69 - Barros Filho
- Filipe Anacleto
- Administrador
- Mensagens: 34
- Registrado em: 23 Ago 2014, 18:59
69 - Barros Filho
---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo
Na linha:
Anterior: Honório Gurgel
Atual: Barros Filho
Seguinte: Costa Barros
----------------------------------------
Acessos:
Estrada Almirante Santiago Dantas
Estrada João Paulo
---------------------------------------
Pontos importantes ao redor:
Distrito industrial da Fazenda Botafogo
Avenida Brasil
===============================
Horário de funcionamento:
04:45h às 22:00h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 19:45h (Sábado)
-----------------------------------------
06:15h às 14:15h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem
Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================
Esquema da estação:
Localização: Estrada João Paulo, s/n - Barros Filho, Rio de Janeiro.
Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 01/01/1908
Inauguração da atual construção → S/D
Distância à Central do Brasil → 23km
Distância à Belford Roxo → 9km
Altitude → 9.7m
Plataformas → Laterais (225m)
Área coberta (abrigos) → 50m
Número de passageiros por dia → S/D (Omitido pela SuperVia)
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998)
. SuperVia - Trens Urbanos (1998-Atualmente)
Sobre a estação:
A estação recebeu este nome em homenagem ao filho do fazendeiro que cedeu as terras da fazenda Boa Esperança, Antonio da Costa Barros, para a construção da linha férrea na região.*
*Informações retiradas do site da concessionária SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/estacao/barros-filho
-------------------------------------------
Pouco se sabe sobre a estação, porém durante um certo tempo existiu um ramal ligando a linha principal até uma olaria localizada onde hoje existe parte de um distrito industrial:
Houve também, provavelmente durante a reconstrução da linha na década de 70, uma retificação próxima dali (percurso antigo em amarelo):
O espaço que ficou da retificação foi utilizado como pátio por algum tempo, sendo possível ainda ver alguns restos de dormentes e trilhos encobertos pela vegetação.
Após a reformulação e nova configuração da Linha Auxiliar, os trens cargueiros passam a cruzar com o trem de passageiros entre as estações de Barros Filho e Costa Barros, como exemplificado abaixo:
Clique aqui para ver em tamanho maior
Imagens da estação:
=============================================================================
Em 2018(Autor Desconhecido)
=============================================================================
Em 2003(Autor: Carlos Latuff)
=============================================================================
Em 1972(Acervo O Globo / Pesquisa: Hugo Caramuru)
=============================================================================
Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2021:
=============================================================================
Trilhos do Rio
Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha