Página 1 de 1

Documentos e dados sobre o ramal

Enviado: 06 Mar 2015, 11:04
por DadoDJ
Tópico sobre extinto ramal da Escola Nacional de Agronomia (atual UFRRJ). Esta linha partiria de Japeri e seguiria até a ENA, seguindo em diante até alcançar a linha do Ramal de Mangaratiba da EFCB.
Na verdade, aparentemente a ferrovia ... não chegou a ser concluída ! Sim, ela não existiu de fato. Na prática o trecho entre Japeri e o Rio Guandu teve os trilhos assentados (e estão lá até hoje), a ponte chegou a ter os pilares fincados, mas ... por algum motivo o trecho entre o Rio Guandu e a EFCB em Itaguaí foi paralisado, teve apenas o leito pronto, sem colocação de trilhos.
Na década de 1970, a MBR aproveitou parte do leito pronto e instalou a linha atualmente utilizada pela MRS para transporte de minério para exportação na Ilha Guaíba.
Alguns mistérios pairam sobre esta ferrovia, um diz que existe até hoje um prédio no trecho que poderia ter sido uma estação ferroviária. Neste tópico vamos postando as informações e dados que encontrarmos sobre essa linha, então.
Acervo O Globo 10-04-1942.jpg
Matéria publicada no Jornal O Globo em 10 de abril de 1942

Re: Documentos e dados sobre o ramal

Enviado: 09 Mar 2015, 15:34
por DadoDJ
Mais informações sobre o ramal:
Ministério da Viação e Obras Públicas 1945-1946 000098.gif
Nota publicada em 1945/1946 falando sobre a construção do ramal de "Belém à Escola de Agronomia"

Re: Documentos e dados sobre o ramal

Enviado: 09 Mar 2015, 15:35
por DadoDJ
Ministério da Viação e Obras Púlbicas 1951 000070.gif
Nota publicada em 1951, no Relatório do Minstério da Viação e Obras Públcias