Pessoal.
Está confirmado.
O decreto sobre o assentamento da 4ª linha é de 1903, mas a sua concretização, pelo menos no Méier, se deu em 1905.
O fato que me surpreendeu foi que no caso do Méier, a linha mais a esquerda (sentido subúrbio) foi a última a ser assentada. A reportagem cita que a plataforma foi quebrada ao meio para o assentamento da linha e menciona que é entre as linhas 3 e 4, imaginando eu que equivale às linhas as quais chamo de 1 e 2.
Mas se isso for verdade, como ficaria a questão de São Francisco Xavier e Dr. Frontin?
Pode ter havido um intercâmbio das posições das linhas, ou seja a linha que passaria junto a rua do lado direito da plataforma sentido subúrbio, poderia passar a esquerda de outra.
Sem ter mais fotos para tratar o assunto, fica difícil, mas é praticamente certo que o assentamento se deu do centro para as bordas.
No caso do Méier, veja que a rua em questão é a Lia Barbosa, ou seja, a futura Amaro Cavalcanti, que hoje serve de linha de "subida" para os trens de subúrbio foi a última a ser assentada ali.
Em São Francisco por exemplo, pode ter ocorrido que o prédio principal que foi construído em linha singela ter sido o da direita e na construção da segunda linha, construiram a segunda plataforma, sendo ambas junto às ruas.
Se as linhas coincidirem, então a terceira linha poderia ter sido construída isolando as plataformas da linha do centro e E.F.Norte e posteriormente a linha que coincide com a última do Méier.
A outra hipótese era a qual eu tinha mencionado antes, que a 4ª linha foi mesmo a que isolou as plataformas da linha do centro e Norte e houve alteração dessas distribuições, ou seja, intercâmbio de linhas, ou ainda modificações diferentes nos diversos prédios das estações.
O Paiz.10.05.1910.JPG
Eu quis aqui enfatizar a questão relativa ao assentamento das linhas, mas vou publicar essa mesma reportagem no tópico do Méier e dar mais ênfase a essa estação.