RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
- DadoDJ
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Isso isso isso ...
Pelo o que parece, entre Cascadura e o Laboratório Pirotécnico do Exército foi criada uma linha exclusiva. Depois é que foi criada a linha circular do ramal Dona Clara e posteriormente a linha Cascadura-Laboratório foi aproveitada como mais uma linha entre Cascadura e Madureira, já que era paralela às demais da linha do Centro neste trecho.
Pelo o que parece, entre Cascadura e o Laboratório Pirotécnico do Exército foi criada uma linha exclusiva. Depois é que foi criada a linha circular do ramal Dona Clara e posteriormente a linha Cascadura-Laboratório foi aproveitada como mais uma linha entre Cascadura e Madureira, já que era paralela às demais da linha do Centro neste trecho.
- DadoDJ
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Foto da Estação Dona Clara, cedida por Jorge A.Ferreira:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Nossa, havia um pátio lá. Pra mim havia apenas duas linhas entre a estação. Bacana saber disso.
Abraços
Luiz Eduardo
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Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Para inaugurar as postagens das aerofotografias de 1928, segue a do Ramal e Estação de Dona Clara e o Ramal do Laboratório.
Obs: Imagem já com zoom e editada por mim. O arquivo original é muito grande. Espero que gostem.
Vou postar tudo com muita calma
Obs: Imagem já com zoom e editada por mim. O arquivo original é muito grande. Espero que gostem.
Vou postar tudo com muita calma
- DadoDJ
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Pelo jeito hoje não vou dormir de novo ... valeu a pena ficar acordado até esta hora e ver esta imagem !
Fantástico, Adenilson !
Show de bola !
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
A estação de Dona Clara foi inaugurada em 1897. Ficava num curto ramal que tinha a forma de um círculo, retornando à linha principal (Linha do Centro) percorrendo cerca de um quilômetro apenas. Esse ramal, ainda existente em 1928, não existe mais. "A inauguração da estação de Madureira foi no dia 15 de junho de 1890. (...) Até esta data os trens só iam até Cascadura e voltavam para a estação do Campo de Sant'Anna, numa operação giratória vagão por vagão. Mais tarde, no final do século XIX, foi inaugurada a estação de Dona Clara, que acabou com o sistema giratório, pois a linha férrea saia da sua rota normal, para fazer uma grande curva em torno dessa estação, que ficava onde hoje é a Praça Patriarca, em Madureira. Essa estação foi construída na antiga chácara de Dona Clara Simões. Todas as terras de Madureira, do Campinho até a Estrada da Portela, pertenciam a Dona Rosa Maria dos Santos, era a Fazenda do Campinho. Dona Rosa faleceu em 1846. Ainda em vida, dividiu parte da sua propriedade a parentes e pessoas amigas. Uns que receberam lotes foram o inventariante Domingos Lopes Cunha e o amigo de Dona Rosa, Vitorino Simões. Mais tarde, Domingos Lopes casou-se com a filha do Vitorino, Dona Clara Simões. Em 1937, com a eletrificação da E. F. Central do Brasil, a estação de Da. Clara foi desativada, já que os trens elétricos não precisavam dar a volta"
(http://www.wsc.jor.br/jacarepagua/1.htm).
Estação Dona Clara
Aqui era o trecho de onde partia o Ramal, saindo da Estação Madureira, da Linha do Centro.
Faltou fazer o restante do percurso.
(http://www.wsc.jor.br/jacarepagua/1.htm).
Estação Dona Clara
Aqui era o trecho de onde partia o Ramal, saindo da Estação Madureira, da Linha do Centro.
Faltou fazer o restante do percurso.
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- Usuário Diamante
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Mais um Mapa,
Adenilson, essa foto aerea é bastante elucidativa.
Adenilson, essa foto aerea é bastante elucidativa.
- Michel Soares
- Usuário Prata
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Fiz umas fotos desse ramal no ano passado, que mando em anexo.
Abraços
Abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Usuário Prata
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Boa Notícia ... Sábado , dia 26/05/2012 passei pela rua Dona Clara e , pelo menos próximo a calçada , os trilhos ainda estão expostos ...
A operação asfalto liso dessa vez foi mal feita ... ainda bem ... kkkk
A operação asfalto liso dessa vez foi mal feita ... ainda bem ... kkkk
- Paulo ITT
- Usuário Diamante
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Da série voltando a postar:
Pessoal, vou especular um item que sempre pensei que pudesse um dia ter passado pela cabeça dos antigos projetistas ferroviários da época do Império, aí vai.
Jacarepaguá sempre foi uma incógnita em relação aos trilhos, certo?
Mesmo os bondes só chegavam até a Taquara, certo?
Ficava pensando que este ramal de D. Clara, no fundo poderia ter sido um "embrião" para uma futura linha em direção à baixada de Jacarepaguá, mas quando vi a foto aérea do Adenilson e este mapa que o Melekh postou, uma próxima à outra, cheguei a conclusão que este ramal do exército é que poderia ter sido "ligado" à Jacarepaguá.
É só continuar e vai dar direto nos trilhos dos bondes.
Por que penso isto?
Ora, convenhamos, a malha que foi implantada no Rio/Grande Rio na época beirava a perfeição em matéria de implantação, e uma área nobre com esta não ficaria de fora.
A concorrência era grande, vejamos:
A EFP II perdeu a ligação até Angra, pois a RMV chegou lá primeiro.
A União Valenciana/ E F Rio das Flores tinha um projeto para Angra que ia do centro da cidade, zona sul, Jacarepaguá, Guaratiba até chegar em Angra, só não foi adiante.
Além destas outras opções de passagem pela região existiram, que já foram inclusive apresentadas aqui mesmo no TR.
É claro que isto são apenas conjcturas minhas, é um pode ser ou um por que não?
A partir de agora ja não vou carregar estas dúvidas sozinho, afinal o jogo de interesses sempre existiu e muitas incógnitas jamais serão elucidadas.
Pessoal, vou especular um item que sempre pensei que pudesse um dia ter passado pela cabeça dos antigos projetistas ferroviários da época do Império, aí vai.
Jacarepaguá sempre foi uma incógnita em relação aos trilhos, certo?
Mesmo os bondes só chegavam até a Taquara, certo?
Ficava pensando que este ramal de D. Clara, no fundo poderia ter sido um "embrião" para uma futura linha em direção à baixada de Jacarepaguá, mas quando vi a foto aérea do Adenilson e este mapa que o Melekh postou, uma próxima à outra, cheguei a conclusão que este ramal do exército é que poderia ter sido "ligado" à Jacarepaguá.
É só continuar e vai dar direto nos trilhos dos bondes.
Por que penso isto?
Ora, convenhamos, a malha que foi implantada no Rio/Grande Rio na época beirava a perfeição em matéria de implantação, e uma área nobre com esta não ficaria de fora.
A concorrência era grande, vejamos:
A EFP II perdeu a ligação até Angra, pois a RMV chegou lá primeiro.
A União Valenciana/ E F Rio das Flores tinha um projeto para Angra que ia do centro da cidade, zona sul, Jacarepaguá, Guaratiba até chegar em Angra, só não foi adiante.
Além destas outras opções de passagem pela região existiram, que já foram inclusive apresentadas aqui mesmo no TR.
É claro que isto são apenas conjcturas minhas, é um pode ser ou um por que não?
A partir de agora ja não vou carregar estas dúvidas sozinho, afinal o jogo de interesses sempre existiu e muitas incógnitas jamais serão elucidadas.