Nome: Neves
Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá - Ramal de Cabo Frio (?-1943) [1,2]
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha Auxiliar de Cabo Frio (1943-1950) [2]
. Estrada de Ferro Leopoldina (1950-1957) [2]
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) (1957-?) [2]
Uso Atual: 16ª DEAC - PCERJ
Quando sai da Estação Barreto eu prossegui pelo Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística à procura da Estação Neves. Não foi difícil encontrá-la porque hoje ela abriga a 16ª DEAC (Delegacia Especial de Acervo Cartorário) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Naturalmente um oficial me perguntou a razão das fotos. Eu expliquei que eram fotos para um acervo de estações ferroviárias e ele permitiu que eu continuasse.
A Estação Neves, situada no município de São Gonçalo, foi construída na gestão de Nilo Peçanha, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, no intuito de integrar a Estrada de Ferro Maricá à malha da então Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina visando o escoamento da produção salina da Lagoa de Araruama [2] e produtos agrícolas da Região dos Lagos para Niterói. Os principais produtos transportados nessa época eram café, fumo, milho, açúcar, aipim, abacaxi, laranja, farinha de ostra, pescados e sal [3].
Aparentemente o primeiro trecho desativado do Ramal de Cabo Frio da EF Maricá foi a partir de 1962 entre Virajaba e Cabo Frio. Não sei dizer até quando operou o trecho Neves x Virajaba.
Relação de estações e paradas do Ramal de Cabo Frio (EF Maricá) [1]:
* Estação Neves (Km 0)
* Estação Sete Pontes
* Parada Rocha
* Parada Mutondo
* Estação Raul Veiga (Km 11,250)
* Parada Pacheco
* Estação Barracão
* Parada Sacramento
* Estação Ipiíbas
* Parada Marachioba
* Estação Santa Isabel (Km 18,800)
* Parada Salvatori
* Estação Virajaba
* Parada Santa Eulália
* Parada Calaboca
* Estação Rio do Ouro (Km 25,730)
* Estação Inoã
* Parada Barreto
* Parada São José
* Parada Buriche
* Parada Itapeba
* Parada Camburi
* Estação Maricá
* Parada Bom Jardim
* Parada Inácio
* Estação Itapeteiú
* Estação Manoel Ribeiro
* Estação Joaquim Mariano
* Estação Nilo Peçanha
* Parada Jaconé
* Parada São Tiago
* Parada Caçadores
* Estação Sampaio Corrêa
* Parada Morro dos Pregos
* Parada Nazaré
* Parada Quilômetro 98
* Estação Bacaxá
* Parada Ipitangas
* Estação Ponte dos Leite
* Estação Araruama
* Parada Quilômetro 127
* Estação Iguaba Grande
* Parada Quilômetro 140
* Estação São Pedro da Aldeia
* Parada Campo Redondo
* Parada Baixa Grande
* Parada Fonseca (Posto Telegráfico)
* Estação Cabo Frio (Km 158,200)
Da Parada Fonseca partia um braço que ligava a parada até Macaé. Para mais informações, consultar o thread da Estação Barra de São João.
Foto 1: Geral
Foto 2: Eu fico feliz ao ver antigas estações conservadas e com novos propósitos. Com certeza é melhor do que serem deixadas à própria sorte ruindo com o tempo e depredações. Mas eu já esperava encontrar a estação em ótimo estado - não dá pra esperar menos de uma corporação tão séria como a Polícia Civil
Foto 3: Nada restou de plataformas ou cobertura. Ela não é à beira da linha férrea como as outras do Ramal de Itaboraí, mas é bem próxima: coisa de uns 40 metros. Por baixo do asfalto devem existir os trilhos de acesso à Estação Neves
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Segui meu caminho rumo à Estação Porto da Madama da CENTRAL Logística.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-7 por Renan Souza em 2007
Referências Bibliográficas
[1] Paulo Primo Bidegain. Linha Auxiliar de Maricá (antiga Estrada de Ferro Maricá) - Trens & Cia.
[2] Os Caminhos do Trem. Estrada de Ferro Maricá, <http://www.sebraerj.com.br>, acessado em 16/04/2009.
[3] Nossa História: EFM - Estrada Ferroviária Maricá. Portal da Comunidade de Itaipuaçu, acessado em 16/04/2009.
[EF Maricá] Estação Neves
Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48
Ir para
- Parada Inicial - Assuntos gerais e institucionais
- ↳ Comunicados
- ↳ Sugestões e opiniões
- ↳ Bate-papo, dúvidas e ajuda
- ↳ Agenda Ferroviária
- ↳ Aniversários
- ↳ Sites e Blogs recomendados
- ↳ Notícias e Matérias
- A ONG Trilhos do Rio
- ↳ Documentação da AFTR
- ↳ Mídia Trilhos do Rio
- ↳ Metas e projetos
- ↳ Painel financeiro
- Empresas e instituições - Notícias, dados e informações
- ↳ Empresas, companhias e instituições - Rio de Janeiro
- ↳ Supervia
- ↳ Notícias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha Japeri
- ↳ Linha Belford Roxo
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Metrô Rio
- ↳ Notícias e matérias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha 1
- ↳ Documentação e registros diversos
- ↳ CENTRAL Logística
- ↳ Assuntos gerais
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ EF Corcovado
- ↳ Bondes de Santa Teresa
- ↳ Notícias
- ↳ Estações, instalações e mobiliário
- ↳ Material rodante
- ↳ MRS Logística
- ↳ FCA - Ferrovia Centro-Atlântica
- ↳ VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
- ↳ Empresas, companhias e instituições - No Brasil
- ↳ CBTU
- ↳ CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- ↳ Metrô - SP
- ↳ Metrô - MG
- ↳ Metrô - DF
- ↳ Metrô - RS
- ↳ Metrô - BA
- ↳ Metrô - CE
- ↳ Metrô - PR
- ↳ Metrô - PI
- ↳ TAV Brasil
- ↳ ALL - América Latina Logística
- ↳ Vale
- ↳ FTC - Ferrovia Teresa Cristina
- ↳ Transnordestina
- ↳ Trens Turísticos (TT's)
- ↳ Outros Sistemas
- ↳ No Mundo
- Veículos Rigidamente Guiados
- ↳ Teleféricos
- ↳ Monotrilhos
- ↳ NTL - Translohr
- ↳ Aeromóvel
- ↳ MagLev
- ↳ Outros
- Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ Arqueologia Ferroviária
- ↳ Bondes
- ↳ Ferrovias e Estradas de Ferro extintas
- ↳ EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará
- ↳ EF Teresópolis (antiga EF Therezopolis)
- ↳ EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)
- ↳ Linha do Centro
- ↳ Trecho D.Pedro II - Anchieta
- ↳ Trecho Olinda - Japeri
- ↳ Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí
- ↳ Trecho Aristides Lobo - Fernandes Pinheiro
- ↳ Ramal de São Paulo
- ↳ Ramal de Angra (Mangaratiba)
- ↳ Ramal de Paracambi
- ↳ Linha Circular da Pavuna
- ↳ Ramal de Jacutinga
- ↳ Outras linhas e ramais
- ↳ E.F. Barra Mansa ao Bananal
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ Ramal Circular de Madureira (Dona Clara)
- ↳ Ramal do Laboratório Pirotécnico do Exército
- ↳ Ramal do Campo dos Afonsos
- ↳ Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
- ↳ EF Rio d'Ouro
- ↳ Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
- ↳ Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
- ↳ Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
- ↳ Ramal da Penha (Maria Angu)
- ↳ Ramal de Xerém e Sub-ramais
- ↳ Ramal de Tinguá
- ↳ Outras linhas ou ramais particulares
- ↳ Dados e Documentos Históricos
- ↳ Material Rodante
- ↳ EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)
- ↳ EF Leopoldina
- ↳ Ligação Saracuruna - Visconde de Itaboraí
- ↳ EF Cantagalo
- ↳ EF do Norte
- ↳ Ligação São Bento - Ambaí
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ Trecho General Dutra - Visconde de Itaboraí (Ramal de Niterói)
- ↳ Ramal de Glicério
- ↳ Linha do Carangola
- ↳ EF Barão de Araruama
- ↳ Rede Mineira de Viação
- ↳ EF Maricá
- ↳ Outras Linhas e Ramais
- ↳ Instituições Militares
- ↳ Associações Ferroviárias
- ↳ Nostalgia, Histórias e Fatos
- ↳ Curiosidades
- ↳ Material rodante e Peças históricas
- Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações
- ↳ Livros e Revistas
- ↳ Google Earth - Estações e linhas
- ↳ OpenStreetMaps
- ↳ Mapas e Plantas
- ↳ Vídeos e documentários
- ↳ Tíquetes e bilhetes
- ↳ Tabelas de horários
- ↳ Notícias antigas
- ↳ Dados históricos
- ↳ Cartões-postais
- ↳ Contratos de concessão, normas e portarias
- Ferromodelismo, Jogos e Simuladores
- ↳ Maquetes
- ↳ Material rodante
- ↳ Simuladores
- Oficinas Trilhos do Rio - Área técnica
- ↳ Profissões e oportunidades de emprego
- ↳ Projetos
- ↳ Abandonados,cancelados ou não concluídos
- ↳ Ramal da Escola de Agronomia
- ↳ Nossos projetos
- ↳ Outros projetos
- ↳ Biblioteca Técnica
- Acesso restrito
- ↳ Fábrica de Trilhos
- ↳ Estradas de Ferro extintas
- ↳ Índice geral
- ↳ E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil)
- ↳ E.F. Leopoldina
- ↳ E.F. Carangola
- ↳ E.F. Barão de Araruama
- ↳ E.F. Central de Macahé
- ↳ E.F. de Cantagallo
- ↳ E.F. do Norte
- ↳ E.F. Mauá/Príncipe do Grão-Pará
- ↳ E.F. de Campos a São Sebastião
- ↳ E.F. Santo Antonio de Pádua
- ↳ E.F. Campos a São João da Barra (E.F. de Campista)
- ↳ E.F. Santa Maria Madalena
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ E.F. Melhoramentos do Brasil (Linha Auxiliar)
- ↳ E.F. Rio d'Ouro
- ↳ E.F. Therezopolis
- ↳ E.F. Maricá
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ R.M.V. - Rede Mineira de Viação
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ E.F. Santa Isabel do Rio Preto
- ↳ E.F. Alto de Muriaé
- ↳ E.F. do Sumidouro
- ↳ E.F. de Sapucahy
- ↳ Ajuda - Dicas, tutoriais e informações [Em construção]
- ↳ Regras e Normas [Em construção]
- ↳ Mapa do fórum [Em construção]
- ↳ Contatos importantes
- ↳ Comunicados internos
- ↳ Estatísticas e Área Financeira
- ↳ O futuro dos Trilhos do Rio