Página 3 de 3

Re: Dados Históricos

Enviado: 07 Mai 2017, 20:51
por Melekh
Camboatá poderia ser a Parada Camboatá (P) posteriormente - Estação Costa Barros (E) - km 23.182 -- 28-3-1905, vide o Mapa com as Ruas e Estrada de mesmo nome, próximos da já Estação Costa Barros.

Imagem

Aqui fala de passagem de Nível e em Costa Barros, essa passagem é justamente com a Estrada do Camboatá, veja no mapa abaixo:

Imagem


Imagem

Re: Dados Históricos

Enviado: 10 Mai 2017, 23:46
por DadoDJ
Pode ser, Melekh !

Re: Dados Históricos

Enviado: 11 Mai 2017, 16:38
por Melekh
Dado, voce colocou:


Imagem

Lembrando que existe logradouros na região com esse nome (Camboatá). Isso pode ser uma dica. E além disso, o fato de uma das matéria citar uma PN
na região pode indicar aproximadamente a posição dessa misteriosa estação.

Obs.: pra completar o mistério, a Travessa Marina Bastos indicada na última matéria, NÃO EXISTE !
Não encontrei nenhum logradouro (praça, avenida, rua, travessa, largo ...) com este nome ...
Assassinato próximo à estação Camboatá - Diário da Noite 17-04-1940.png
Veja abaixo nos mapas uma rua chamada Rua MARIA BASTOS que está localizada entre as Estações Ricardo de Albuquerque e Deodoro; também entre Barros Filho e Costa Barros.


Imagem

Imagem

Presumo que a Travessa Marina Bastos, seja a Rua Maria Bastos ou será que são locais diferentes?

Re: Dados Históricos

Enviado: 12 Mai 2017, 13:59
por DadoDJ
Hum, boa linha de pensamento.
Não analisei os mapas com calma ainda, mas é um caminho ...

Re: Dados Históricos

Enviado: 11 Jul 2017, 22:36
por DadoDJ
Estamos pesquisando sobre a estação Herédia de Sá, o ramal e estação do Arará, e durante as pesquisas encontrei alguns documentos que julgo importantes para compreendermos parte da história dessa ferrovia. Os dados abaixo foram extraídos do Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas, em anos distintos (indicados nas imagens) e fala, além de informações sobre outras ferrovias, sobre o alargamento da EF Melhoramentos. Infelizmente há um grande hiato nesses relatórios: há uma edição de 1927, depois 1937 e aí pula pra 1945-1946, continuando em 1951 e acabando em 1952.
Bem, vamos às informações:
Relatório Viação e Obras Públicas 1945-1946 000097.gif
Relatório Viação e Obras Públicas 1945-1946 000098.gif

Re: Dados Históricos

Enviado: 11 Jul 2017, 22:43
por DadoDJ
Essa página é do relatório de 1926, e evidentemente a linha ainda era estreita, com o detalhe que até Triagem a bitola era mista:
Relatório Viação e Obras Públicas 1926 000035.gif

Re: Dados Históricos

Enviado: 12 Jul 2017, 09:55
por Adenilson
app Show, Dado. Esses documentos parecem atestar que a eletrificação da auxiliar se deu mesmo em 1945.

Re: Dados Históricos

Enviado: 14 Jul 2017, 16:57
por DadoDJ
Tabela de horários EF Melhoramentos 28-03-1898 - Almanak Gazeta de Notícias 1899.JPG
^^ Estações atendidas e horários de passagem em 1898

Re: Dados Históricos

Enviado: 14 Jul 2017, 17:05
por DadoDJ
Dados sobre a estação e bairro de Honório Gurgel:
Honório Gurgel - O Paiz 08-05-1918.jpg

Re: Dados Históricos

Enviado: 14 Jul 2017, 17:15
por DadoDJ
Notícia interessante sobre "a maior ponte do Districto Federal" construída no governo de Paulo de Frontin. Na foto (do Augusto Malta) dá pra ver uma ponte em treliça da ferrovia.
Ponte sobre o Rio Munguengue - O Imparcial 09-01-1920.jpg