pois seria uma espécie de Estação "Cascadura" da Melhoramentos.
Hoje ironicamente, não temos Eduardo Araújo e Engenheiro Leal.
Depois de consultas a mapas, parece que a parada era depois da atual Rua do Sanatório, no sentido Magno.
Abaixo posto a Aerofotogrametria em um período que a parada deveria existir, mas não encontrei algo com muito destaque que eu pudesse apontar com certeza como uma estação, como foi em Engenheiro Leal.
Havia algumas manchas, indicando que poderia ser uma plataforma sem cobertura, a qual marquei com um círculo azul. No lado oposto e entes da tal rua, marquei outra formação estranha com seta verde, mas não imagino que fosse algo el relação a estação.
A seta laranja indica a segunda linha da Melhoramentos, que às vezes perde o contraste. Parece que tal parada não foi modernizada para a situação envolvendo a duplicação da Melhoramentos. Em Engenheiro Leal, a plataforma ficava entre as duas linhas, mas no caso de Eduardo Araújo, me parecia ficar em um dos lados apenas.
Será que Eduardo Araújo foi desativada devido a proximidade com E.Leal e ao veto de investimento em uma nova plataforma depois que a ferrovia foi duplicada em meados da década de 20?
Imagino que haviar dificuldade na parada em uma estação que ficava a margem apenas de uma das linhas.
Pelo menos é o que eu acho. Outra opção seria a construção de uma segunda plataforma do outro lado com as duas linhas passando no meio, mas não consigo "enxergar" isso na foto aérea de 1928.
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1928. Aguardo a opinião de vocês.
Essa passagem feita por moradores no muro da ferrovia, por coincidência, parece mostrar o local da primitiva parada de Eduardo Araújo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Victor Pedretti
- Usuário Prata
- Mensagens: 59
- Registrado em: 14 Set 2012, 14:14
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Parada Eduardo Araújo
Muito bom, Victor !
Curiosa imagem, com bitola mista ...
Curiosa imagem, com bitola mista ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Parada Eduardo Araújo
O aspecto bate com o descritivo que já li sobre as estações da Melhoramentos, assim como a primitiva Sapê, que já postei, antes de virar Rocha Miranda.
Não duvido que Cesário Machado tivesse o mesmo aspecto.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Parada Eduardo Araújo
Essas estações/paradas parecem muito com o padrão utilizado também na linha Saracuruna x Visconde de Itaboraí (Santa Dalila, Santa Guilhermina ...).
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Parada Eduardo Araújo
Parada Estação Eduardo Araújo:
Resquícios:
Resquícios:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.