Estação Herédia de Sá.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Estação Herédia de Sá.
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Herédia de Sá
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Pessoal. Andei pesquisando no fórum e não tinha localizado um tópico específico para Herédia de Sá, então resolvi criar este.
A estação Herédia de Sá, segundo informações no site Estações Ferroviárias fora construída em 1908, mas de acordo com inúmeras postagens de documentos, ela era citada desde os primórdios da inauguração da Melhoramentos do Brasil, pelo menos como uma parade de trem, tendo sido incluída nos citações que descreviam a maioria das paradas e estações da então nova ferrovia Melhoramentos do Brasil, como uma plataforma 22 x 4 (m) e uma cobertura de zinco sustentada por colunas ou alpendre.
Peço ao Dado que tente realocar a maioria de informações possíveis sobre a estação, mas já vou postando alguma coisa.
A estação Herédia de Sá, segundo informações no site Estações Ferroviárias fora construída em 1908, mas de acordo com inúmeras postagens de documentos, ela era citada desde os primórdios da inauguração da Melhoramentos do Brasil, pelo menos como uma parade de trem, tendo sido incluída nos citações que descreviam a maioria das paradas e estações da então nova ferrovia Melhoramentos do Brasil, como uma plataforma 22 x 4 (m) e uma cobertura de zinco sustentada por colunas ou alpendre.
Peço ao Dado que tente realocar a maioria de informações possíveis sobre a estação, mas já vou postando alguma coisa.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Pessoal, estou disponibilizando abaixo, o link que mostra a Parada Praia Pequena, mas que devido à abrangência, também mostra a localização de Herédia de Sá, representada pela abreviatura H.S. junto à Rua Viúva Cláudio.
O forista Meleh leventou no tópico de Eduardo Araújo, e que acabou herdando comentários sobre diversas outras estações, dentre eles Herédia de Sá, que em 1951 a estação ainda existia.
Penso que não há a menor chance disso acontecer:
Tenho o período provável da extinção da estação. Ela pode ter sido extinta entre 1925 e 1939.
Por quê da suspeita?
1925: Nesse ano, a Melhoramentos foi duplicada, o que acarretou na necessidade de reformar diversas estações, mas será que houve esse interesse com Herédia de Sá. Nas aerofotogrametrias de 1928, não consigo ver nada seja parecido com uma estação ou plataformas. Há apenasm casas no local. Já a estação de Vieira Fazenda é facilmente localizável, com um pequeno predio ou cobertura lateral.
Pode haver uma dificuldade, devido à resolução comprometida da foto aérea, de localizar a estação e por isso, peço a ajuda de vocês.
Fui traído pela memória. Na realidade, pelo mapa abaixo, a estação ficava a esquerda da então linha singela, no sentodo Vieira Fazenda e não a direita. Vou consertar a informação lá.
Nesse ano (1925), foi duplicada a linha e pelo que pude observar em relação ao prédio de Vieira Fazenda, a linha foi acrescentada a esquerda, justamente onde estava Herédia de Sá. E aí???
1939: Nesse ano, foi inaugurado o ramal de Arará e houve a retilinização da Melhoramentos, já chamada nessa época, de Linha Auxiliar. Isso faria com que a reconstrução da estação fosse feita em um local de difícil acesso e não houve interesse nisso. O que sacramentou a minha certeza, foram as aerofotogrametrias de 1951, conseguidas por mim na Prefeitura.
Antes a linha era mais sinuosa e avançava em direção à atual Dom Hélder Câmara. O acesso era mais fácil. Não havia favela ali e para acessar, a pessoa teria que vir da DHC, andar alguns metros pela Viúva Cláudio e já chegaria à plataforma. Pelo outro lado, imagino que o terreno era bem mais irregular, a ponto de talvez não ter acesso pelos calhambeques da época, mas não tenho certeza.
Quando a linha de Arará, foi inaugurada, levando consigo a linha tronco da Auxiliar, retilinizada, o local ficou em cima de um taluda e a construção de uma estação necessitaria de uma engenharia considerável. Não dava para atravessar por carro ali até que o vulgo Buraco do Lacerda foi inaugurado nos anos 60.
Para ter tal certeza, necessitaremos das grades das estações entre 1924 e 1939 para encontrar o ano de desativação da estação.
http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Obs: Resolvi adicionar o link ao invés de copiar e colar a foto para não corromper a ferramenta zoomif, criada pelo Dado. Ao ver o link, não esqueçam de acionar o zoomify.
O forista Meleh leventou no tópico de Eduardo Araújo, e que acabou herdando comentários sobre diversas outras estações, dentre eles Herédia de Sá, que em 1951 a estação ainda existia.
Penso que não há a menor chance disso acontecer:
Tenho o período provável da extinção da estação. Ela pode ter sido extinta entre 1925 e 1939.
Por quê da suspeita?
1925: Nesse ano, a Melhoramentos foi duplicada, o que acarretou na necessidade de reformar diversas estações, mas será que houve esse interesse com Herédia de Sá. Nas aerofotogrametrias de 1928, não consigo ver nada seja parecido com uma estação ou plataformas. Há apenasm casas no local. Já a estação de Vieira Fazenda é facilmente localizável, com um pequeno predio ou cobertura lateral.
Pode haver uma dificuldade, devido à resolução comprometida da foto aérea, de localizar a estação e por isso, peço a ajuda de vocês.
Fui traído pela memória. Na realidade, pelo mapa abaixo, a estação ficava a esquerda da então linha singela, no sentodo Vieira Fazenda e não a direita. Vou consertar a informação lá.
Nesse ano (1925), foi duplicada a linha e pelo que pude observar em relação ao prédio de Vieira Fazenda, a linha foi acrescentada a esquerda, justamente onde estava Herédia de Sá. E aí???
1939: Nesse ano, foi inaugurado o ramal de Arará e houve a retilinização da Melhoramentos, já chamada nessa época, de Linha Auxiliar. Isso faria com que a reconstrução da estação fosse feita em um local de difícil acesso e não houve interesse nisso. O que sacramentou a minha certeza, foram as aerofotogrametrias de 1951, conseguidas por mim na Prefeitura.
Antes a linha era mais sinuosa e avançava em direção à atual Dom Hélder Câmara. O acesso era mais fácil. Não havia favela ali e para acessar, a pessoa teria que vir da DHC, andar alguns metros pela Viúva Cláudio e já chegaria à plataforma. Pelo outro lado, imagino que o terreno era bem mais irregular, a ponto de talvez não ter acesso pelos calhambeques da época, mas não tenho certeza.
Quando a linha de Arará, foi inaugurada, levando consigo a linha tronco da Auxiliar, retilinizada, o local ficou em cima de um taluda e a construção de uma estação necessitaria de uma engenharia considerável. Não dava para atravessar por carro ali até que o vulgo Buraco do Lacerda foi inaugurado nos anos 60.
Para ter tal certeza, necessitaremos das grades das estações entre 1924 e 1939 para encontrar o ano de desativação da estação.
http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Obs: Resolvi adicionar o link ao invés de copiar e colar a foto para não corromper a ferramenta zoomif, criada pelo Dado. Ao ver o link, não esqueçam de acionar o zoomify.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Vejam as imagens abaixo.
A estação de Herédia de Sá, de acordo com o mapa de 1917 ficava onde está o boteco verde.
Na segunda imagem, podemos ver o beco, que era a continuação do leito da ferrovia antes de 1939, ano que foi retilinizada.
A estação de Herédia de Sá, de acordo com o mapa de 1917 ficava onde está o boteco verde.
Na segunda imagem, podemos ver o beco, que era a continuação do leito da ferrovia antes de 1939, ano que foi retilinizada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Excelente. Era aí mesmo o antigo leito. Totalmente inviável pesquisarmos no local se não fosse o Google (ou o intrépido Melekh )Adenilson escreveu:Vejam as imagens abaixo.
A estação de Herédia de Sá, de acordo com o mapa de 1917 ficava onde está o boteco verde.
Na segunda imagem, podemos ver o beco, que era a continuação do leito da ferrovia antes de 1939, ano que foi retilinizada.
(...)
Obs.: curioso, os arquivos em anexo eram pra estar aparecendo em tamanho reduzido, e depois que clicássemos ele ampliasse. Deve ser o tema que apliquei no fórum, em homenagem ao Luis Octávio. Vou retirar e restabelecer o layout tradicional.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Ahhhh, agora sim. Os anexos estão aparecendo de maneira correta.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Herédia de Sá.
Acrescento aqui algumas informações sobre a Parada, posterior estação Herédia de Sá.
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 3.062 -- 15-2-1895 – Inicial Mangueira
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 7.132 -- 07-01-1901 – Inicial Ilha das Moças
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 5.734 -- 00-00-1905 – Inicial Alfredo Maia
Grade das paradas e estações:
Reportagem sobre a nomenclatura da estação.
Mapas:
Desta estação, saia um ramal para o Cais do Porto onde ficava a Estação Arará, vide abaixo:
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Ramal do Cais do Porto (Bitola mista)
_
A Estação, sua localização:
Reportagem sobre vandalismo na estação:
Fotos da estação:
Cabine de controle:
Reportagem sobre a estação em atividade - 1973:
Conforme for encontrando mais dados, seguirei com as postagens.
Abraços ao companheiros.
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 3.062 -- 15-2-1895 – Inicial Mangueira
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 7.132 -- 07-01-1901 – Inicial Ilha das Moças
Parada Herédia de Sá (PE) - Km 5.734 -- 00-00-1905 – Inicial Alfredo Maia
Grade das paradas e estações:
Reportagem sobre a nomenclatura da estação.
Mapas:
Desta estação, saia um ramal para o Cais do Porto onde ficava a Estação Arará, vide abaixo:
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Ramal do Cais do Porto (Bitola mista)
_
A Estação, sua localização:
Reportagem sobre vandalismo na estação:
Fotos da estação:
Cabine de controle:
Reportagem sobre a estação em atividade - 1973:
Conforme for encontrando mais dados, seguirei com as postagens.
Abraços ao companheiros.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 8
- Registrado em: 10 Jun 2017, 15:46
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Ok. Melekh. Sempre salientando apenas que a reportagem sobre o vandalismo refere-se a cabine. A ligação do ramal de Arará por H.Sá foi uma previsão que aconteceu em parte. A estação foi extinta quando o trecho foi retilinizado. Arará e Heredia se Sa não coexistiram
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
A casa circundada em vermelho não era a estação